Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A dor costuma ser o principal motivo para um paciente com hérnia de disco lombar ir ao médico buscar por um diagnóstico. No entanto, nem toda hérnia causa dor e é por isso que existem muitos pacientes que são completamente assintomáticos e conseguem viver muito bem sem saber da hérnia.

Existem muitos motivos que causam a dor e também alguns exercícios que podem ser realizados no decorrer do tratamento de cada paciente, auxiliando em sua recuperação e melhorando sua qualidade de vida.

Continue lendo esta matéria para conferir todos os detalhes.

O que causa a dor lombar?

Os principais causadores da dor lombar são:

  • Desequilíbrios musculares, ou seja, a região está sendo afetada por algum tipo de desequilíbrio;
  • Fatores psicológicos, por exemplo, o aluno sentiu uma dor aguda na coluna ao abaixar e desenvolveu um medo de realizar o movimento novamente e a dor aparecer, gerando a chamada dor psicológica;
  • Fatores externos à hérnia como outras patologias ou até mesmo recomendações médicas para que o paciente fique imóvel durante muito tempo.

Quando tratar a hérnia de disco lombar?

Dependendo do caso, a hérnia de disco pode receber diversos tipos de tratamento.

Nosso foco é nos tratamentos conservadores, que são usados quando a hérnia de disco lombar é reversível ou pode ser aliviada através do movimento.

Existem, sim, situações onde a cirurgia é obrigatória. Nesses casos, os tratamentos conservadores como a Fisioterapia, o Pilates, o Treinamento Funcional e outras modalidades têm papel importante, pois estão relacionados à reabilitação e à volta às atividades da vida diária do paciente.

Também é possível usar outras técnicas como aliadas no tratamento, são elas:

  • Crioterapia;
  • Alívio da dor através do calor;
  • Acupuntura;
  • Terapia manual;
  • Massagens.

5 exercícios para hérnia de disco lombar

Vale lembrar que esses exercícios não são exclusivos para hérnia de disco lombar, eles podem ser realizados por pacientes com dor nas costas e outros incômodos na coluna, além de ajudar no fortalecimento de Core desses alunos com dor.

Conclusão

A hérnia de disco é um incômodo enorme para muitos alunos. Eles sentem dor, que pode ou não estar relacionada à hérnia e também sofrem com as limitações de movimentos.

Através de técnicas como Pilates, Treinamento Funcional  e Fisioterapia, é possível reabilitar os alunos e prepará-los para movimentos que são realizados no dia a dia.

Os 5 exercícios para hérnia de disco lombar presentes nesta matéria são muito úteis no tratamento dos pacientes, que devem ser avaliados corretamente antes da aplicação dos movimentos.

Lembre-se: a avaliação nunca pode ser dispensada e está diretamente relacionada com o sucesso do trabalho!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.