A dor costuma ser o principal motivo para um paciente com hérnia de disco lombar ir ao médico buscar por um diagnóstico. No entanto, nem toda hérnia causa dor e é por isso que existem muitos pacientes que são completamente assintomáticos e conseguem viver muito bem sem saber da hérnia.
Existem muitos motivos que causam a dor e também alguns exercícios que podem ser realizados no decorrer do tratamento de cada paciente, auxiliando em sua recuperação e melhorando sua qualidade de vida.
Continue lendo esta matéria para conferir todos os detalhes.
O que causa a dor lombar?
Os principais causadores da dor lombar são:
- Desequilíbrios musculares, ou seja, a região está sendo afetada por algum tipo de desequilíbrio;
- Fatores psicológicos, por exemplo, o aluno sentiu uma dor aguda na coluna ao abaixar e desenvolveu um medo de realizar o movimento novamente e a dor aparecer, gerando a chamada dor psicológica;
- Fatores externos à hérnia como outras patologias ou até mesmo recomendações médicas para que o paciente fique imóvel durante muito tempo.
Quando tratar a hérnia de disco lombar?
Dependendo do caso, a hérnia de disco pode receber diversos tipos de tratamento.
Nosso foco é nos tratamentos conservadores, que são usados quando a hérnia de disco lombar é reversível ou pode ser aliviada através do movimento.
Existem, sim, situações onde a cirurgia é obrigatória. Nesses casos, os tratamentos conservadores como a Fisioterapia, o Pilates, o Treinamento Funcional e outras modalidades têm papel importante, pois estão relacionados à reabilitação e à volta às atividades da vida diária do paciente.
Também é possível usar outras técnicas como aliadas no tratamento, são elas:
- Crioterapia;
- Alívio da dor através do calor;
- Acupuntura;
- Terapia manual;
- Massagens.
5 exercícios para hérnia de disco lombar
Vale lembrar que esses exercícios não são exclusivos para hérnia de disco lombar, eles podem ser realizados por pacientes com dor nas costas e outros incômodos na coluna, além de ajudar no fortalecimento de Core desses alunos com dor.
Conclusão
A hérnia de disco é um incômodo enorme para muitos alunos. Eles sentem dor, que pode ou não estar relacionada à hérnia e também sofrem com as limitações de movimentos.
Através de técnicas como Pilates, Treinamento Funcional e Fisioterapia, é possível reabilitar os alunos e prepará-los para movimentos que são realizados no dia a dia.
Os 5 exercícios para hérnia de disco lombar presentes nesta matéria são muito úteis no tratamento dos pacientes, que devem ser avaliados corretamente antes da aplicação dos movimentos.
Lembre-se: a avaliação nunca pode ser dispensada e está diretamente relacionada com o sucesso do trabalho!