Mensagens de texto se tornaram uma forma de comunicação extremamente popular. A utilização delas para fins profissionais têm realizado verdadeiras façanhas para a captação e atendimento ao cliente. Porém, quando se trata de relacionamento com o aluno, será que esse é um meio realmente válido? Esse grau de contato e proximidade não pode causar inconvenientes?
Sem dúvida, a questão dos limites nesse relacionamento com o aluno pode causar alguns transtornos. Porém, discutir e avaliar a situação são as melhores maneiras de usufruir dos benefícios dessa tecnologia, estabelecendo os parâmetros adequados.
Então, nada melhor que analisar o assunto, não é mesmo? Nesse texto você entenderá melhor quais são essas contradições e como resolvê-las! Vamos começar pelas vantagens do uso do celular com esse propósito.
1. Promove o relacionamento com o aluno
Não é novidade que um dos fatores que facilitam a adesão a tratamentos ou programas de exercícios é a relação de empatia que surge entre o cliente e o profissional.
Essa característica é muito comum quando se trata da relação entre médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e seus pacientes. Também é especialmente importante na interação entre alunos e professores.
Esse vínculo é fundamental para muitas pessoas, pois provê uma motivação adicional para a adesão às atividades propostas. Quando ele não ocorre, muitos clientes simplesmente abandonam o programa/tratamento ou procuram outros profissionais.
Como a fidelização do cliente é essencial para garantir ao prestador de serviços condições de realizar seu trabalho, sem ter que passar todo o tempo captando novos alunos, utilizar ferramentas que favoreçam esse relacionamento pode impressionar positivamente e ser uma alternativa interessante.
2. Facilita a comunicação e os agendamentos
Por meio das ferramentas tecnológicas, é possível agendar atendimentos com mais facilidade e cancelar compromissos, em caso de um imprevisto real. Desta forma, muitos profissionais conseguem economizar até mesmo o valor que seria gasto com funcionários responsáveis para atendimento.
Especialmente no início de uma carreira, quando nem sempre os recursos são suficientes para montar toda a estrutura de uma clínica, esse sistema pode ser muito útil.
3. Disciplina o tempo utilizado para a comunicação
Caso a opção para comunicação seja a utilização de aplicativos de mensagens, isso pode até mesmo evitar que tempo seja gasto com ligações telefônicas. Ao esclarecer aos seus alunos que, devido à realização de atendimentos, você não pode atender ligações telefônicas, eles ficam cientes dessa limitação.
Estabelecer a certeza de que as mensagens deles serão verificadas ao final de determinado período evita conversas telefônicas que pareciam rápidas, mas que se tornam intermináveis e consomem o seu tempo.
4. Torna a comunicação mais objetiva
Quando digitam uma mensagem, as pessoas tendem a ser mais concisas do que em sua fala. Além disso, a consciência de que o profissional está em atendimento e não vai interagir no mesmo momento, inibe o desenvolvimento de assuntos não pertinentes à relação profissional.
5. Permite o compartilhamento de informações interessantes
Encontrou naquele blog um texto que fala sobre os benefícios do Pilates suspenso? O aplicativo de mensagens é perfeito para você compartilhar o link com seus alunos!
Assim, eles percebem que o professor é antenado e está sempre pesquisando, além de solidificarem a confiança no método. São gestos simples, mas que causam impacto positivo sobre a disposição do aluno de permanecer sob seus cuidados.
6. Promove o conhecimento dos alunos
Muitas pessoas procuram não apenas um serviço, mas a realização de um sonho. Ao conhecê-las melhor, é possível atendê-las de forma a contribuir para a sua realização.
Além disso, sabendo de suas expectativas, é possível mostrar a elas como a realização das atividades propostas cumprem os objetivos relacionados às suas metas pessoais. Como resultado, você saberá exatamente como motivá-las.
7. Permite o engajamento e a divulgação do seu trabalho
Por meio de aplicativos de mensagem e imagens, é possível engajar os alunos para alcançarem resultados melhores. O professor criativo pode lançar desafios específicos e possíveis, com prazos de realização estipulados. Quando se considera o quanto essa geração é conectada, eles tendem a responder a esse tipo de estímulo com muito entusiasmo.
Além disso, incentivar a divulgação de fotos relacionadas ao desafio com hashtags predeterminadas tem um enorme potencial para divulgar o seu trabalho e tornar o seu nome conhecido no meio.
Quando seus alunos mostram como realizam as atividades e os resultados que obtiveram, eles fazem uma propaganda que pode alcançar mais público e trazer novos clientes.
8. Cria oportunidades para um trabalho motivacional
Sim, algumas pessoas necessitam de um incentivo motivacional. Afinal, nem todas conseguem realizar atividades às quais se propuseram apenas com a motivação intrínseca.
Com os aplicativos de texto, você pode divulgar mensagens de motivação que podem fazer a diferença no dia a dia de seus alunos e garantir a adesão ao programa de treinamento.
Cuidados na comunicação com os alunos
No entanto, não podemos nos esquecer de que nem todos têm uma visão clara dos limites de uma relação profissional e de que alguns comportamentos são inadequados.
Portanto, para evitar problemas e transtornos, é importante estabelecer alguns parâmetros para que essa comunicação aconteça de forma apropriada e benéfica para ambas as partes.
Desde o início, estabeleça algumas regras e, sempre que solicitado, mostre que elas são fundamentais para o bom desenvolvimento do seu trabalho e o atendimento aos outros alunos. Selecionamos algumas sugestões de regras que podem ser adotadas:
- Como já foi falado, mostre que quando o aluno está sendo atendido por você, este horário é sagrado. Assim, como bom profissional, será possível se concentrar naquele único atendimento.
- Durante a sessão, não atenda telefone ou responda mensagens. Assim, quando você o atender apenas nos horários estipulados, o aluno não poderá reclamar.
- Responda as dúvidas de maneira educada, mas breve. Desta forma, a comunicação se torna mais objetiva, poupando o tempo de todos.
- Caso você abra espaço para tratar de assuntos pessoais, alguns alunos se sentirão livres para fazer o mesmo. Portanto, avalie se essa é realmente a opção que você deseja.
- Estabeleça um horário máximo de atendimento, para não prejudicar sua vida pessoal. Se você não trabalha aos finais de semana ou à noite, é importante reservar esse tempo para seus próprios interesses, sem precisar ficar respondendo mensagens relacionadas ao trabalho.
Concluindo…
E agora, entendeu como o celular pode promover o relacionamento com o aluno, beneficiando as duas partes? Percebeu como esse vínculo pode promover a fidelização e bons resultados? Já lida com esse tipo de comunicação? Então, compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!
ótimo artigo, simplesmente amei o contéudo!!! Muito Obrigada!!!