Você sabe como divulgar seu Studio de Pilates? Antes de responder de forma apressada, pense no que você conhece sobre publicidade e marketing.
Nada? Então, veio ao artigo certo. Veja a partir de agora um guia definitivo para o seu negócio decolar rumo ao sucesso.
Se você gerencia um Studio e está decidido a aprender como divulgar seu Studio de Pilates, deve planejar investir em marketing.
Fazer propaganda para Pilates não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exige planejamento, dedicação, o uso dos materiais certos e auxílio de profissionais especializados.
Não é impossível, é claro. Ainda não tenha qualificação na área, você pode desenvolver ações de marketing voltadas para a promoção do seu Studio. No entanto, com apoio profissional, as chances de erro são minimizadas.
Por isso, neste artigo, faremos uma abordagem o mais detalhada possível sobre como divulgar seu Studio de Pilates, a começar pela análise do próprio sucesso dessa atividade que hoje é uma febre mundial.
De acordo com a Associação Brasileira de Academias, só o mercado ligado ao fitness movimenta hoje mais de R$ 2 bilhões.
Além disso, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) tem no segmento uma das maiores demandas por consultorias e apoio especializado em desenvolver negócios.
Depois de analisar o setor, seguiremos adiante, abordando a importância da publicidade em como divulgar seu Studio de Pilates e fazê-lo prosperar com segurança. Afinal, o crescimento precisa ser consistente, e não fruto do acaso.
Em seguida, vamos detalhar como o marketing voltado para Studio de Pilates ajuda a conquistar mais alunos e também como criar uma propaganda de impacto e bem-sucedida para o seu Studio.
Fazer propaganda implica investir em material de divulgação, por isso, explicaremos como devem ser feitos folders e panfletos para divulgar seu negócio.
Brindes, redes sociais e a própria aparência do seu Studio também serão abordados, para enriquecer ainda mais seus conhecimentos sobre o tema.
Por fim, em uma análise sucinta, comentaremos sobre como a parceria com profissionais de saúde pode ser uma poderosa forma de como divulgar seu Studio de Pilates.
Preparado para fazer seu Studio fazer e acontecer?
Como funciona um Studio de Pilates?
Se você está ingressando agora no ramo, saiba que fez uma ótima escolha ao optar por montar um Studio de Pilates.
Mas se já tem experiência, pode ser que recapitular o processo de funcionamento de um Studio de Pilates ajude a reorganizar o que já tem, algo que pode ser útil até para formar novas ideias.
De qualquer forma, um Studio de Pilates precisa de uma estrutura relativamente simples.
A montagem requer espaço entre 40 e 120 metros quadrados. Isso para a utilização dos cinco equipamentos básicos para a prática de Pilates: Reformer, Cadillac, Wall Unit, Ladder Barrel e Combo Chair.
Com esses equipamentos, você estará pronto para começar suas aulas. O ideal é contar com um espaço com recepção, banheiros, vestiários e área para estacionamento.
Organize horários de aulas e turmas, podendo ser divididas por faixa etária, níveis (básico ao avançado) ou por tipo de exercício.
Gestantes precisam fazer atividades especiais, por isso, é importante destacar profissionais especializados nesse tipo de treino.
Outras informações sobre como montar um Studio de Pilates e demais questões relacionadas podem ser consultadas no site do Sebrae, que é um grande parceiro dos empreendedores.
Porque a prática do Pilates faz tanto sucesso?
Somente nos Estados Unidos, estima-se que mais de 28 milhões de pessoas pratiquem Pilates, de acordo com o portal Statistia, especializado em números do setor.
Não há informações a respeito do número de praticantes de Pilates no Brasil, mas considerando que somos o segundo maior mercado do mundo para o segmento fitness, você pode ter certeza: há muita gente interessada na prática por aqui.
E estamos falando de um setor em franca expansão, com enorme potencial de crescimento e que gera impactos positivos até para a saúde pública.
