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Você sabe o que são os períodos sazonais no Pilates? Mensurar essas datas dentro do seu espaço é uma estratégia importante para entender o fluxo de alunos e não ficar com seu studio vazio em determinadas ocasiões comemorativas.

Por isso, gestores e donos de Studios de Pilates precisam observar essas datas com mais cautela, para não prejudicar a projeção no faturamento ou lucro, já que nesses momentos existe uma grande tendência de queda nas vendas e no número de alunos que possuem contrato com você.

Sou Luana Bernardo, treinadora do Grupo VOLL e especialista em gestão, e nesta matéria vou explicar o que são os períodos sazonais no Pilates e como lidar com esse assunto. Continue a leitura!

Quais são os Períodos Sazonais no Pilates?

Devido às férias escolares, mais especificamente nos meses de dezembro, janeiro, junho e julho, é fundamental observar e traçar planos para que os alunos não interrompam o contrato. Isso porque é muito comum as famílias se organizarem para viajar e, consequentemente, pedir o bloqueio das matrículas ou fazer a renovação somente após as férias.

Outro momento caracterizado como período sazonal no Pilates é durante as festas de fim de ano, que acontecem em novembro, dezembro e janeiro. Também é habitual que os alunos deem uma “fugida” das aulas e peçam o congelamento dos contratos. Por isso é fundamental criar estratégias para manter esse cliente com você. 

Fato é que, como alguns studios lidam mais com o Pilates voltado à reabilitação, é bem provável que esse aluno seja mais assíduo, já que ele quer tratar a patologia e sanar a dor o mais rápido possível. 

Mas se esse público está focado na prevenção ou condicionamento físico, geralmente esses períodos sazonais interferem na renovação do contrato, e o cliente caracterize esse serviço como não emergencial e que pode ser adiado por mais um tempo.

Dependendo da região do país em que seu Studio está localizado, as mudanças climáticas são fatores importantes na interferência dos períodos sazonais no Pilates. Isso porque durante o frio, por exemplo, é comum que os alunos deixem de treinar em horários específicos e, consequentemente, deixá-lo vago.

9 Dicas para lidar com os Períodos Sazonais no Pilates

Sabemos que os períodos sazonais no Pilates são datas que, para alegria de uns e tristeza de outros, vão acontecer. Mas ao invés de se desesperar e encarar essa situação como prejuízo, é possível criar estratégias para usar essas ocasiões a seu favor.

Por isso, separei 9 dicas para você lidar com os períodos sazonais no Pilates e transformar essas datas em boas oportunidades para o seu negócio.

1. Antecipe as renovações de contratos
Avaliar seu faturamento com antecedência é essencial para mensurar qual será o período de baixa de seu Studio. Dessa forma, é possível criar estratégias de descontos por novos contratos ou renovações antecipadas.

2. Promova desafios e campanhas
Deixe seu Studio o mais personalizado e intuitivo possível. Por isso, invista na decoração que remeta a um ambiente alegre, acolhedor e cheio de positividade, além de promover desafios que combinem com a temática do Método, como pedir para que os alunos se fantasiem durante o período do carnaval, ou que todos estejam vestidos de rosa no mês de conscientização sobre o câncer de mama.

3. Incentive a compra de planos de longa duração
Quanto maior a fidelização, melhores são as condições de pagamento! Deixe claro e ofereça planos estendidos. Dessa forma, além do aluno manter um elo cada vez mais forte com você e a prática do Pilates, ele também garante um descontinho nas mensalidades.

4. Conscientize a importância de manter a constância para melhores resultados
Disciplina é a palavra-chave. Faça com que seu aluno se sinta motivado e explique de forma clara e objetiva os benefícios que a prática do Pilates a longo prazo vão oferecer à qualidade de vida e ao bem-estar.

5. Ofereça diferentes modalidades
Fuja da monotonia! Além de criar aulas dinâmicas, ofereça atividades que podem ser implementadas para variar os treinos dos seus alunos como Pilates suspenso, método abdominal hipopressivo, terapia manual e treinamento funcional.

6. Faça ações promocionais
Crie ações que façam com que seus clientes atraiam novos clientes! Desconto por indicação, redução no valor em determinada data ou isenção na taxa de matrícula no mês de aniversário do seu Studio.

7. Desenvolva estratégias de fidelização de clientes
Investigue e fique de olho na concorrência, mas mantenha a essência do seu negócio. Dê “mimos” em datas comemorativas, faça cafés da manhã no mês dos aniversariantes e deixe os contratos transparentes, claros e de fácil acesso. Isso desenvolve confiança entre você e o seu cliente. 

8. Faça projeções anuais do negócio
Planejamento! Mantenha uma rotina para atualizar a vida financeira do seu Studio e deixe todas as entradas, saídas, gastos fixos e variáveis em uma planilha bem estruturada. Afinal, ter um fluxo de caixa, mesmo que simples, já é um grande avanço para o seu negócio.

9. Analise o perfil e entenda o dia a dia desses cliente
Se você possui alunos idosos e que são pais de crianças, por exemplo, observe o tipo de perfil e entenda o dia a dia desses clientes para evitar atraso nas renovações e congelamento das vendas.

Conclusão

Assim como todo estabelecimento possui baixa e alta temporada de visitas e clientes, os períodos sazonais no Pilates também possuem características específicas que todo gestor precisa se atentar para não perder clientes, garantindo aulas completas e projeção correta no faturamento.

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