O momento agora é propício para fazer um levantamento geral do seu Studio de Pilates para, então, traçar um planejamento de negócios.
Afinal, somente estipulando novas ações é possível aperfeiçoar a empresa, tornando o empreendimento referência na área.
Para ajudá-lo, separamos abaixo algumas dicas que irão facilitar esse processo.
Acompanhe os 10 passos e garanta a elaboração de um planejamento efetivo e simples, que vai gerar ótimos resultados para o seu Studio de Pilates. Veja só:
1) Realize uma Avaliação Empresarial
Antes de elaborar um planejamento de negócios, é fundamental realizar um balanço geral da empresa.
Analise tanto aspectos relacionados às finanças, como também à retenção e à fidelização de clientes.
Faça uma avaliação honesta e saiba de antemão como o negócio se saiu nesse ano que termina.
Verifique, por exemplo, se as metas foram cumpridas, como foi a performance dos colaboradores, se as estratégias definidas surtiram efeito e vários outros pontos que interferem no resultado geral da organização.
A partir desse levantamento, será possível saber se o studio está no caminho certo e quais devem ser as próximas ações.
2) Estude o Mercado e a Concorrência
Outro aspecto essencial é verificar como o mercado fechou o ano.
Nesse caso, analise os concorrentes e descubra quais deles conseguiram expandir o negócio e quais estão por um fio, quase indo à falência.
Depois, tente estabelecer quais são os fatores responsáveis pelo sucesso e fracasso de cada studio.
Não esqueça ainda de pesquisar sobre a situação geral do segmento — se durante o ano de 2017 houve um aumento da demanda, por exemplo.
Com tais informações, você conseguirá entender melhor o segmento de Pilates e a expectativa para o próximo ano.
Isso facilitará a elaboração de um planejamento de negócios compatível com sua realidade.
3) Identifique os pontos Fortes e Fracos do Negócio
A identificação das suas limitações e também dos pontos diferenciados da sua empresa ajudará a traçar estratégias próprias que vão fortalecer sua marca.
Essas informações podem ser obtidas por meio da Análise SWOT — sigla que corresponde a Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Por meio dessa análise, é possível saber o quão competitiva sua empresa está e, claro, quais devem ser os pontos que precisam de mais atenção e investimento.
4) Defina as Metas de Planejamento de Negócios
A curto, médio e longo prazo: determinar as metas do seu studio é um dos itens principais durante o planejamento de negócios.
A dica fundamental aqui é estipular não só aspectos relacionados à rentabilidade do negócio.
Mas, adquirir novos equipamentos, conquistar novos clientes, mudar o espaço e fazer novas parcerias são apenas algumas das sugestões.
Entretanto, não esqueça de traçar objetivos alcançáveis, pois, metas surreais têm um efeito extremamente negativo.
Elas criam a falsa impressão de que o negócio não está bem e que os objetivos jamais serão conquistados. Portanto, seja realista no momento de defini-las.
5) Crie possíveis cenários
Administrar um negócio quando a situação está favorável é fácil.
Os problemas surgem quando as finanças começam a ficar no vermelho e a verba parece não ser o suficiente.
Nesse caso, a empresa enfrenta uma série de obstáculos, tendo grande dificuldade para se reerguer-se.
Para não ser pego de surpresa, o ideal é elaborar possíveis cenários, criando uma solução para cada um deles. Não deixe a situação ficar complicada para então tentar solucioná-la.
Seja prevenido e tenha um plano sólido para todo tipo de situação, desde aquelas mais prováveis até as mais caóticas.
6) Estipule um Orçamento
Não há dúvidas que para aperfeiçoar o studio como um todo é preciso de investimento, certo?
Contudo, antes de fazer qualquer plano que envolva questões relacionadas à verba, você precisa conhecer bem o fluxo do caixa e determinar um orçamento realista.
Afinal, a saúde financeira da empresa precisa estar em um bom estado, para que não comprometa as demais áreas.
Portanto, o primeiro passo nesse quesito é determinar possíveis valores para 2018, tanto em relação às despesas quanto de receitas, além do capital de giro.
Aí, sim, será possível estipular o valor que será investido e em quais áreas.
7) Invista em Cursos de Aprimoramento
Os profissionais de sucesso têm uma característica em comum: atualizam-se o tempo todo para conseguir manter-se competitivo no mercado e apresentar um serviço de qualidade.
Por isso, é fundamental buscar sempre por alternativas que ampliam o seu conhecimento na área, deixando-o a par da novas tendências desse universo.
Procure, portanto, por cursos de especialização, eventos específicos da área e palestras, que são capazes de aumentar sua experiência, tornando-o um expert no assunto.
Lembre-se que investir em si próprio é sempre uma das melhores estratégias.
8) Elabore um Plano de Marketing
Não basta ter um espaço diferenciado e oferecer um serviço de excelência, mas não tornar o negócio conhecido no mercado.
Sabe aquela expressão popular que diz que “só é lembrado quem é visto”?
Pois bem, essa afirmativa faz pleno sentido também no mundo dos negócios.
Por isso, é fundamental criar ações de marketing, que são responsáveis pela divulgação da marca, trabalhando a imagem da empresa na região e elaborando campanhas que alavancam o negócio como um todo.
9) Avalie as Questões Operacionais
Para ter êxito no negócio, tenha cuidado redobrado com as questões operacionais, que nada mais são do que as partes práticas do negócio.
Quadro de colaboradores, instalações e aparelhos são apenas alguns dos itens que precisam de atenção para garantir a manutenção da empresa.
Fato é que uma boa estratégia operacional contribui para o desenvolvimento do negócio, proporcionando uma logística concreta e equilibrada, que facilitará a implementação do plano empresarial.
10) Estabeleça Métricas e Indicadores
Concorda que, para saber se o planejamento estipulado tem efeitos positivos, é necessário criar uma forma de avaliação?
Afinal, sem parâmetros ou métricas dificilmente você conseguirá mensurar o resultado do trabalho. É nesse contexto que determinar métricas e indicadores do serviço torna-se importante.
Com elas, é possível entender o que está funcionando no studio e o que precisa ser mudado.
De forma geral, as métricas e indicadores de desempenho ajudam a criar estratégias compatíveis e alinhadas com o modelo do seu negócio.
Concluindo…
Pode apostar: o planejamento de negócios é item indispensável para qualquer tipo de organização, sendo a ferramenta ideal para traçar um caminho de sucesso para o seu Studio de Pilates.
E para realizá-lo adequadamente, basta conhecer bem o seu empreendimento e, claro, ter paciência e ser comprometido.
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Show.
Bacana.
Muito Bom!
Ótimas dicas, Abraços Core Pilates