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15 exercícios avançados para desafiar seu aluno

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Conforme nos desenvolvemos na prática de atividades físicas geralmente buscamos novos desafios.

Um nadador pode querer nadar maiores distâncias ou em ambientes diferentes, um corredor talvez busque maratonas ou queira quebrar recordes de tempo e um lutador busca oponentes mais desafiadores.

O desafio é uma parte importante da motivação do aluno. Se ele eventualmente perceber que não existe mais para onde evoluir e que está sempre fazendo os mesmos exercícios que considera “fáceis” pode deixar suas aulas. Por isso, precisamos aplicar exercícios avançados, seja no Pilates, funcional ou outra modalidade.

A matéria de hoje é sobre exercícios avançados de Pilates, por isso, quero relembrar como devemos trabalhar alguns dos princípios do Método. Vamos lá?

Respiração em exercícios avançados

No Pilates a respiração tem um papel importantíssimo. Durante os exercícios avançados precisamos prestar atenção para que ela esteja sempre sincronizada com a movimentação proposta.

Os movimentos de avançados são realizados no ritmo da respiração, ao mesmo tempo que são feitos de forma coordenada e natural.

Enquanto a inspiração deve ser o mais natural possível, ensine ao seu aluno a realizar uma expiração bem profunda, portanto, forçada.

Centro em exercícios avançados

Trabalhando com Pilates nunca podemos esquecer do princípio do centro. Todo o movimento começa do Centro do corpo, ou Power House, mesmo nesses movimentos avançados que vou te ensinar.

Portanto, antes de conseguir chegar a níveis mais altos de prática do Método, precisamos trabalhar com fortalecimento do Power House para que o praticante consiga estabilizar o tronco e manter bom alinhamento biomecânico mesmo sob condições mais complexas.

Concentração em exercícios avançados

Não existe como realizar exercícios avançados sem concentrar-se no que está fazendo. Todos os movimentos exigem atenção para garantir que seus músculos estão respondendo corretamente ao estímulo.

Pensar em coisas fora da aula, como trabalho e família, só vai prejudicar a execução do exercício pelo aluno. Precisamos sentir as fibras musculares trabalhar, o alongamento do corpo e manter todo o sistema em harmonia. E isso só é possível com os pensamentos no aqui e agora.

Em exercícios avançados, isso é ainda mais importante, já que lidamos com forças maiores, mais resistência e alguns fatores que dificultam o exercício, como a instabilidade.

Controle em exercícios avançados

O controle em movimentos mais complexos é essencial tanto para garantir a boa execução, quanto para impedir erros que podem causar acidentes e lesões.

Esse princípio está muito relacionado à concentração e, a partir da sua aplicação, ajuda a desenvolver melhor a musculatura e a evitar movimentos errados.

Precisão em exercícios avançados

Ao contrário de outras modalidades, o Pilates não busca velocidade ou força extrema na execução de seus movimentos. Pelo contrário, tanto velocidade quanto força devem ser controlados em busca da precisão.

É através desse princípio que evitamos gasto desnecessário de energia que é causado por um excesso de contração muscular.

Através de melhor precisão é possível manter o alinhamento postural correto nas mais variadas situações. Também conseguimos melhorar a execução do exercício e tornar os movimentos mais avançados possíveis, mais importante de tudo, seguros.

Fluidez de movimentos avançados

A fluidez dos movimentos sempre deve ser respeitada e potencializada. Movimentos avançados precisam ser equilibrados e contínuos, é a melhor forma de fazer com que o corpo aproveite todas as fases do exercício e a criar um treino realmente equilibrado e funcional.

Também conseguimos aproveitar esse princípio para prevenir o desgaste de certas estruturas, apesar dos movimentos complexos realizados.

Exercícios avançados no Reformer

Exercícios Avançados no Reformer

Hoje vamos de série de exercícios avançado no Reformer. Confira as dicas! 💪

Posted by Keyner Luiz on Saturday, July 14, 2018

Exercícios avançados no Cadillac

Exercício Avançado no Cadillac

Fala, galera! Lembram do exercício avançado de ontem?? Sandro Alves preparou uma ÓTIMA dica para facilitar aquele exercício. 🙌 Bora conferir?

Posted by Keyner Luiz on Friday, March 16, 2018

Exercícios Avançado no Cadillac

Bom dia, pessoal! Preparei alguns exercícios Avançados no Cadillac. Vamos conferir?⚠ Obs: Só deixe seu aluno fazer exercícios complexos se você tem certeza absoluta que ele é capaz.

