Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Todo instrutor que deseja proporcionar boas experiências de aula aos seus alunos precisa dominar 3 habilidades didáticas do Pilates: comando verbal, hands on e capacidade demonstrativa.

Sabemos que a didática por ser um desafio para os instrutores, pois mesmo apaixonados pelo Método e querendo levar seus benefícios às pessoas, muitos não sabem como direcionar e guiar seus alunos. 

É pensando nestes casos que, neste artigo, entenderemos como e quando utilizar essas 3 habilidades didáticas do Pilates, e como elas se complementam, tornando a sua aula mais dinâmica e proporcionando uma ótima experiência para o seu público. Confira a seguir!

Conheça as 3 principais habilidades didáticas do Pilates 

1. Comando Verbal
habilidades didáticas do Pilates

Usar a sua voz para conduzir movimentos e incentivar a mudança de atitude é uma das habilidades didáticas do Pilates mais fundamentais para aplicar uma boa aula. A fala é um recurso muito eficaz para conduzir os movimentos e citar os pontos de referência aos quais seu aluno deve se atentar, sejam eles corporais ou do ambiente.

Ao realizar o The Hundred, como na foto acima, é preciso manter a flexão torácica através da força do abdômen, mas é muito comum que o aluno perca o grau ótimo dessa flexão. Isso faz com que a cabeça fique baixa, exigindo muito mais dos flexores cervicais e gerando, em alguns casos, mais fadiga e desconforto na cervical.

Para que o aluno consiga executar o exercício com qualidade, ele precisa ter pontos de referência. Então, através do comando verbal, você pode pedir para que a pessoa deslize as costelas em direção à pelve, até que fique apoiada apenas sobre a ponta da escápula (ângulo inferior das escápulas).

Ao aplicar essa habilidade didática do Pilates, substitua termos técnicos por palavras de fácil entendimento, como nesse exemplo da escápula. 

spine twist

Já na execução do Spine Twist (como na imagem acima) é comum o aluno perder o alongamento axial, portanto você pode dar um ponto de referência em relação ao ambiente, dando o seguinte comando: tente tocar o topo da cabeça no teto.

Os exemplos acima são voltados à instrução do movimento em si, porém o instrutor pode melhorar ainda mais o seu comando verbal, incentivando uma mudança de atitude de acordo com o momento da aula.

Ao realizar um exercício desafiador, por exemplo, devemos mudar a entonação da nossa voz para incentivar o aluno a tomar uma atitude mais enérgica e alerta. Imagine que você estivesse responsável por uma criança caminhando pela rua. Se ela fosse em direção à pista onde passam carros, como seria a entonação da sua voz ao avisá-la para parar?

Um exercício desafiador de Pilates não exige que a gente exalte tanto a nossa voz como ao alertar a criança perto da pista, mas também não deve ser com o mesmo tom de quando pedimos apenas para o aluno respirar.

2. Hands on

Sendo uma das habilidades didáticas do Pilates, a técnica Hands on é a capacidade de conduzir o aluno através de estímulos táteis feitos com as nossas mãos. Dessa forma, o instrutor pode facilitar a compreensão do aluno em relação aos seguintes aspectos:

  • Alinhamento do corpo;
  • Centralização da força;
  • Alongamento axial;
  • Ativação de determinada musculatura;
  • Movimento desejado.

Lembre-se do exercício The Hundred. Para corrigir a execução do aluno, podemos dar dois estímulos táteis, sendo um no abdômen, para incentivar a ativação das camadas musculares profundas, e outro toque na coluna torácica, dando clareza do alinhamento ideal deste segmento. 

Para cada exercício, existe um toque adequado para facilitar a compreensão do aluno. E assim como o comando verbal, o toque também oferece a ele pontos de referência aos quais ele se atenta na execução do exercício.

3. Capacidade demonstrativa 

Demonstrar nem sempre quer dizer executar o exercício. O instrutor pode apenas gesticular com os braços, como um maestro regendo uma orquestra.

Ele pode apontar para uma determinada direção, demonstrando para onde o aluno deve se movimentar, ou apenas simular parte de um exercício, sem precisar fazer com que o aluno pare de se movimentar.

São formas válidas de agilizar a compreensão do aluno sem interrupções e sem fazê-lo perder a fluidez da aula. Em certos momentos, pode ser que o instrutor precise fazer essa interrupção para executar o exercício na sua forma completa, enquanto o aluno apenas observa.

Mesmo que essa estratégia também seja válida, procure sempre por estratégias em que ambos possam se movimentar ao mesmo tempo, e a capacidade demonstrativa se destaca como uma das mais importantes habilidades didáticas do Pilates.

Habilidades didáticas do Pilates: dicas para aplicar corretamente

Com o tempo e com a experiência, o instrutor deve dominar essas 3 habilidades didáticas do Pilates e integrá-las intensamente nas aulas. Entretanto, é preciso dosar a quantidade de informações que você dá ao aluno, pois o excesso de comandos também pode confundí-lo.

Ora vai ser conveniente aplicar mais uma técnica do que outra, ora não será possível aplicar certa didática. Tudo isso vai depender do formato de aula que você está conduzindo.

Ao conduzir uma aula individual e presencial é possível explorar todas essas técnicas e é onde teremos mais oportunidades para aplicar o Hands on, que pode estar acompanhado do comando verbal para facilitar ainda mais a comunicação com o aluno.

Por outro lado, não é possível aplicar os estímulos táteis no formato de aula online, mas isso não te impede de dar uma excelente aula a distância utilizando o comando verbal e capacidade demonstrativa para indicar os pontos de referência corporais e do ambiente.

Conclusão

O comando verbal, o Hands on e a capacidade demonstrativa são as três habilidades didáticas do Pilates que todo instrutor precisa dominar para aplicar boas aulas e proporcionar uma experiência excepcional para os alunos.

Com a prática, a aplicação dessas técnicas se tornará espontânea. Mas, para isso, é preciso treinar, implementar e repetir com intenção em todas as aulas. Devemos ter paciência e persistência para alcançar o pleno domínio didático, pois dessa forma iremos melhorar a comunicação com nossos alunos e consequentemente elevar a qualidade das nossas aulas.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.