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6 Exercícios para Escoliose no Reformer

exercícios para escoliose

A escoliose está tão presente no dia a dia do profissional do movimento que muita gente me pede exercícios. 

Realmente, esse é um desvio da coluna muito difícil de trabalhar boa parte do tempo. Estamos com um aluno cheio de compensações, de vez em quando com dor e com uma coluna sem seus movimentos funcionais.

Ao trabalharmos com esse problema surgem algumas dúvidas sobre os exercícios que podemos utilizar. 

Só preciso avisar algo: os exercícios para seus alunos só podem ser decididos por você. 

Aqui nesse artigo vou mostrar 6 exercícios para trabalhar com cadeias diagonais em alunos com escoliose, mas o instrutor é quem realmente deve decidir se são úteis.

Como mencionei, a escoliose é complexa e gera uma enorme variedade de compensações. Antes de aplicar qualquer exercício é preciso decidir como trabalhar com essa aluno para obter os melhores resultados possíveis.

Para aprender mais sobre exercícios para escoliose continue lendo!

6 exercícios para escoliose

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Posted by Keyner Luiz on Thursday, November 17, 2016

Os exercícios acima são realizados no Reformer, um ótimo equipamento do Pilates que nos ajuda a realizar movimentos funcionais com a adição de resistência. 

Lembre-se que quando seu aluno realizar os exercícios precisamos prezar pela qualidade do movimento, de nada adianta se o aluno fizer o exercício correndo sem corrigir seus movimentos.

Uma dica minha para que esses exercícios sejam o mais eficiente possível: trabalhe com os dois lados do corpo do aluno. 

Por serem movimentos unilaterais, eles deverão ser repetidos depois com o outro lado. Muita gente imagina que devemos trabalhar só um lado do corpo na escoliose já que existe um desvio da coluna. 

Só esquecemos de algo ao pensar dessa maneira: o corpo não é só uma coluna.

Realizando exercícios para os dois lados do corpo conseguimos fortalecer todas as musculaturas do aluno. 

Assim, ele conseguirá melhorar seus movimentos funcionais e voltar mais rapidamente às atividades da vida diária. 

Devemos sempre realizar os movimentos pensando nos benefícios que eles terão no aluno como um todo, nunca de forma isolada.

Conclusão

Para trabalhar com a escoliose devemos utilizar exercícios que trabalhem com o corpo de maneira global. Para isso, podemos utilizar os 6 exercícios mostrados nesse artigo.

Quer aprender mais exercícios para trabalhar com a escoliose de maneira eficiente? Confira meu artigo com 17 exercícios para escoliose.

Written by Keyner Luiz

Keyner Luiz

Fisioterapeuta formado pela UNISANTA, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício (CEFE), Especialista em Acupuntura (CEATA), Especialista em Quiropraxia (Instituto Physion).

Possui Formação em Mat Pilates, Pilates Studio, Pilates Fisioterapêutico, Pilates Original Clássico, Pilates Avançado Aplicado a Coluna Vertebral, Pilates Aplicado a reabilitação músculo-esquelética, Pilates Avançado na Atuação do Instrutor em Studio, Power Pilates e Pilates Aplicado ao Treinamento Funcional.

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