Posted by Keyner Luiz on Saturday, March 24, 2018

Série de exercícios avançado no Cadillac. 😉 #VemComigo

Posted by Keyner Luiz on Wednesday, August 9, 2017

Exercícios avançados no Barrel

Exercício Avançado no Barrel

Pediram para eu fazer um exercício avançado no Barrel como desafio e fiz um inspirado na minha amiga Thalyssa Larangeiras. E aí, bora fazer galera? Lembrar de usar a #desafiomitkeyner 💪⚠ Obs1: Não corra risco, jamais faça ou passe um exercício se você não estiver seguro.⚠ Obs2: Tem a entrada e saída do aparelho.⚠ Obs3: NÃO É PILATES, apenas usei o equipamento para um exercício.

Posted by Keyner Luiz on Thursday, August 30, 2018

Cuidados na utilização de exercícios avançados

Exercícios avançados envolvem diversos elementos que dificultam a realização, caso contrário não seriam considerados avançados.

Por isso, eles podem ser arriscados para certos alunos, com o risco de queda, lesão e trauma. Porém, não entenda que você deve evitar esses movimentos em aula.

Pelo contrário, eles devem ser incentivados! Mas precisamos preparar o aluno e trabalhar com alguns cuidados.

1. Comece pelo básico

Parece óbvio, mas nunca devemos evoluir o aluno para um exercício mais avançado se ele ainda não consegue realizar uma versão simplificada dele.

Os exercícios mais simples possuem objetivos importantes para o aluno e preparam sua consciência motora para algo mais complexo.

Outro detalhe: nunca deixe de utilizar movimentos mais simples, mesmo com alunos avançados. Eles não perdem sua eficiência e podem ajudar aquela pessoa no seu desenvolvimento.

O aluno sempre pode aproveitar melhoras na sua respiração, fortalecimento e ativação do Power House. Por isso, misture estímulos adequadamente durante sua aula para que seu aluno não deixe de crescer dentro da modalidade.

Um exercício avançado mal feito é um grande problema. Ele pode levar a lesões e traumas que impedem a pessoa a voltar ao Pilates. Então prepare muito bem o corpo e continue ensinando-o a se mover melhor.

2. Avalie sempre o movimento

Seu aluno já treina Pilates há anos? Excelente! Ele possui um corpo mais equilibrado e livre de compensações que muita gente. Mas isso não quer dizer que está perfeito, todos, inclusive nós, instrutores, ainda têm muito a aprender. Por isso, continue avaliando os movimentos de seu aluno, especialmente em exercícios avançados.

Assim que você perceber que algo está errado, pare o movimento e ensine o aluno a melhorar sua execução. É uma boa forma de ajudar a trazer melhores resultados e manter a prática segura.

3. Incentive a constância

Algumas pessoas pensam que se são muito boas em algo não precisam treinar com tanta frequência, mas estão muito erradas.

Quanto mais avançado é o aluno de Pilates, mais ele precisa treinar para se aprimorar. Isso acontece porque os movimentos mais complexos que podemos utilizar com eles exigem muita preparação e prática.

4. Não deixe o aluno desistir

Você pensou que seu aluno estava pronto para um exercício avançado e o aplicou na aula. Depois de algumas tentativas, ele não conseguiu de jeito nenhum e quer deixar para lá o movimento. Na verdade, você não deve deixá-lo desistir!

Primeiro explique que realmente é algo avançado e que demora mais tempo para entender e realizar. Depois, escolha uma versão simplificada para ele praticar. Evolua aos poucos até que ele consiga realizar a forma mais difícil do movimento.

5. Ajude a subir e descer dos equipamentos

Se você já assistiu os exercícios que indiquei nesse artigo deve ter percebido que alguns deles eram em suspensão ou invertidos. Isso os torna mais instáveis e eficientes para ativação muscular, mas também mais arriscados.

Como instrutor, é seu papel ajudar o aluno a subir e descer dos equipamentos com segurança. Também fique sempre por perto para que ele não sofra acidentes.

Conclusão

Os exercícios avançados são um complemento excelente para a aula de praticantes que já estão no Método há mais tempo. Eles ajudam a manter a motivação e a mostrar ao aluno que ele está sempre evoluindo, mesmo depois de alcançar um grau avançado de prática.

Contanto que você aplique essas técnicas com segurança e cuidado, seu aluno adorará esses exercícios.

Written by Keyner Luiz

Keyner Luiz

Fisioterapeuta formado pela UNISANTA, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício (CEFE), Especialista em Acupuntura (CEATA), Especialista em Quiropraxia (Instituto Physion).

Possui Formação em Mat Pilates, Pilates Studio, Pilates Fisioterapêutico, Pilates Original Clássico, Pilates Avançado Aplicado a Coluna Vertebral, Pilates Aplicado a reabilitação músculo-esquelética, Pilates Avançado na Atuação do Instrutor em Studio, Power Pilates e Pilates Aplicado ao Treinamento Funcional.

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