A prática regular do Pilates promove melhorias não apenas do sistema locomotor, como também o cardiovascular, cuja doenças representam uma das principais causas de internações e atendimentos nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil.
De acordo com o DataSUS, o infarto agudo do miocárdio é a principal causa de mortes no país, com 100 mil fatalidades anuais registradas.
Também são incontáveis os relatos de pessoas que, graças à prática regular de Pilates, conseguiram expressiva melhora do condicionamento físico.
A trajetória de sucesso do método começou em 1923, quando o alemão Joseph Pilates inaugurou em Nova York o primeiro Studio de Pilates. Joseph já estava desenvolvendo seu método desde a Primeira Guerra Mundial, período em que esteve preso na Inglaterra justamente por ser alemão.
Os primeiros a se beneficiar do Método Pilates foram os bailarinos, que adotaram os exercícios graças à recuperação mais rápida que proporcionavam, num período em que ninguém falava em exercícios realizados de forma terapêutica.
Na década de 1970, o professor de Pilates Ron Fletcher apresentou o método aos astros de Hollywood, o que pode ser considerado um divisor de águas para uma atividade que já era popular.
A Importância da Publicidade no Sucesso do Studio de Pilates
Investir em publicidade é fundamental para qualquer negócio bem-sucedido, e com os Studios de Pilates não é diferente.
De nada valerá todo seu esforço em comprar equipamentos de ponta, construção do Studio e infraestrutura, se você não souber como divulgar seu Studio de Pilates.
Para ser lembrado, seu Studio precisa chegar até elas em um primeiro momento, e não o contrário.
Isso não significa que você deverá investir pesado, pelo menos não em um primeiro momento. Até porque propaganda eficiente não é aquela que mais gastos gera, mas a que apresenta resultados, ou seja, faz as pessoas se deslocarem até seu Studio.
Para começar, seja você mesmo o maior divulgador do Studio. Vista a camisa, literalmente. Faça camisetas com a sua marca, e procure circular nos locais com ela. É importante que junto da sua logomarca, tenha estampado também o telefone do Studio. Facilite ao máximo a vida de seus futuros alunos!.
Anuncie em jornais locais ou veículos especializados em publicidade. Eles contam com rede própria de distribuição, e certamente você alcançará um público maior recorrendo aos seus serviços.
Também procure construir uma fachada atraente para seu Studio. As pessoas buscam bem-estar e qualidade de vida, e isso começa com o cuidado com a aparência. Seja criativo e, se precisar, chame profissionais de design e arquitetura para colaborar.
Como o Marketing de Pilates pode ajudar a Conquistar mais Alunos
O marketing para Pilates é uma poderosa ferramenta para atrair alunos para seu Studio. No entanto, é necessário o planejamento adequado e criterioso para que sua propaganda não se torne apenas uma fonte de despesas. Toda ação de marketing visa o retorno correspondente, não se esqueça.
Um plano de marketing para Studio de Pilates contempla aspectos como identidade visual, localização, infraestrutura, referências de profissionais e alunos, e investimentos em captação e retenção de clientes.
Com ações bem estruturadas, as chances de sucesso aumentam, e com o sucesso, a continuidade do negócio vai se perpetuando.
Uma forma de abordagem imprescindível é o marketing digital. Construa um site visualmente bonito, de fácil navegação e responsivo, invista em Adwords, os anúncios no Google e principalmente, em marketing de conteúdo.
Anúncios são importantes, mas sozinhos nem sempre se sustentam. Somente através do conteúdo rico e distribuído regularmente seu site aparecerá com destaque nas buscas por Studios de Pilates da sua região.
Tenha em mente que a concorrência no setor é alta, portanto, toda forma de aumentar a presença do seu negócio é muito bem-vinda e oportuna.
Em um primeiro momento, pode ser interessante agendar aulas em locais públicos e abertos. Assim, as pessoas terão uma oportunidade de ter contato com o método Pilates e já ter onde praticar, caso se sintam atraídas pelas atividades oferecidas.
