O momento agora é propício para fazer um levantamento geral do seu Studio de Pilates para, então, traçar um planejamento de negócios.
Afinal, somente estipulando novas ações é possível aperfeiçoar a empresa, tornando o empreendimento referência na área.
Para ajudá-lo, separamos abaixo algumas dicas que irão facilitar esse processo.
Acompanhe os 10 passos e garanta a elaboração de um planejamento efetivo e simples, que vai gerar ótimos resultados para o seu Studio de Pilates. Veja só:
1) Realize uma Avaliação Empresarial![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios-3.jpg)
Antes de elaborar um planejamento de negócios, é fundamental realizar um balanço geral da empresa.
Analise tanto aspectos relacionados às finanças, como também à retenção e à fidelização de clientes.
Faça uma avaliação honesta e saiba de antemão como o negócio se saiu nesse ano que termina.
Verifique, por exemplo, se as metas foram cumpridas, como foi a performance dos colaboradores, se as estratégias definidas surtiram efeito e vários outros pontos que interferem no resultado geral da organização.
A partir desse levantamento, será possível saber se o studio está no caminho certo e quais devem ser as próximas ações.
2) Estude o Mercado e a Concorrência![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios.jpg)
Outro aspecto essencial é verificar como o mercado fechou o ano.
Nesse caso, analise os concorrentes e descubra quais deles conseguiram expandir o negócio e quais estão por um fio, quase indo à falência.
Depois, tente estabelecer quais são os fatores responsáveis pelo sucesso e fracasso de cada studio.
Não esqueça ainda de pesquisar sobre a situação geral do segmento — se durante o ano de 2017 houve um aumento da demanda, por exemplo.
Com tais informações, você conseguirá entender melhor o segmento de Pilates e a expectativa para o próximo ano.
Isso facilitará a elaboração de um planejamento de negócios compatível com sua realidade.
3) Identifique os pontos Fortes e Fracos do Negócio![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios-2.jpg)
A identificação das suas limitações e também dos pontos diferenciados da sua empresa ajudará a traçar estratégias próprias que vão fortalecer sua marca.
Essas informações podem ser obtidas por meio da Análise SWOT — sigla que corresponde a Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Por meio dessa análise, é possível saber o quão competitiva sua empresa está e, claro, quais devem ser os pontos que precisam de mais atenção e investimento.
4) Defina as Metas de Planejamento de Negócios![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios-4.jpg)
A curto, médio e longo prazo: determinar as metas do seu studio é um dos itens principais durante o planejamento de negócios.
A dica fundamental aqui é estipular não só aspectos relacionados à rentabilidade do negócio.
Mas, adquirir novos equipamentos, conquistar novos clientes, mudar o espaço e fazer novas parcerias são apenas algumas das sugestões.
Entretanto, não esqueça de traçar objetivos alcançáveis, pois, metas surreais têm um efeito extremamente negativo.
Elas criam a falsa impressão de que o negócio não está bem e que os objetivos jamais serão conquistados. Portanto, seja realista no momento de defini-las.
5) Crie possíveis cenários![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios-5.jpg)
Administrar um negócio quando a situação está favorável é fácil.
Os problemas surgem quando as finanças começam a ficar no vermelho e a verba parece não ser o suficiente.
Nesse caso, a empresa enfrenta uma série de obstáculos, tendo grande dificuldade para se reerguer-se.
Para não ser pego de surpresa, o ideal é elaborar possíveis cenários, criando uma solução para cada um deles. Não deixe a situação ficar complicada para então tentar solucioná-la.
Seja prevenido e tenha um plano sólido para todo tipo de situação, desde aquelas mais prováveis até as mais caóticas.
6) Estipule um Orçamento![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios-1.jpg)
Não há dúvidas que para aperfeiçoar o studio como um todo é preciso de investimento, certo?
Contudo, antes de fazer qualquer plano que envolva questões relacionadas à verba, você precisa conhecer bem o fluxo do caixa e determinar um orçamento realista.
Afinal, a saúde financeira da empresa precisa estar em um bom estado, para que não comprometa as demais áreas.
Portanto, o primeiro passo nesse quesito é determinar possíveis valores para 2018, tanto em relação às despesas quanto de receitas, além do capital de giro.
Aí, sim, será possível estipular o valor que será investido e em quais áreas.
7) Invista em Cursos de Aprimoramento![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios-8.jpg)
Os profissionais de sucesso têm uma característica em comum: atualizam-se o tempo todo para conseguir manter-se competitivo no mercado e apresentar um serviço de qualidade.
Por isso, é fundamental buscar sempre por alternativas que ampliam o seu conhecimento na área, deixando-o a par da novas tendências desse universo.
Procure, portanto, por cursos de especialização, eventos específicos da área e palestras, que são capazes de aumentar sua experiência, tornando-o um expert no assunto.
Lembre-se que investir em si próprio é sempre uma das melhores estratégias.
8) Elabore um Plano de Marketing![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios.gif)
Não basta ter um espaço diferenciado e oferecer um serviço de excelência, mas não tornar o negócio conhecido no mercado.
Sabe aquela expressão popular que diz que “só é lembrado quem é visto”?
Pois bem, essa afirmativa faz pleno sentido também no mundo dos negócios.
Por isso, é fundamental criar ações de marketing, que são responsáveis pela divulgação da marca, trabalhando a imagem da empresa na região e elaborando campanhas que alavancam o negócio como um todo.
9) Avalie as Questões Operacionais![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios-7.jpg)
Para ter êxito no negócio, tenha cuidado redobrado com as questões operacionais, que nada mais são do que as partes práticas do negócio.
Quadro de colaboradores, instalações e aparelhos são apenas alguns dos itens que precisam de atenção para garantir a manutenção da empresa.
Fato é que uma boa estratégia operacional contribui para o desenvolvimento do negócio, proporcionando uma logística concreta e equilibrada, que facilitará a implementação do plano empresarial.
10) Estabeleça Métricas e Indicadores![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios-6.jpg)
Concorda que, para saber se o planejamento estipulado tem efeitos positivos, é necessário criar uma forma de avaliação?
Afinal, sem parâmetros ou métricas dificilmente você conseguirá mensurar o resultado do trabalho. É nesse contexto que determinar métricas e indicadores do serviço torna-se importante.
Com elas, é possível entender o que está funcionando no studio e o que precisa ser mudado.
De forma geral, as métricas e indicadores de desempenho ajudam a criar estratégias compatíveis e alinhadas com o modelo do seu negócio.
Concluindo…![Planejamento-de-Negócios](https://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Planejamento-de-Negócios-9.jpg)
Pode apostar: o planejamento de negócios é item indispensável para qualquer tipo de organização, sendo a ferramenta ideal para traçar um caminho de sucesso para o seu Studio de Pilates.
E para realizá-lo adequadamente, basta conhecer bem o seu empreendimento e, claro, ter paciência e ser comprometido.
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Show.
Bacana.
Muito Bom!
Ótimas dicas, Abraços Core Pilates