Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A Hérnia de Disco é uma doença que acomete mais de 6 milhões de brasileiros da nossa sociedades e justamente por isso, as pessoas têm buscado cada vez mais soluções para aliviar a dor da Hérnia de Disco.

A patologia ocorre a partir de uma mistura de fatores de risco e causas evitáveis e inevitáveis, muitas das quais já classificadas como “problemas da modernidade”, por exemplo, a má postura, o sedentarismo, o uso cada vez mais frequente de aparelhos eletrônicos e a obesidade.

Assim, neste artigo, vamos aprender formas de aliviar as dores causadas pela Hérnia de Disco, além de entender um pouco mais sobre o problema. Vamos lá?

O que causa a dor da Hérnia de Disco?

A dor da Hérnia de Disco é causada pela compressão de raízes nervosas pelo disco herniado. Essa compressão envia estímulos dolorosos para várias partes do corpo, dependendo do nervo atingido.

Mais à diante vamos abordar o tema com mais profundidade, porém, já adiantamos que uma excelente forma de aliviar a dor da hérnia de disco é com exercícios e alongamentos.

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"62516": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 62516 ": {" val ":" rgb (19, 114, 211) "," hsl ": {" h ": 210," s ": 0,83," l ": 0,45}}}," gradientes ": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
GARANTA AGORA

Fique atento! Se você digitar no Google: “como aliviar a dor da Hérnia de Disco”, provavelmente vai ver sites falando que você precisa de repouso e remédio, mas tome muito cuidado pois os estudos atuais indicam o contrário, ou seja, o repouso não vai aliviar a dor da hérnia de disco.

Como é a dor da Hérnia de Disco?

A dor da Hérnia de Disco pode variar de intensidade, indo desde sintomas leves e inespecíficos até dores incapacitantes. Suas principais características são:

  • Dores que irradiam desde a coluna até os membros (braços ou pernas);
  • A dor parece com um choque ou fisgada;
  • Piora ao realizar certos movimentos (como abaixar-se);
  • Alguns casos podem ser acompanhados de espasmos musculares, formigamentos e dormências.

Outras características comuns observadas ao exame físico são a fraqueza muscular e mesmo a redução de reflexos.

É possível aliviar a dor da Hérnia de Disco?

Com certeza! É possível não só aliviar as dores, como tratar suas causas e evitar recorrências do problema. E como já mencionamos anteriormente, uma das formas mais eficazes de aliviar a dor da Hérnia de Disco é através de atividade física.

Nós sabemos que agora você deve estar se perguntando: “Como aliviar a dor da Hérnia de Disco com atividade física sendo que eu nem consigo me mexer de tanta dor?”. Acertamos, né? Então, muita calma pois iremos te mostrar como fazer isso mais abaixo!

Apesar de ser algo potencialmente incapacitante e um diagnóstico que à primeira vista assusta, o tratamento das dores causadas pela Hérnia de Disco é relativamente simples. E no final das contas, tudo se resume ao movimento, isto é: exercícios, alongamentos, caminhadas e práticas esportivas. 

Entretanto, sabemos que realizar os movimentos errados podem causar e agravar o problema, mas se você receber orientação de um profissional, já vai conseguir fazer tudo sozinho em casa.

E, contrariando o senso comum, o repouso e os medicamentos não são as melhore opções para tratar as Hérnias de Disco, pois não agem na raiz do problema. E também não devolvem a funcionalidade ou fortalecem os músculos que ficaram enfraquecidos.

Hoje em dia, existem fisioterapeutas que ajudam pessoas com Hérnia de Disco através da internet e assim, os pacientes podem fazer exercícios em casa mesmo. Uma famosa dupla de fisioterapeutas e especialistas, Mariana Dias e Keyner Luiz, criaram um programa de tratamento com exercícios online para fazer quando e onde quiser (clique aqui para conferir mais informações).

Grupo gratuito no WhatsApp: aberto para todos que sofrem com Hérnia de Disco e desejam receber dicas e exercícios gratuitamente. Quer participar? É só clicar aqui para acessar!

Como aliviar as dores da Hérnia de Disco?

O alívio das dores se dá por duas vias: o manejo da dor e o tratamento do problema em si (a Hérnia de Disco). Continue lendo a matéria e confira cada tipo!

O manejo da dor

De forma geral, existem duas maneiras de manejar as dores da Hérnia de Disco em sua fase mais aguda. São elas:

  • Repouso: indicado somente em casos extremos;
  • Fisioterapia com exercícios.

O repouso é indicado apenas durante a fase mais aguda da Hérnia de Disco, quando a dor é dilacerante. 

Portanto, você não deve abandonar todas as atividades que exijam algum tipo de movimentação e ficar em repouso total até a dor melhorar. Porque, apesar de recomendado em alguns casos, o repouso pode piorar o quadro da Hérnia de Disc e não deve ser feito por mais do que dois dias.

Por isso, mesmo que devagar e pouco, é importante continuar se movimentando, realizando alguns exercícios simples, mas de forma que não piore a dor. 

Isso faz com que a circulação sanguínea se mantenha efetiva, principalmente na região afetada pelo problema, e irá ajudar a melhorar a inflamação.

