O mercado de saúde e bem-estar tem proporcionado a profissionais especializados a oportunidade de abrir um Studio de Pilates e, com isso, atender aos mais diversos clientes que procuram esse tipo de espaço para se afastar do sedentarismo.
Por ser uma atividade física de baixo impacto, os profissionais que investem nesse tipo de empreendimento precisam de um plano de negócios focado.
Alcançar o sucesso exige que você se destaque da multidão, tanto como instrutor como em termos de negócios.
Sendo assim, antes de tudo, é preciso acertar desde o princípio, algumas estratégias para empreendedores que desejam abrir um Studio de Pilates.
Por isso, neste texto, apresentamos essa didática em 5 passos. Continue a leitura do texto e confira!
5 primeiros passos ao abrir um Studio de Pilates
Passo 1: Plano de negócios
Como empreendedor, em qualquer setor, é preciso entender que nada escapa quando se há um plano de negócios com todos os pontos que devem ser abordados, seja qual for o mercado consumidor a ser atendido.
O empreendedor que pretende abrir um Studio de Pilates precisa desenvolver um documento abrangente, onde descreva todas as informações que envolvem o setor de negócios, desde quando for alugar uma sala comercial, como metas e estratégias pertinentes.
Cada empresa possui um tipo de plano de negócios, mas incluem seções abrangentes, entre as quais.
- Análise competitiva e de mercado;
- Descrição do negócio;
- Plano de operações e de marketing;
- Recursos financeiros disponíveis.
Um plano de negócios eficaz, na essência, deve ser aplicado como um modelo para a tomada de decisões, centrado nos objetivos em como atender o público-alvo.
Apesar disso não garantir o total sucesso, abrir um Studio de Pilates com todas as frentes amparadas, prepara você para o caminho do sucesso.
Isso porque mantém todos os envolvidos com a sua empresa em uma mesma sintonia, rumo à direção certa, mesmo que seja necessário ajustes ao longo do caminho.
Passo 2: Espaço apropriado para abrir um Studio de Pilates
O passo 2 é encontrar um espaço apropriado, em uma área que tenha acesso facilitado, com circulação de pessoas, dentro de um preço justo para compra ou locação.
Para abrir um Studio de Pilates, é preciso que seja um local climatizado, limpo, que passe a sensação de serenidade, de preferência com uma área externa para estacionamento e, dentro do ambiente, um espaço para uma lanchonete.
Dependendo da cidade onde você vai abrir um Studio de Pilates próprio, vai encontrar salas próximas a áreas residenciais e comerciais.
Outra possibilidade é abrir um espaço em conjunto com uma academia de ginástica, ou um box de crossfit, para oferecer um outro estilo de treinamento corporal, só que de baixo impacto.
Como os benefícios do Pilates são reconhecidos, esses espaços são locais que abrem a oportunidade para mais pessoas conhecerem.
Essa parceria de negócios pode ser uma saída para empreendedores que buscam expandir a marca, oferecendo novas possibilidades de treinamento, inclusive com a inclusão de um software de administração de empresas voltado para esse tipo de empreendimento.
De qualquer maneira, se você estiver em um mesmo local onde ocorrem outras atividades e exercícios físicos, existe a possibilidade de compartilhar custos, como do aluguel, ou mesmo do marketing, e fazer do curso de Pilates uma atração para novos clientes.
Muitos centros fitness e de bem-estar realizam aulas em um mesmo ambiente, oferecendo uma variedade de estilos e a disposição de vários profissionais da área de Educação Física.
Passo 3: Instrutores de qualidade no quadro de funcionários
Seja abrir um Studio de Pilates próprio ou fazer uma parceria de negócios com uma empresa do setor fitness, é preciso contar com instrutores de qualidade, com capacitação técnica que possam passar aos praticantes.
Esses profissionais representam sua marca perante os clientes, cujas recomendações podem ser passadas boca a boca, ou seguindo os tempos modernos, via redes sociais e mensageiros eletrônicos.
Aliás, isso é uma das melhores maneiras de fazer um empreendimento se destacar perante o mercado consumidor, realizando uma completa auditoria de custos, além da análise de concorrentes.
Sobre a contratação de instrutores de qualidade, os profissionais devem ser capacitados para modificar os exercícios corretamente, tendo como objetivo atender às necessidades dos alunos, inclusive por questões de segurança.
Dessa forma, você deve verificar se todos possuem experiência e estão certificados, inclusive com especializações, por órgãos reguladores, como CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) e CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia).
