Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você sabe de tudo o que precisa para acertar no gerenciamento do Studio de Pilates? Quando se decide empreender nessa área, a formação de instrutor é o primeiro passo. Mas as responsabilidades e desafios vão bem além. É sobre isso que iremos falar agora.

No Brasil, o gerenciamento do Studio de Pilates fica a cargo de profissionais formados em Educação Física ou Fisioterapia. Somos o único país do mundo em que somente esses dois tipos de profissional são autorizados para exercer a função de instrutor de Pilates.

Nas próximas linhas, abordaremos a importância de um bom gerenciamento do Studio de Pilates.

Como fazer de forma efetiva, garantindo a liquidez do negócio? Para responder a essa pergunta, é fundamental a boa administração, em todos os níveis de atividades.

Trataremos também de um tema bastante em voga: o futuro do Pilates no Brasil. Diante de um cenário favorável e de crescimento do setor, como se comportar e atuar para que o mercado esteja sempre aquecido?

A formação nas empresas é outro fator que merecerá nossa atenção. A proposta é aprender como fazer parcerias, promovendo qualidade de vida entre os colaboradores com aulas de Pilates.

Para terminar, um tópico de muita importância, que aflige profissionais de todas as áreas: a gestão do tempo. Afinal, como organizar a agenda para que as 24 horas do dia sejam suficientes?

Esperamos você na conclusão. Boa leitura!

A Importância da Formação em Pilates para o Gerenciamento do Studio de PilatesGerenciamento-do-Studio-de-Pilates-4

Independentemente de quem é apto a ministrar aulas de Pilates, é fato que, antes de entrar em um Studio, o instrutor precisa ter a preparação adequada.

Ela é feita através de cursos de especialização, oferecidos em mais de 100 instituições por todo o Brasil.

Antes de falarmos da formação em si, convém lembrarmos que a Resolução 201/2010 do Conselho Federal de Educação Física (Confef) estabelece que o Pilates é uma modalidade de ginástica, portanto, de competência dos profissionais filiados à entidade.

Da mesma forma, através da Resolução 386/2011, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) também atribui ao fisioterapeuta a competência para prescrever exercícios, conduzir tratamentos e avaliar resultados junto aos alunos.

Portanto, quem deseja se formar como instrutor de Pilates, precisará ser graduado em Educação Física ou Fisioterapia. Assim, você poderá se matricular em um curso, que deverá num primeiro momento ser de formação básica.

O Método Pilates é bastante extenso, e quanto mais específico for o tipo de treino, mais focada será também a formação.

Entre as metodologias avançadas, recomendadas apenas para quem já tem o conhecimento básico, estão o Pilates Avançado (pacientes de hérnia de disco podem ser atendidos, por exemplo), Pilates para Gestantes e Pilates em Suspensão, também conhecido como Pilates Suspensus.

Como já se pode perceber, a área é vasta. Há muito conhecimento para ser adquirido e, por isso, quanto mais completa for a formação, menos dificuldade você terá no gerenciamento do Studio de Pilates.

Como Gerenciar o seu Studio de Pilates de Forma EfetivaGerenciamento-do-Studio-de-Pilates-14

A estruturação completa para o gerenciamento do Studio de Pilates demanda o cumprimento de formalidades e exigências legais. A primeira delas é estabelecer um CNPJ, com o qual seu Studio poderá se inscrever como contribuinte e se inserir legalmente como uma empresa, dentro do que diz a lei.

A contratação de colaboradores e pagamento de tributos e taxas depende disso.

O tipo de empresa depende basicamente do faturamento. Se o total de receitas brutas no ano não superar R$ 360 mil, você poderá ter uma microempresa (ME). Já se passar desse montante, mas se limitar a R$ 3,6 milhões, seu negócio será uma empresa de pequeno porte (EPP).

Uma vez constituída e registrada a empresa, será a hora de trazer as pessoas para ajudarem. Será necessário estruturar de alguma forma um setor de Recursos Humanos, que poderá inclusive ser terceirizado, assim como os serviços de contabilidade.

Você deverá controlar folha de pagamento, contratos e outras formalidades imprescindíveis para qualquer empreendimento.

Uma boa maneira de garantir o controle é utilizando algum software de gerenciamento do Studio de Pilates, como o Pilates Manager ou o Evo Studio.

Pense na quantidade de informação que você e sua equipe precisarão gerenciar, tais como frequência de alunos e professores, pessoal de apoio e taxa de inadimplência e evasão.

