Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Quando se fala em Método Pilates logo se pensa em melhora da postura. É por isso que muitos clientes com o diagnóstico de Escoliose procuram os Estúdios de Pilates como forma de tratamento ou alívio de desconfortos posturais. Uma das formas de trabalhar o Pilates voltado para Escoliose é com a abordagem respiratória.

É importante ressaltar que existem tipos e formas de Escoliose. Falaremos aqui sobre uma das abordagens aplicada ao caso de Escoliose Idiopática, ou seja, sem causa conhecida e que acomete cerca de 80% dos casos.

O processo de escoliose envolve a formação de uma concavidade e uma convexidade no plano frontal da coluna. A respiração é um excelente instrumento de facilitação da abertura do lado côncavo.

Desmistificando a Escoliose

A Escoliose nada mais é do que um desvio na coluna vertebral, esse desvio pode ser congênito, pode se desenvolver durante a infância e adolescência ou em ser adquirido em função de hábitos do cotidiano, como maus hábitos posturais ou através de alguma patologia na coluna que permita o desenvolvimento da Escoliose.

Quando identificada e tratada na infância, a Escoliose pode ser corrigida completamente e sem procedimentos agressivos, como uma cirurgia.

Muitas vezes com o tratamento correto e a melhora na postura você consegue corrigir completamente ou parcialmente a patologia.

‏A respiração é uma ferramenta fundamental

‏Essa frase representa muito bem a forma como utilizamos a respiração no Pilates contemporâneo. Através da forma como aplicamos a respiração podemos, por exemplo, facilitar a biomecânica de um movimento e maximizar a liberação das fáscias musculares superficiais.

Portanto, a respiração é a base do tratamento com o Método Pilates, é ela que melhora na execução dos movimentos, elas potencializam o efeito do exercício e até auxiliam após a atividade.

A respiração também é responsável por relaxar o corpo e ativar o centro de forças do Pilates estabilizar a coluna, oxigenar os músculos e contribuir para a postura correta, diminuindo a ansiedade, dando mais disposição e melhorando o rendimento durante a atividade.

O Pilates como ferramenta de valor

O Método Pilates para Escoliose é recomendado no tratamento e prevenção das dores e problemas, pois oferece eficácia no tratamento e prevenção das somado ao prazer e satisfação da aula de Pilates.

No entanto é necessário que o profissional de Pilates passe por alguns passos pré-aula, como avaliação e recomendação, além de preparar um cronograma com exercícios selecionados exclusivamente para o caso de cada cliente.

A respiração entra nesse quesito como parcela importante do tratamento, portanto, se necessário, passe treinamentos específicos de respiração para que o aluno entenda e absorva a técnica.

Exercícios de Pilates voltado para Escoliose

Irei indicar a vocês alguns exercícios que funcionam no tratamento da Escoliose e promovem juntamente com a execução o desenvolvimento de uma respiração benéfica, que oferece ao paciente um ganho além do que o obtido com os tratamentos convencionais.

Escoliose torácica destro convexa

Observe os exercícios:

  1. Flexão lateral para direita com a respiração enfatizada no pulmão esquerdo com utilização de Stretch-Eze

      2. ‏Rotação da coluna para esquerda com a respiração enfatizada no pulmão esquerdo com utilização de OverBall

‏Concluindo…

A respiração é em dúvidas a chave para chegar no resultado obtido. Com ela podemos trabalhar inúmeras facetas do corpo e da mente, inclusive tratar a Escoliose.

Por isso é muito importante realizar uma boa avaliação postural dinâmica, para identificar qual o lado da concavidade direcionar a respiração corretamente, possibilitando ter mais resultados positivos na aplicação do Método Pilates voltado para a escoliose.

O que você achou desse texto? Tem algo a acrescentar? Conta aqui!

Viviane Vales
Educadora Física
Instrutora de Pilates e Garuda®
www.tcpilates.com.br


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.