Passo 4: Estabeleça sua estrutura de negócios
A formalização de uma empresa é fundamental para sua carreira profissional, além de possibilitar que um responsável possa registrar os impostos corretamente, entre outras atividades técnicas que envolvem um empreendimento comercial.
Esse ponto garante que o Studio esteja seguro e que todos os bens pessoais e profissionais tenham o encaminhamento necessário, inclusive em aspectos legais, como ações judiciais.
No aspecto comercial, vale abrir uma conta bancária para, assim, separar o que é pessoal do empresarial, e poder separar um orçamento para investimento em equipamentos depois de um tempo de abrir seu Studio de Pilates.
Passo 5: Planejamento de marketing
O plano de negócios ajuda a abrir um Studio de Pilates, enquanto a localização e a contratação de pessoal qualificado permite estar com as portas abertas. Falta ao público conhecer o seu estabelecimento de bem-estar e saúde física e mental.
Por isso, um planejamento de marketing se torna essencial, como em qualquer tipo de negócio, e pode ser dividido em partes, para que as pessoas possam conhecer o seu Studio.
Redes sociais
As redes sociais desempenham papel fundamental no marketing digital, e a maioria das empresas precisam ocupar o devido lugar no ambiente online.
Aplicativos como Facebook e Instagram possibilitam a construção de um perfil comercial, podendo ser utilizado como uma ferramenta de marketing para alcançar mais e mais pessoas.
Com baixo investimento ou mesmo apenas a disposição de tempo, é possível se conectar com clientes em potencial de maneira recorrente.
Criação de site comercial
Assim como as redes sociais, a criação de um site comercial permite que você informe, comercialize e venda para os seus clientes.
Muitas plataformas online permitem a construção de um site, mesmo que você não tenha nenhuma habilidade com web design.
Quando o plano de negócios permitir, vale investir em contratar profissionais especializados, para ter um site adequado e totalmente funcional.
Marketing colaborativo entre empresas
A comunidade empresarial local ou mesmo as parcerias formalizadas, podem incentivar você a trabalhar em conjunto para revisão contábil ou atendimento a um público-alvo em comum.
A recomendação de empresas locais incentiva a concentração de negócios centralizados em uma determinada região.
Eventos organizados em parceria, assim como o trabalho com a equipe no desenvolvimento de maneiras de expandir a presença no mercado, de forma criativa, pode funcionar muito bem para os negócios.
Vantagens ao abrir um Studio de Pilates próprio
Se você é um empreendedor que deseja abrir um Studio de Pilates para fazer o próprio horário de atendimento, a melhor hora é sempre agora.
A sua agenda pode ser flexível e, com isso, atender pessoas que estão ocupadas como uma rotina rígida, e abrir em um horário diferenciado, ampliando as possibilidades de atender a demanda crescente de pessoas interessadas.
Outra vantagem é quanto à sensação em ajudar a economia local, seja provendo empregos ou construindo um negócio de sucesso a partir de um projeto pessoal.
Essa sensação é pessoal, em que você pode se orgulhar ao abrir um Studio de Pilates a partir do zero e alcançar as metas e objetivos traçados.
Uma última vantagem é quanto à construção da equipe, da participação na comunidade e a realização de um negócio de sucesso, em que os lucros que passam por uma auditoria financeira também podem ser bastante interessantes.
Todo o trabalho realizado resulta em um negócio de sucesso, com todas as recompensas financeiras e profissionais pertencentes a você, e em tudo que acredita como um profissional que começou decidido a abrir Studio de Pilates para atender a população.
Conclusão
Cada pessoa é individual, e você pode ter um plano de negócios para abrir um Studio de Pilates diferente de outros, com objetivos específicos apenas para você.
Seja estabilidade profissional, ou financeira, essa é uma decisão que afeta toda uma vida, mas só é percebida após dar os primeiros passos.
Entender em que categoria você se encaixa depende apenas da sua pessoa, e onde quer chegar vai depender de todo seu esforço e trabalho e, por isso, coloque as mãos na massa, sonhe grande e esteja pronto para o sucesso!
Já pensou você com seu próprio Studio de Pilates, dando aulas no seu espaço, do jeito que você se sente bem e lucrando muito mais com a atividade que ama?
Ficou interessado em abrir um Studio de Pilates e iniciar sua trajetória no Método? O Grupo VOLL disponibiliza 3 aulas GRATUITAS sobre o passo a passo em um espaço novinho! Clique aqui para garantir a oportunidade!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.