Como Divulgar seu Studio de Pilates através de uma Propaganda de Sucesso
“O que realmente faz o consumidor decidir comprar ou não comprar é o conteúdo de seu anúncio, não sua forma”, disse David Ogilvy, fundador de uma das redes de agências de publicidade mais poderosas do mundo e considerado como o pai da propaganda.
Com base em seus ensinamentos, todo propaganda deve ser orientada para oferecer soluções, para que as pessoas se sintam atraídas para o seu Studio e não para o concorrente.
Você compra um produto cujo anúncio não é claro e objetivo em sua mensagem? O mesmo se aplica à propaganda para Studio de Pilates.
Não importa se pequeno, médio ou já consagrado, para criar uma propaganda de sucesso, é preciso transmitir bem seu recado. Entregando valor para seus alunos, a retribuição será à altura. Esse deve ser o foco de suas ações publicitárias.
Não fale de si, mas de como você poderá solucionar os problemas das pessoas. Não há nada mais desagradável do que sentir que não está sendo ouvido, portanto, muita atenção a tudo que seu potencial aluno falar.
Para isso, fazer pesquisas de mercado é muito útil. Afinal, como saber do que as pessoas precisam se elas não forem primeiro perguntadas?
Independentemente da mídia, sua propaganda precisa ser atraente aos olhos e aos ouvidos, às vezes até para o olfato e paladar. Ter uma identidade visual com aspecto profissional é o primeiro passo na direção de uma propaganda bem feita.
Desenvolvendo o Melhor Panfleto
A panfletagem ainda é uma arma eficiente na disputa por alunos para seu Studio de Pilates. Todo panfleto tem potencial para atingir incontáveis pessoas, desde que o material seja suficientemente atraente e interessante.
Elabore um material de ótima aparência, respeitando a identidade visual de sua marca, com informações consistentes e que vendam bem seu Studio.
Tente expor os benefícios do Pilates, de forma que as pessoas se sintam interessadas em ligar ou marcar uma visita.
Pode ser que seu panfleto acompanhe um brinde, de forma que as pessoas se sintam mais motivadas a recebê-lo.
Muito importante, também, é escolher o local certo para distribuí-los. Entradas de hospitais, clínicas e shopping centers são alguns dos pontos nos quais você poderá levar sua mensagem às pessoas.
Criando o Melhor Folder
Um folder é um tipo de material gráfico no qual podem ser impressas informações mais detalhadas sobre seu Studio de Pilates.
Nesse caso, você poderá aproveitar para aprofundar um pouco mais os dados sobre seu espaço, incluindo imagens das atividades, dos equipamentos, professores e alunos se exercitando.
Como os panfletos, eles precisam ter acabamento impecável, com papel de qualidade e respeitando sua identidade visual.
Você poderá estabelecer parcerias com outros empreendimentos frequentados por potenciais alunos. Cursos de inglês, autoescolas e restaurantes self service são locais estratégicos.
Você poderá deixar seu material exposto, desde que seja colocado em um ponto com boa visibilidade.
Assim, o seu folder trabalhará a seu favor, sendo sua voz quando você não puder falar.
As Principais Ideias de Brindes para Studio de Pilates
Existem diversos brindes que podem ser agregados à estratégia de divulgação para seu Studio de Pilates.
Por exemplo, distribuir bolinhas de massagem pode funcionar muito bem, desde que acompanhada de um convite sedutor para as pessoas.
Pense em algo do tipo: “Em nosso Studio, o relaxamento dessa bolinha pode ser multiplicado por mil”.
O estresse é uma doença típica das grandes cidades, por isso, oferecer um espaço em que se possa relaxar e aliviar as tensões tem um impacto muito positivo.
Squeezes também podem ser distribuídos, já que, além de serem úteis, invariavelmente eles se tornam amigos inseparáveis de seus donos, principalmente os adeptos de uma vida saudável e que não ficam sem sua reserva d’água.
