Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Nada mais limitante que ter dificuldade para se mover. A dor no quadril é uma dessas dores que impedem o aluno de realizar praticamente tudo na sua vida. Ele demora vários minutos para entrar no carro porque o mínimo movimento faz a articulação doer, evita agachar e até caminhar fica desconfortável. Quando eles procuram um profissional estão em busca da sua independência e funcionalidade de volta. E é exatamente isso que queremos dar para eles com os exercícios para dor no quadril.

É claro que os exercícios mudam de acordo com a avaliação de cada aluno. Dependendo da patologia precisaremos evitar alguns movimentos no início ou focar em certas regiões.

O que quero fazer nesse artigo é dar algumas recomendações bem generalizadas. São exercícios que podem ser incluídos em qualquer tratamento para quadril, eles incluem:

  • Fortalecimento de musculaturas do quadril;
  • Trabalho de mobilidade de quadril;
  • Alívio da tensão local;
  • Exercícios combinados com outras articulações.

Aplicando essas dicas em aula você consegue complementar seu tratamento e fornecer resultados mais rápidos ao aluno.

Lembre-se bem, quanto antes seu paciente conseguir retornar a suas atividades diárias maior será sua satisfação. Continue lendo para entender todos os exercícios!

Como usar exercícios para dor no quadril

Por ser uma dor tão limitante, alunos com dor no quadril costumam acabar bastante sedentários. Eles param com as atividades físicas e aos poucos começam a evitar certos movimentos. O resultado é um corpo limitado, desequilibrado e com musculaturas nada eficientes.

Ok, o movimento causa dor no aluno e ele está tentando escapar disso, mas nós não conseguimos. O movimento é nossa própria ferramenta de trabalho e precisamos de exercícios para conseguir reabilitar o aluno. No tratamento de dor no quadril precisaremos trabalhar com alguns objetivos, que são:

  • Ganhar amplitude de movimento;
  • Melhorar mobilidade;
  • Melhorar estabilidade;
  • Ganhar flexibilidade articular;
  • Obter melhor alinhamento postural.

Também deveremos corrigir os padrões de movimento do aluno. Muitas lesões e patologias do quadril surgem devido a erros de movimento repetidos durante a atividade esportiva ou no dia a dia. Um exemplo são corredores com erros na passada, o que sobrecarrega o quadril e torna-se um fator lesivo.

Exercícios de mobilidade

A mobilidade é uma das características mais prejudicadas em casos de dor no quadril. Devido a dor o aluno simplesmente não se move. Ele busca diminuir ao máximo sua utilização do quadril, o que pode até proporcionar um alívio a curto prazo. Porém, a longo prazo, é uma compensação perigosa que impede o retorno às atividades diárias.

É muito importante utilizar exercícios para recuperação de mobilidade de quadril de nossos alunos. Separei alguns exercícios que devem te ajudar no processo de reabilitação.

Exercícios de fortalecimento

Também precisaremos recuperar a força muscular de diversas musculaturas na região do quadril. Confira abaixo alguns exercícios que vão te ajudar a fortalecer a articulação.

Alívio da dor

Claro que antes de tudo o aluno precisa se ver livre da dor. Caso contrário ele terá dificuldade para realizar até os exercícios mais simples em nossas aulas.

Para melhorar a dor podemos utilizar técnicas como terapia manual, alongamento, liberação miofascial e de ponto gatilho. Confira no vídeo abaixo algumas maneiras de aliviar a dor no quadril.

Conclusão

Cada caso de dor no quadril é único e individualizado. Os exercícios para dor no quadril nesse artigo são uma recomendação para incluir e complementar sua aula.

Só fique atento porque eles não substituem uma boa avaliação do seu aluno e seus desequilíbrios.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.