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Um artigo de 2022 publicado no Brazilian Journal of Development apontou que os profissionais que possuem uma segunda qualificação em idiomas tendem a obter melhores resultados em processos seletivos e em seus cargos. E claro, isso inclui os instrutores de Pilates.

Porém, assim como toda conquista na vida, atingir a fluência em novos idiomas requer analisar as características da língua e dedicar-se a adquirir as capacidades de se comunicar, escrever, compreender, assimilar, ler, etc.

É válido saber que a grande maioria das pessoas que se matricula em uma escola de idiomas não conclui o curso até o final. 

Isto não significa que elas aprenderam o idioma e pararam de frequentar as aulas, mas que infelizmente não concluíram o curso por uma série de motivos, como não passaram para o módulo seguinte com uma boa nota, podendo levar a desistência por ter de repetir o módulo ou frequentar aulas de reforço.

Outros motivos para não concluir o curso de idiomas:

  • Problemas financeiros ou corte de “gastos”;
  • Pouco interesse em aprender;
  • Falta de foco nas aulas;
  • Pouca dedicação com os deveres de casa; 
  • Falta de objetivo. 

Há uma contribuição da aprendizagem de línguas adicionais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de domínio mais geral, além do domínio linguístico, como as funções executivas, de memória e atenção.

Estudos na área das Neurociências têm fornecido evidências importantes sobre a organização do cérebro e as bases neurais da aprendizagem humana. Aprender envolve modificar o cérebro, estabelecer novas conexões, adquirir conhecimento e associá-lo a conhecimentos anteriores. 

Continue o texto e entenda a importância de aprender novos idiomas em sua carreira como instrutor de Pilates. Boa leitura!

Por que ser fluente em outro idioma pode mudar a minha carreira no Pilates?

  • Novos horizontes são abertos e você pode conhecer novas pessoas;
  • O cliente “gringo” não será um problema;
  • Você pode estudar em outros países e ampliar seus conhecimentos após conhecer outras perspectivas;
  • Trabalhar em outros países, conhecer anatomias diferentes e outras maneiras de aplicar os exercícios.

Ou seja, as experiências de vida modificam a estrutura do cérebro e nos auxiliam a desenvolver comportamentos e habilidades que nos capacitam a resolver problemas e desempenhar tarefas no mundo.

Essa capacidade que o cérebro possui de se desenvolver e moldar a partir das experiências que vivemos é resultado de uma habilidade de se adaptar continuamente às mudanças do ambiente, que é um fenômeno denominado plasticidade neuralEssa flexibilidade ou maleabilidade do cérebro é proporcional ao quanto ele é usado ou estimulado. 

Aprender significa formar novas conexões entre os neurônios, reorganizar essas conexões e reforçar as redes de informação através das experiências vividas. Aprender uma nova língua ocasiona uma reorganização neuronal no cérebro.

Isso ocorre porque, para aprender, precisamos recrutar funções cognitivas importantes, que nos permitam planejar, executar ações e atingir objetivos.

Portanto, é conclusivo que, quanto mais estimularmos nosso cérebro aprendendo outro idioma, praticando conversação, escutando, lendo e fazendo exercícios, mais ele se desenvolve para criar estas habilidades praticadas.

Por que continuar limitados se nem nosso cérebro tem limites?

Conclusão

Em resumo, ao aprender novos idiomas, você adquire plasticidade neural, ou seja, uma nova conformação cerebral diferente da anterior, e esta nova conquista te faz capaz de resolver problemas com maior facilidade, ter mais interesse em aprender e conhecer as formas pela qual funcionam o seu aprendizado que vão além do idioma. 

Fora o fato de que você pode conhecer novas pessoas, fazer amigos e conexões diferentes que poderão te levar a outros patamares. Imagine só trabalhar em outro país por ter conhecido pessoas que seriam o link para a oportunidade.

Ou até mesmo ser o instrutor de Pilates referência para pessoas estrangeiras na sua região de atuação ou trabalhar em hotéis aplicando o Método. E quem sabe viajar, juntar conhecimentos do mundo todo e criar seu modelo exclusivo de exercícios.

No final, tudo depende de você. A sua dedicação e seu objetivo serão a chave mestra para abrir as portas das oportunidades da sua vida, depende o quanto você se esforçar, estudar, aprender e explorar as possibilidades que te rodeiam. 

Lembre-se de que a plasticidade neural não tem limites para acontecer de acordo com o estímulo que impõe, assim como você mesmo não tem limites para atingir seus objetivos de acordo com seu esforço.

Referências Bibliográficas

(1) A importância do aprendizado de línguas estrangeiras e da utilização das TICs para mensurar e facilitar o trabalho de professores e gestores: caso “NEPLE”. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.3, p.22110-22131, mar., 2022.

(2) Finger, Ingrid & Brentano, Luciana & Arêas da Luz Fontes, Ana. (2018). Neurociências, Psicolinguística e aprendizagem de línguas adicionais: um diálogo necessário no contexto da Educação do século 21.


























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