Outro recurso usado na fase aguda da dor é a fisioterapia com exercícios. O fisioterapeuta irá te passar uma série de exercícios e alongamentos. 

Os exercícios são a forma de terapia não medicamentosa mais recomendada para tratamento e alívio da dor da Hérnia de Disco. Inclusive, mais recomendado que o repouso.

Nesses casos, o papel do fisioterapeuta é essencial e ele utilizará de diversos recursos para auxiliar no alívio da dor e na melhora do problema:

  • Exercícios;
  • Alongamentos;
  • Pequenas caminhadas;
  • Bolsa de água quente.

Tratamento da Hérnia de Disco

O objetivo do tratamento da Hérnia de Disco é tratar completamente sua causa. Para isso, existem exercícios que visam fortalecer o corpo e dar sustentação a coluna e, assim, melhorar os sintomas.

  • Fortalecimento da musculatura abdominal e das costas: esses conjuntos de músculos são de extrema importância para manter o suporte da coluna. O enfraquecimento de um desses grupos musculares sobrecarrega o outro e pode causar problemas como a Hérnia de Disco.
  • Exercícios em geral: melhoram o condicionamento físico e ajudam a reduzir a gordura corporal.
  • Alongamentos: técnicas adequadas de alongamento ajudam não só nos casos de tensão muscular, mas também irão ajudar no processo de fortalecimento dos músculos envolvidos na sustentação da coluna.
  • Caminhadas: estudos recentes apontam que caminhadas leves – de 10 a 20 minutos – ajudam, e muito, na para aliviar a dor da Hérnia de Disco

Além de todos estes itens elencados acima, você também pode praticar alguns métodos – como os mencionados abaixo – que são utilizados no tratamento e prevenção dos sintomas da Hérnia de Disco. Umas das formas mais baratas de tratamento (menos de R$20 reais por mês) é seguir a orientação de um fisioterapeuta pela internet. Veja mais detalhes clicando aqui!

Método Pilates

Apesar de ter ganhado bastante visibilidade nos últimos anos, muitos ainda têm concepções erradas sobre o Pilates. O Método é indicado para todas as pessoas e não somente para aquelas que estejam em processo de tratamento ou reabilitação. 

A técnica visa reforçar, alongar e melhorar a flexibilidade, ainda mantendo as curvaturas fisiológicas do corpo. Dessa forma, ajuda a corrigir algumas das causas e melhorar as dores da Hérnia de Disco.

Reeducação Postural Global (RPG)

O RPG é usado comumente para tratamento e prevenção de problemas posturais e dores relacionadas à coluna. O método atua tanto no controle da dor, quanto na melhora da funcionalidade do paciente. 

No RPG o fisioterapeuta realiza a tração de grupos musculares e assim, leva à uma diminuição da compressão dos nervos. Desta forma, não apenas alivia a dor, como também a melhora do quadro inflamatório.

Outros resultados obtidos com o RPG são o fortalecimento muscular e a melhora da postura que irão ajudar a prevenir futuras crises dolorosas.

Programa de tratamento com consultas online

Este Programa de Tratamento é um meio muito eficaz para aliviar a dor da Hérnia de Disco porque ele justamente atua na raiz do problema e não somente na causa.

Por ser feito pela internet e custar menos de R$20 reais por mês, ele encontra muitos adeptos das mais variadas idades, pois todo o tratamento é baseado em exercícios e alongamentos simples que podem ser feitos em casa e nunca consomem mais que 10 minutos ao dia.

É possível evitar as dores da Hérnia de Disco?

Sim, é possível evitar a maior parte das dores relacionadas à Hérnia de Disco. Isto porque mais de 90% das hérnias são tratáveis com exercícios e alongamentos, ou seja, somente 10% dos casos são graves necessitando de cirurgia.

Algumas mudanças nas rotinas diárias são capazes de melhorar o quadro e prevenir novas episódios dolorosos:

  • Melhorar a postura, principalmente quando for levantar ou carregar objetos pesados;
  • Mudar de posição frequentemente durante o dia, uma vez que sentar-se em uma mesma posição por muito tempo pode acabar sobrecarregando e irritando o disco lesionado;
  • Se alongar com frequência quando precisar permanecer sentado por longos períodos de tempo;
  • Evitar sapatos de salto alto;
  • Se exercitar por pelo menos 10 ou 15 minutos por dia. Assim evita-se a tensão muscular que pode piorar a dor causada pela hérnia;
  • Fazer caminhadas de 10 ou 15 minutos todos os dias.

Conclusão

O controle da dor causada pela Hérnia de Disco pode ser feito utilizando diversas técnicas e métodos, todos com o objetivo de tratar não só a dor, mas também a causa, evitando assim ocorrências futuras.

Existem exercícios que podem ser feitos para aliviar a dor nas costas, independentemente de sua causa. Alguns são simples e podem ser feitos em casa.

Assim, a melhor forma de lidar com as dores causadas pela Hérnia de Disco é se movimentando e procurando algum profissional especialista no assunto.

Grupo gratuito no WhatsApp: aberto para todos que sofrem com Hérnia de Disco e desejam receber dicas e exercícios gratuitamente. Quer participar? É só clicar aqui para acessar!