Você terá nesse tipo de brinde uma exposição que deverá durar por muito tempo.
Camisas e camisetas, não custa reforçar, são sempre brindes muito cobiçados. Confeccione-as com material confortável, de preferência em tecidos leves e adequados à prática esportiva.
Sua próxima propaganda pode estar onde você menos imagina, circulando por aí.
Como Administrar as Redes Sociais do Seu Studio
As redes sociais promovem integração entre as pessoas e são um excelente forma de como divulgar seu Studio de Pilates. A pesquisa Digital In, feita pela agência We Are Social, revelou que 45% dos brasileiros, em 2016, estiveram presentes e ativos nas redes sociais.
É um contingente bastante expressivo, e que não pode ser ignorado. Foi-se o tempo em que se pensava em redes sociais apenas como uma mera forma de passar o tempo ocioso. Hoje, elas são canais indispensáveis para gerar negócios.
Mas para dar resultado, a gestão de redes sociais para Studio de Pilates precisa ser feita por profissionais. Engana-se quem imagina ser possível administrar um Studio e, ao mesmo tempo, tocar o barco das redes sociais da empresa com a mesma eficiência.
A não ser que o objetivo não seja atrair novos alunos nem fortalecer a imagem do Studio de Pilates, gerenciar de forma amadora não vai ajudar. Ao contrário, pode se tornar até uma propaganda negativa.
Consulte um profissional de redes sociais ou de marketing digital, e garanta o sucesso encontrando a melhor forma de como divulgar seu Studio de Pilates nas redes sociais.
Como a fachada de Studio de Pilates auxilia na Propaganda do seu Negócio
Uma boa apresentação do seu Studio de Pilates é outro componente que deve receber muita atenção. A fachada, por exemplo, é o primeiro contato visual que as pessoas terão com seus Studio.
Por isso, exibir uma marca em cores vivas, com material de ótima qualidade e aspecto moderno será um fator de atração.
Invista numa fachada que não seja apenas decorativa, mas que informe as pessoas que ali está um Studio de Pilates. Nada pior do que entrar na paisagem urbana com um letreiro feio, e que causa mais confusão ainda.
Cuide da sua porta de entrada, pois ela será seu cartão de visitas permanente.
Parcerias com Profissionais da Saúde: Como isso pode ajudar na Propaganda do seu Studio
Esta é uma estratégia crucial para manter constante o número de matrículas em seu Studio e uma forma eficiente de como divulgar seu Studio de Pilates.
Formando parcerias com médicos ortopedistas, fisioterapeutas ou enfermeiros, você terá à disposição indicadores valiosos de novos alunos.
Frequente suas clínicas, hospitais e consultórios, relacione-se, se possível leve brindes a eles e ofereça descontos para alunos indicados.
Se houver possibilidade, tente afixar cartazes nos locais em que atendem, poupando trabalho na hora de como divulgar seu Studio de Pilates.
É claro que os profissionais de saúde parceiros deverão contar com benefícios exclusivos, afinal, eles serão sua “mina de ouro”.
Concluindo…
Nesse artigo, procuramos expor as diversas formas de como divulgar seu Studio de Pilates colocando em prática o marketing adequado para seu Studio.
Vimos como e porquê a propaganda é importante, assim como as ações visando a captação e retenção de alunos.
As ferramentas que o marketing disponibiliza foram abordadas e envolvem desde ações físicas, como distribuição de brindes e parcerias com profissionais de saúde, a formas virtuais de promoção, principalmente pelas redes sociais.
Assim, esperamos que você tenha agora informações úteis e que vão ajudar a consolidar o sucesso de seu Studio de Pilates.
Mas lembrando, além de profissional especializado, para alcançar o sucesso almejado é necessário é preciso dedicação! Você precisa dedicar seu tempo para essas ações que citamos. Está preocupado com isso? Vou te dar uma dica então valiosa!
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Boa sorte na sua jornada empreendedora!