São aspectos importantes, que, se negligenciados, podem comprometer a sustentabilidade do Studio de Pilates.

Por melhor que seja o momento, o ideal é que o negócio se mantenha através de cuidadoso e metódico planejamento, junto ao controle constante dos aspectos financeiros e de pessoal.

Importância de uma boa administração do seu Studio de PilatesGerenciamento-do-Studio-de-Pilates-6

O uso de planilhas para o gerenciamento do Studio de Pilates pode ajudar em um primeiro momento, quando o negócio ainda está se estruturando. Elas são úteis para controlar como e onde os recursos estão sendo investidos, evitando falhas ao longo do processo.

Nada mais desagradável do que consumir tempo, trabalho e recursos na construção de um espaço, para chegar no final e descobrir que está tendo prejuízo, pois errou nas contas e esqueceu de contratar um contador.

Não se trata de terceirizar seu controle financeiro, mas de fornecer as informações a quem mais entende do assunto para, juntos, adotarem as melhores práticas de gestão.

Esse é apenas um exemplo de como a boa administração exige a participação em tempo integral dos proprietários de Studio de Pilates.

Quem deixa tudo na mão de terceiros pode estar abrindo mão do próprio negócio. Ninguém melhor do que você para saber do que seu Studio de Pilates necessita para prosperar.

Importantíssimo também é garantir a aquisição de equipamentos de qualidade e a contratação de instrutores qualificados. Sem esses dois componentes, não há Studio de Pilates que sobreviva.

E não esqueça que organização é a palavra-chave em um Studio de Pilates. Controlar horários de aulas, presença de alunos e prescrição de treinos é a base de todo o sucesso.

Não há resultados para os alunos que não passe pela frequência, execução correta dos exercícios e a avaliação dos resultados obtidos.

Da mesma forma, olho vivo no fluxo de caixa e no faturamento, controlando na ordem dos centavos cada valor que entra e sai da conta de seu negócio.

A boa administração se revela importante principalmente quando se faz necessária a troca de aparelhos e equipamentos, contratação de novos colaboradores ou na reforma e ampliação das dependências de seu Studio.

Crescimento exige trabalho contínuo, como nos ensina o próprio Pilates

Formação em Pilates nas Empresas: Como preparar os seus funcionários da melhor forma!Gerenciamento-do-Studio-de-Pilates-13

Sabemos que a prática de Pilates nas empresas é uma realidade. Então, podemos nos concentrar em um tema que interessa a todo profissional de Pilates, que é a formação de professores.

Serão eles que, em parceria com outras empresas, deverão atender clientes na forma de programas de promoção da saúde e bem-estar.

Junto com a própria qualificação profissional inerente ao instrutor de Pilates, será preciso investir em outros aspectos. O relacionamento com o público é um deles, afinal, o instrutor poderá ministrar aulas para dezenas de pessoas ao mesmo tempo.

É diferente do Studio, onde a segmentação das aulas por tipos de treino e por horários faz uma espécie de triagem.

Ou seja, no Studio, você estará lidando com pessoas diretamente interessadas em praticar Pilates, diferentemente de uma empresa, em que muitos comparecerão às aulas apenas por obrigação.

Estar preparado para lidar com a objeção e a rejeição faz parte da rotina de todo instrutor de Pilates. O desafio é reverter essa falta de expectativa em uma agradável surpresa para aquele aluno pouco dedicado.

Afinal, é para manter sua própria saúde que existem programas de promoção do bem-estar. E se não fossem eficazes, grandes empresas não investiriam pesadamente neles.

Melhores Softwares para Studio de Pilates – Gerenciamento do Studio de PilatesGerenciamento-do-Studio-de-Pilats-14

O primeiro software voltado para a administração do seu Studio de Pilates é o “Sistema Pilates”.

Ele é um sistema online para gestão do seu negócio super fácil de usar e cheio de benefícios. Abaixo listamos algumas das funcionalidades do software:

Agenda

1) Cadastro de aluno novo

2) Cadastro de aula experimental

3) Lista de Faltas

Cliente

1) Anamnese

2) Avaliação Física

3) Cadastro de Lesões

 

4) Histórico

Cadastro

1) Exercícios (novos exercícios atualizados toda semana)

2) Objetivos do Exercício

3) Níveis de Dificuldade do Exercício

 

Financeiro

 

1) Cadastro de Entradas

2) Cadastro de Saídas

3) Saldo

 

4) Mensalidade em aberto.

