Com a popularidade crescente do Pilates online, captar alunos se tornou uma prioridade para os profissionais que oferecem esse serviço. A modalidade de Pilates virtual tem como diferença a flexibilidade e possibilidade de atingir um público mais amplo em comparação ao atendimento presencial.
Com a chegada da pandemia, tudo se intensificou. Nossa rotina teve que ser modificada e com o Pilates não foi diferente. Na época, eu costumava dizer aos pacientes que sim, a Covid era algo presente e real, mas que suas dores não pararam por conta disso.
Os tratamentos tinham que ser continuados e precisavam ser feitos de forma segura, considerando os grupos de risco. Nós, profissionais da saúde, precisávamos identificar de forma individualizada quais pacientes ainda necessitavam de certo isolamento, mesmo quando as restrições passaram a ser mais brandas.
Com isso, houve uma maior adaptação – acho que essa foi a palavra mais mencionada nos Studios de Pilates naquele período. Não que o Método online não existisse antes, mas a oferta foi intensificada e aqueles que não observaram dessa forma tiveram que ajustar suas agendas e planejar as aulas.
Gostaria de compartilhar com vocês como isso ocorreu comigo, através de dicas que gostaria que me contassem, que facilitaram a experiência e que ainda mantenho até hoje para captar alunos.
Vamos lá? Boa leitura!
5 dicas para captar alunos de Pilates online
1. Simplifique o acesso
Nem todos os pacientes sabem utilizar todas as plataformas e é importante que você entenda isso.
Eu costumo usar o WhatsApp pois é de grande adesão, já que é amplamente utilizado no dia a dia e possui boa qualidade.
2. Planeje as aulas com antecedência
Você já deve fazer isso com as aulas presenciais, mas o atendimento online exige um pouco mais de planejamento. Costumo dizer que no atendimento presencial é o aluno que se adapta ao espaço, enquanto no atendimento virtual é o contrário.
Você precisa saber qual espaço o paciente tem disponível e como pode adaptar os exercícios às suas necessidades.
Podemos dizer que essa é uma das principais dicas, pois com toda a certeza do mundo, o aluno não deseja um instrutor sem preparo e que não apresenta bem as aulas. Então, uma boa maneira de captar alunos e posteriormente fidelizá-los é sendo bem planejado.
3. Uso de materiais
É necessário conhecer o paciente para saber se ele tem condições de adquirir algum material, pois sabemos que os preços nem sempre são acessíveis. Vejo muitos instrutores substituindo halteres por garrafas de água/areia, por exemplo.
Aqui sua criatividade pode ser explorada e esse pode (e deve) ser o seu diferencial!
4. Organize um tempo para si
É importante reservar um tempo para você, para que a qualidade do seu atendimento seja sempre elevada. Faça intervalos a cada dois atendimentos em média.
Levante e alongue – nós estamos acostumados a passar a maior parte do dia em pé, então também é necessário adaptar nosso corpo a essa forma de atendimento.
Mantenha-se hidratado, faça seu lanche e dê um tempo para sua visão. A tela do computador ou celular é uma mudança na rotina que pode cansar a mente e a visão rapidamente.
5. Atente-se às mudanças na rotina do aluno
Se a sua rotina muda, a do aluno também pode ter sido alterada. Por que ele procura o atendimento online? Existem diversas possibilidades e você precisa saber o motivo para que sua aula seja o mais individualizada possível.
Além disso, pense quando for captar alunos de como é a rotina dele para poder indicar os melhores exercícios. Lembre-se de que o aluno online também precisa ser avaliado.
Como avaliar pacientes no atendimento virtual?
Infelizmente, é um pouco mais limitado em comparação ao atendimento presencial. Mas a chave sempre é uma boa anamnese.
Extraia o máximo de informações possíveis sobre as queixas do aluno e vá conhecendo-o também por meio das aulas, observando como ele executa os movimentos.
Alguns testes podem ser feitos sem o toque do profissional, então utilize-os! Mas, de qualquer forma, tente fazer uma avaliação presencial, quando o aluno morar na mesma cidade.
Explique a necessidade disso e desenvolva a partir de seu raciocínio clínico.
A importância de adequar a agenda
No momento em que o instrutor começa a captar alunos para as aulas online, é necessário que ele entenda que cada aluno tem um horário disponível.
A maioria dos Studios de Pilates atende de dois a mais alunos por horário. No atendimento online, é necessário individualizar o paciente.
Existem sites/aplicativos em que você pode atender em grupos, mas eu não gosto dessa possibilidade e explico o porquê.
Como já mencionado anteriormente, o atendimento precisa ser adaptado ao espaço e às queixas do paciente, e cada pessoa lida com a tecnologia de uma forma diferente.
Aqueles que têm mais facilidade não seriam um problema, mas com os mais restritos, o profissional precisa dar mais atenção e perde-se o foco da aula.
Portanto, se você optar por trabalhar de forma individualizada (que considere mais assertiva), será necessário reorganizar sua agenda pois os pacientes permaneceram mais espaçados. Tudo é uma questão de conversa e organização!
Como precificar as aulas online?
Ainda falando sobre a individualização mencionada anteriormente, o valor da mensalidade – dependendo de como você cobra em sua clínica – deve ser ajustado.
Se você atende até quatro pacientes e cobrava um valor X, o atendimento online deve ter um valor mais elevado, obviamente.
Explique isso ao seu paciente, adicionando uma adaptação da sua aula ao espaço dele e defina seu preço.
Novas possibilidades de captar alunos
Muitos pacientes deixam de frequentar a clínica devido à localização/deslocamento ou por morarem em outros locais. No atendimento online, isso não é um problema, e você pode pensar em novas formas de captar alunos, como as redes sociais.
Conclusão
Tudo que é novo gera hesitação e dúvida, mas não deve ser algo que te bloqueia. Comece aos poucos, adapte sua forma de atendimento conforme se sentir seguro, e lembre-se de que imprevistos sempre podem ocorrer – a tecnologia também falha.
Previna-se no que for possível e mantenha contato com o cliente mesmo fora do momento da aula.