Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O período gestacional consiste em um processo fisiológico natural, que se inicia na concepção do embrião e se encerra imediatamente após o parto.

Durante o período gestacional a mulher passa por alterações morfológicas e fisiológicas, e muitas vezes requer atenção e cuidados especiais.

Isso pois devido à essas alterações notam-se edemas, aumento do peso corporal, frouxidão ligamentar e alterações posturais, podendo acarretar em aparecimento de desordens musculoesqueléticas e o comprometimento do equilíbrio estático e dinâmico.

Entre os segmentos acometidos por essas alterações a coluna é o mais atingido devido à perturbação das suas curvas fisiológicas, que são acentuadas pelo aumento dos seios, do útero gravídico, do ganho de peso, do acúmulo de líquido e aumento da circunferência abdominal, da maior inclinação anterior da pelve.

Essa soma de fatores são responsáveis pela dor lombar como principal queixa.

Atividade Física durante o Período GestacionalPeríodo-Gestacional-2

A prática de atividades físicas durante o período gestacional traz diversos benefícios e provocam diferentes influencias no organismo materno.

O exercício reduz e previne as lombalgias, devido à orientação da postura correta da gestante. Ele também contribuirá para adaptação da nova postura física, refletindo-se em maior habilidade para a gestante durante a prática da atividade física e do trabalho diário.

Com a prática regular de exercícios físicos o período gestacional terá vários benefícios como:

  • Redução do estresse cardiovascular – o que se reflete especialmente em redução à freqüência cardíaca
  • Maior volume sanguíneo em circulação
  • Maior capacidade de oxigenação
  • Menor pressão arterial
  • Prevenção de trombose e varizes
  • Redução do risco de diabetes gestacional
  • Diminuição dos edemas

As vantagens da atividade física durante a gestação se estendem ainda, aos aspectos emocionais, proporcionando a gestante mais auto-confiança, aumento da auto-estima e sensação de bem estar.

Pilates em relação às GestantesPeríodo-Gestacional-3

Não há um consenso sobre qual atividade física é a melhor durante o período gestacional.

No entanto, o American College of Obstetricians and Gynecologists recomenda que devem ser exercícios de intensidade regular e moderada, com as atividades centradas nas condições de saúde da gestante, na experiência em praticar exercícios físicos e na demonstração de interesse e necessidade da mesma.

Sendo assim, o método Pilates é uma excelente escolha de atividade física durante o período gestacional.

O método Pilates é baseado em sei princípios: concentração, controle, precisão, centralização, respiração e fluidez. E o fundamento sobre o qual se baseia o método é a estabilidade da musculatura postural.

O ponto de partida de todos os movimentos do método Pilates são os músculos estabilizadores posturais, os quais são o centro de força do corpo.

Além disso o posicionamento pélvico correto tem em vista a obtenção de uma posição natural e neutra para a coluna e a pelve, ajudando a reduzir a sobrecarga sobre a coluna

Dentre os benefícios do método Pilates estão também a melhora da circulação cardiovascular, condicionamento físico, consciência corporal, coordenação motora, benefícios estes que ajudam a prevenir lesão e proporcionam bem-estar.


Assista Agora: Aulão de Pilates Para Gestantes

Aprenda definitivamente como cuidar de Gestantes no seu Studio!

 


Concluindo…Período-Gestacional-1

No entanto é necessário esclarecer que a atividade não é isenta de riscos.

Assim é necessário que sejam feitas algumas adaptações, visto que o período gestacional é uma condição especial e o profissional que se propõe a atender esse público deve buscar formação especifica e estar sempre muito atento a gestante.

Sempre questionando e observando sobre as mudanças que vão ocorrendo semana à semana, mês à mês, trimestre à trimestre.

Sendo assim fica claro que o Pilates é uma excelente escolha de atividade física durante o período gestacional, desde que seja orientada por profissional capacitado.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.