O período gestacional consiste em um processo fisiológico natural, que se inicia na concepção do embrião e se encerra imediatamente após o parto.
Durante o período gestacional a mulher passa por alterações morfológicas e fisiológicas, e muitas vezes requer atenção e cuidados especiais.
Isso pois devido à essas alterações notam-se edemas, aumento do peso corporal, frouxidão ligamentar e alterações posturais, podendo acarretar em aparecimento de desordens musculoesqueléticas e o comprometimento do equilíbrio estático e dinâmico.
Entre os segmentos acometidos por essas alterações a coluna é o mais atingido devido à perturbação das suas curvas fisiológicas, que são acentuadas pelo aumento dos seios, do útero gravídico, do ganho de peso, do acúmulo de líquido e aumento da circunferência abdominal, da maior inclinação anterior da pelve.
Essa soma de fatores são responsáveis pela dor lombar como principal queixa.
Atividade Física durante o Período Gestacional
A prática de atividades físicas durante o período gestacional traz diversos benefícios e provocam diferentes influencias no organismo materno.
O exercício reduz e previne as lombalgias, devido à orientação da postura correta da gestante. Ele também contribuirá para adaptação da nova postura física, refletindo-se em maior habilidade para a gestante durante a prática da atividade física e do trabalho diário.
Com a prática regular de exercícios físicos o período gestacional terá vários benefícios como:
- Redução do estresse cardiovascular – o que se reflete especialmente em redução à freqüência cardíaca
- Maior volume sanguíneo em circulação
- Maior capacidade de oxigenação
- Menor pressão arterial
- Prevenção de trombose e varizes
- Redução do risco de diabetes gestacional
- Diminuição dos edemas
As vantagens da atividade física durante a gestação se estendem ainda, aos aspectos emocionais, proporcionando a gestante mais auto-confiança, aumento da auto-estima e sensação de bem estar.
Pilates em relação às Gestantes
Não há um consenso sobre qual atividade física é a melhor durante o período gestacional.
No entanto, o American College of Obstetricians and Gynecologists recomenda que devem ser exercícios de intensidade regular e moderada, com as atividades centradas nas condições de saúde da gestante, na experiência em praticar exercícios físicos e na demonstração de interesse e necessidade da mesma.
Sendo assim, o método Pilates é uma excelente escolha de atividade física durante o período gestacional.
O método Pilates é baseado em sei princípios: concentração, controle, precisão, centralização, respiração e fluidez. E o fundamento sobre o qual se baseia o método é a estabilidade da musculatura postural.
O ponto de partida de todos os movimentos do método Pilates são os músculos estabilizadores posturais, os quais são o centro de força do corpo.
Além disso o posicionamento pélvico correto tem em vista a obtenção de uma posição natural e neutra para a coluna e a pelve, ajudando a reduzir a sobrecarga sobre a coluna
Dentre os benefícios do método Pilates estão também a melhora da circulação cardiovascular, condicionamento físico, consciência corporal, coordenação motora, benefícios estes que ajudam a prevenir lesão e proporcionam bem-estar.
Assista Agora: Aulão de Pilates Para Gestantes
Aprenda definitivamente como cuidar de Gestantes no seu Studio!
Concluindo…
No entanto é necessário esclarecer que a atividade não é isenta de riscos.
Assim é necessário que sejam feitas algumas adaptações, visto que o período gestacional é uma condição especial e o profissional que se propõe a atender esse público deve buscar formação especifica e estar sempre muito atento a gestante.
Sempre questionando e observando sobre as mudanças que vão ocorrendo semana à semana, mês à mês, trimestre à trimestre.
Sendo assim fica claro que o Pilates é uma excelente escolha de atividade física durante o período gestacional, desde que seja orientada por profissional capacitado.