Neste artigo vamos explicar a importância do Pilates para ombro pois sabemos que o Método Pilates integra corpo e mente e proporciona inúmeros benefícios para saúde e bem-estar, porém além disso, a técnica é uma ferramenta extremamente eficaz para reabilitação e prevenção de diversos tipos de lesões e patologias.
Imagine o seguinte: por acaso você já enfrentou alguma situação na qual tentava abaixar os ombros de seus alunos porém não obteve muito sucesso? Não se preocupe pois este tipo de problema é muito comum nos clientes de Studios de Pilates, ainda mais quando a maioria deles tem trabalhos com foco administrativo e por isso tendem a ter má postura, dor nas costas e sofrem de stress.
No entanto são várias profissões que tem uma tendência maior a gerar lesões, são elas dentistas, motoristas, cabeleireiros, pessoas que digitam no computador, donas de casa, cirurgiões e até executivos e este é um problema desagradável, porque limita os movimentos simples como erguer e abaixar o braço, podendo denotar piora à noite, após a pessoa se deitar.
Você pode falar uma vez para eles tentarem manter o ombro abaixado, duas vezes ou até muitas outras vezes mas eles não conseguem. Mas por que? O que podemos fazer a respeito disso e como melhorar a situação do seu aluno? É ai que o Pilates para ombro age.
Como utilizar o Pilates para ombro
Bom, primeiramente você tem que saber que eles mantem certa dificuldade porque inicialmente sua mente não está condicionada e programada para que ele tenha essa consciência e percepção de abaixar os ombros. Por todo trabalho estressante enfrentado no dia a dia, eles têm esquecido como é a sensação de relaxar os ombros.
Compreendido este primeiro problema, você também precisa encontrar e determinar se há um problema nos músculos. Se os ombros estão para acima, elevados, existe algum problema então precisamos descobrir qual é o músculo está trabalhando demais.
Com certeza os trapézios na sua fibra superior e curta estão trabalhando a todo vapor, o que está causando esse efeito nos ombros de seu aluno. E também por compensação por conta da movimentação desnecessária, aqueles músculos que são intra escapulares podem estar debilitados.
Podemos destacar outro ponto além destes já citados acima: se analisarmos a postura do eixo, no plano sagital, é possível demonstrar que o pescoço do seu aluno estará mais para frente do que o natural, no que chamamos de anteriorização.
Esses podem ser demonstrados como exemplos típicos de pessoas que trabalham em escritório. Mas e então, o que podemos fazer primeiro? Desenrolar a força dos músculos intra escapulares ou relaxar os trapézios?
A resposta para essa pergunta é: nenhum.
Mobilização do músculo
O primeiro passo a ser realizado no Pilates para ombro é a completa mobilização do músculo. Quando temos um músculo em espasmo ou em sobrecarga, o primeiro passo a se fazer é o total preenchimento daquele espaço com sangue, pois assim a fibra terá um relaxamento instantâneo.
Isso só será feito se começarmos o tratamento mobilizando o músculo. Todos os exercícios de Pilates para ombro focando na mobilização devem ser realizados antes de se esticar o trapézio e trabalhar com os músculos inter escapulares. Então como regra geral, para uma melhor resposta do exercício, é recomendado você escolher começar com uma tonificação dos músculos fracos e logo deve esticar os músculos em espasmo.
Os exercícios de mobilização para o ombro – se não há contra indicações por parte do médico por causa de lesão – podem ser melhor executados quando estão de costas para o chão. Porque assim eles terão uma melhor informação proprioceptiva de como realizar essa movimentação corretamente.
Você como instrutor também pode começar pedindo a seu aluno, para que ele eleve o ombro em um movimento que se inicia na direção do chão, e o braço vai direto para a direção do teto, de um em um, formando um círculo.
Também é bom a movimentação dos ombros de costas sobre uma balo, fazendo movimentos de elevação e descendo o braço nesta mesma posição, assim fazendo círculos com os braços sobre a bola.
Depois de todos os exercícios conhecidos como trabalho de desenvolvimento de força para os músculos conhecidos como os intra escapulares será muito útil uma dica de como realizar o segundo passo.
Então finalmente podemos fazer exercícios de extensão de trapézios de pé, como uma flexão lateral de pescoço ao lado oposto do braço que deverá estar segurando um pequeno peso.
Concluindo..
Se praticar estes exercícios por um tempo de forma consciente e com bastante dedicação e esforço, o aluno terá uma ideia de como é a sensação de ombro relaxado e poderá fazer ele mesmo depois de um tempo.
Paciência e perseverança pois já foi comprovado por muitos estudos, que o método é um grande aliado na reabilitação de diversas patologias. E com certeza o Pilates para ombro irá ajudar com o problema dos seus alunos.