Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

*Este conteúdo é científico e pode ser utilizado para pesquisas*

Quando o clima começa a esquentar, algumas pessoas se preparam para o “Projeto Verão”. Mesmo sendo importante para o contorno corporal, a gordura localizada é muito mais que estética, envolve aspectos psicológicos em relação ao corpo.

Por isso, é a maior causa de procura nos centros estéticos a fim de tentar melhorar a saúde, aumentar a autoestima e diminuir as disfunções estéticas, trazendo a harmonia corporal tão desejadas por muitos.

Mas qual seria a relação entre alterações posturais e gordura localizada? Muitos não associam o quanto isso pode ser fundamental para o resultado final de um procedimento e para a saúde e bem-estar do aluno. 

Problemas como escoliose, hipercifose e retificação lombar podem alterar a distribuição da gordura corporal. Isso porque, durante anos, desenvolvemos uma postura inadequada, favorecendo uma instabilidade corporal, alteração do centro de gravidade, desequilíbrio, fraqueza muscular, aumentando a gordura localizada e por consequência gerando mais alteração postural

Portanto, quer diminuir a gordura localizada? Então invista na sua postura e verá que o Pilates pode ser um grande aliado na sua consciência e contorno corporal, equilíbrio muscular e reeducação postural, visando na construção de um corpo condicionado e com satisfação pessoal. 

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"62516": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 62516 ": {" val ":" rgb (19, 114, 211) "," hsl ": {" h ": 210," s ": 0,83," l ": 0,45}}}," gradientes ": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
GARANTA AGORA

O que é Gordura Localizada? 

As ditas reservas energéticas nada mais é quando temos uma gordura (adiposidade) localizada em regiões específicas, por exemplo, nos flancos, coxas, culotes e abdômen. 

Alguns fatores como a ação hormonal, genética, aumento de peso, sedentarismo e a má postura pode contribuir para que haja um aumento de gordura na região. 

O que são as alterações posturais?

A coluna não é completamente reta, porém quando existem desvios ou suas curvas fisiológicas se acentuam, podemos afirmar que há uma alteração postural. 

Isso pode ser causado por inúmeros fatores, como:

  • Desequilíbrio musculares;
  • Hábitos posturais;
  • Aumento de peso;
  • Presença de patologias ou lesões.

Qual a relação entre Alterações Posturais e Gordura Localizada?

Lembrando que a intenção deste artigo não é discutir as alterações posturais. Aqui mesmo no Blog Pilates você encontra muitos conteúdos para te ajudar nesse assunto. 

Nesta matéria específica, vamos abordar a relação existente entre alterações posturais e gordura localizada. Vamos lá?

Essa associação entre alterações posturais e gordura localizada pode ser vista em alguns desvios mais comuns, como:

  • Escoliose: é o desvio látero-laterais da coluna vertebral, ou seja, existe uma curvatura para um dos lados. Sendo assim, faz parecer que há um aumento da concentração da gordura para um dos lados, considerando uma escoliose em “C”, o lado côncavo visualmente terá mais acúmulo de gordura, tanto nos flancos, como também nos culotes. 
  • Hipercifose e retificação lombar: toda nossa coluna tem as curvaturas fisiológicas, porém quando temos um aumento do grau da curvatura da coluna cervical, apresentamos a hipercifose e a diminuição da curvatura lombar, se dá a retificação lombar. Com essa alteração, a gordura ficará localizada no abdômen, dando a impressão de que a barriga é maior. Se tiver flacidez associada, o abdômen ficará mais protuso. 

Atuação do Pilates nas Alterações Posturais e  Gordura Localizada

Existem muitos estudos na literatura que apresentam os inúmeros benefícios do Método Pilates para o tratamento e reabilitação de desvio postural, cuidando desde a origem do problema e visando a melhoria da postura. 

Nessa situação, devemos pensar basicamente em recuperar as curvaturas fisiológicas, fortalecimento muscular e alongamento da musculatura envolvida. 

Outra forma que o Método auxilia é que os exercícios de Pilates conseguem trabalhar com precisão a região que necessita, assim torna-se possível contornar e esculpir o corpo de forma que a gordura localizada seja diminuída. 

Além disso, a prática do Método Pilates permite a ativação do Transverso do Abdômen, conhecido como a cinta natural do nosso corpo, é um músculo profundo e está localizado abaixo do reto do abdômen e dos oblíquos internos e externos. Desta forma, com a ação desse músculo, conseguimos manter o contorno corporal e afinar a cintura. 

Conclusão

A boa notícia é que a atuação do Pilates nas alterações posturais e gordura localizada consegue reverter e minimizar a sensação que tem uma “gordurinha” a mais na região.

Mais uma vez o Método Pilates se mostra a principal escolha para qualquer disfunção, seja saúde do corpo, como saúde da mente; afinal, Joseph Pilates já dizia: “é a mente que esculpe o corpo”. 

Vale ressaltar que um bom programa para emagrecimento deve aliar orientação nutricional, a escolha do procedimento estético que irá ser feita a lipólise e o Método do Pilates, assim os resultados serão mais satisfatórios.

 

Referências Bibliográficas:

SILVA, J.F., et al. A relação entre alterações posturais e gordura localizada: Revisão Literatura. Revista Dialogar Academicos, Fortaleza v.3, n.2, jul/dez. 2014.

SIQUEIRA. G.R., et al. Relação entre lordose lombar e o depósito de gordura abdominal em adolescentes e adultos jovens. Re. Bras. Ci e Mov. 2015; 23(2):74-80.

SOUZA, P.A. Pilates na escoliose. Coletânea Pilates. Voll Pilats Group. Porto Alegre, 2018.