5) Cadastro de Planos dos Alunos

Ambiente Personalizado

1) Área do Administrador

2) Área da Recepção.

3) Área do Professor

4) Área do Aluno

 

 

Como organizar o seu tempo para atingir os Objetivos do seu Studio de PilatesGerenciamento-do-Studio-de-Pilates-10

Um ponto crucial para o sucesso tanto individual quanto de todos envolvidos no seu Studio de Pilates é a organização do tempo. As aulas de Pilates precisam seguir um cronograma rigoroso, caso contrário, os resultados não serão obtidos nos prazos adequados.

Para tanto, o apoio dos recursos que a internet oferece pode ser bastante útil. Quando as tarefas começam a se sobrepor, torna-se urgente colocá-las por escrito, e uma forma de se fazer isso é utilizando ferramentas como a Agenda Google.

Não há nada pior que deixar uma turma esperando por uma aula que você atrasa ou mesmo deixa de ir porque marcou uma outra, esquecendo daquela que já estava previamente agendada.

Isso revela falta de profissionalismo, desmotivando os alunos, além de causar péssima impressão.

Se você prefere fazer do celular o seu organizador pessoal, pode utilizar um dos seguintes aplicativos, todos gratuitos:

Futuro do Pilates no Brasil: Como estar sempre preparado para o Mercado de PilatesGerenciamento-do-Studio-de-Pilates-16

O Pilates está em franca ascensão no Brasil. Mas isso não significa que a maré favorável vá durar para sempre. Mais do que saber aproveitar o bom momento do setor, é fundamental se planejar para suportar eventuais crises e oscilações da economia.

Afinal, estamos lidando com um tipo de negócio que vende bem-estar e qualidade de vida, elementos que não raro são os primeiros a entrar nas listas de cortes quando o orçamento das famílias aperta.

Além do aspecto econômico, a prática do Pilates no Brasil vivencia um cenário de expansão também em termos de inovação, pesquisa e capacitação profissional. Isso reflete uma condição observada mundialmente.

Pesquisa conduzida pela Xerox, em parceira com a multinacional farmacêutica Pfizer, revelou que 69% das multinacionais contam com programas e estratégias voltadas à promoção da saúde e bem-estar de seus colaboradores.

Um exemplo é a Unilever, que tem em seus quadros mais de 168 mil profissionais, que se beneficiam da prática de Pilates, graças a uma parceria com a rede de academias Gympass.

O cenário realmente é animador, o que não significa que o jogo está ganho, até por que a concorrência é árdua. Pense que se hoje você está se preparando, pode ser que alguém esteja se preparando ainda melhor para tomar o seu lugar.

Conjugar esforços em controle e gerenciamento do Studio de Pilates, desenvolvimento de novas técnicas e aperfeiçoamento profissional, assim como investir em marketing e propaganda, são alguns dos elementos que garantem um Studio sempre rentável.

Concluindo…Gerenciamento-do-Studio-de-Pilates-2

A formação de um instrutor de Pilates é de fundamental importância e uma exigência por parte dos órgãos de classe que controlam a atividade no Brasil.

Embora possam existir bons instrutores de Pilates sem graduação em Educação Física ou Fisioterapia, dentro do que prevê as normas, o indicado é primeiro se formar em um dos dois cursos superiores para só então ministrar aulas de Pilates.

De igual importância, o gerenciamento do Studio de Pilates conduzido de forma profissional e planejada é um dos fatores que garantem a continuidade do negócio.

Para isso, são úteis os software de gestão para Studio de Pilates, que concentram num único programa todos os serviços e atividades pertinentes, desde o fluxo de caixa até a organização dos horários de aulas.

Ainda está preocupado em dedicar seu tempo para o crescimento do seu Studio de Pilates? Vou te dar uma dica então valiosa!

Lá vai a dica: MetaLife Studios é uma ferramenta que te ajuda nas principais questões para um Studio de Pilates: gestão e administração, marketing e publicidade, capacitação continuada e alavanca o nome do seu Studio.

Quer saber mais? Leia mais sobre essa ferramenta aqui: http://www.metalifestudios.com.br/

Por último, mas não menos importante, conhecer os principais cursos do país é o primeiro passo rumo à formação ou qualificação em Pilates, seja para iniciantes como para profissionais já experientes. Com o aperfeiçoamento constante, seu Studio de Pilates caminha para o sucesso.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.