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Celular em relacionamento com o aluno: quais os limites?

Mensagens de texto se tornaram uma forma de comunicação extremamente popular. A utilização delas para fins profissionais têm realizado verdadeiras façanhas para a captação e atendimento ao cliente. Porém, quando se trata de relacionamento com o aluno, será que esse é um meio realmente válido? Esse grau de contato e proximidade não pode causar inconvenientes?

Sem dúvida, a questão dos limites nesse relacionamento com o aluno pode causar alguns transtornos. Porém, discutir e avaliar a situação são as melhores maneiras de usufruir dos benefícios dessa tecnologia, estabelecendo os parâmetros adequados.

Então, nada melhor que analisar o assunto, não é mesmo? Nesse texto você entenderá melhor quais são essas contradições e como resolvê-las! Vamos começar pelas vantagens do uso do celular com esse propósito.

1. Promove o relacionamento com o aluno

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Não é novidade que um dos fatores que facilitam a adesão a tratamentos ou programas de exercícios é a relação de empatia que surge entre o cliente e o profissional.

Essa característica é muito comum quando se trata da relação entre médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e seus pacientes. Também é especialmente importante na interação entre alunos e professores.

Esse vínculo é fundamental para muitas pessoas, pois provê uma motivação adicional para a adesão às atividades propostas. Quando ele não ocorre, muitos clientes simplesmente abandonam o programa/tratamento ou procuram outros profissionais.

Como a fidelização do cliente é essencial para garantir ao prestador de serviços condições de realizar seu trabalho, sem ter que passar todo o tempo captando novos alunos, utilizar ferramentas que favoreçam esse relacionamento pode impressionar positivamente e ser uma alternativa interessante.

2. Facilita a comunicação e os agendamentos

Por meio das ferramentas tecnológicas, é possível agendar atendimentos com mais facilidade e cancelar compromissos, em caso de um imprevisto real. Desta forma, muitos profissionais conseguem economizar até mesmo o valor que seria gasto com funcionários responsáveis para atendimento.

Especialmente no início de uma carreira, quando nem sempre os recursos são suficientes para montar toda a estrutura de uma clínica, esse sistema pode ser muito útil.

3. Disciplina o tempo utilizado para a comunicação

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Caso a opção para comunicação seja a utilização de aplicativos de mensagens, isso pode até mesmo evitar que tempo seja gasto com ligações telefônicas. Ao esclarecer aos seus alunos que, devido à realização de atendimentos, você não pode atender ligações telefônicas, eles ficam cientes dessa limitação.

Estabelecer a certeza de que as mensagens deles serão verificadas ao final de determinado período evita conversas telefônicas que pareciam rápidas, mas que se tornam intermináveis e consomem o seu tempo.

4. Torna a comunicação mais objetiva 

Quando digitam uma mensagem, as pessoas tendem a ser mais concisas do que em sua fala. Além disso, a consciência de que o profissional está em atendimento e não vai interagir no mesmo momento, inibe o desenvolvimento de assuntos não pertinentes à relação profissional.

5. Permite o compartilhamento de informações interessantes

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Encontrou naquele blog um texto que fala sobre os benefícios do Pilates suspenso? O aplicativo de mensagens é perfeito para você compartilhar o link com seus alunos!

Assim, eles percebem que o professor é antenado e está sempre pesquisando, além de solidificarem a confiança no método. São gestos simples, mas que causam impacto positivo sobre a disposição do aluno de permanecer sob seus cuidados.

6. Promove o conhecimento dos alunos

Muitas pessoas procuram não apenas um serviço, mas a realização de um sonho. Ao conhecê-las melhor, é possível atendê-las de forma a contribuir para a sua realização.

Além disso, sabendo de suas expectativas, é possível mostrar a elas como a realização das atividades propostas cumprem os objetivos relacionados às suas metas pessoais. Como resultado, você saberá exatamente como motivá-las.

7. Permite o engajamento e a divulgação do seu trabalho

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Por meio de aplicativos de mensagem e imagens, é possível engajar os alunos para alcançarem resultados melhores. O professor criativo pode lançar desafios específicos e possíveis, com prazos de realização estipulados. Quando se considera o quanto essa geração é conectada, eles tendem a responder a esse tipo de estímulo com muito entusiasmo.

Além disso, incentivar a divulgação de fotos relacionadas ao desafio com hashtags predeterminadas tem um enorme potencial para divulgar o seu trabalho e tornar o seu nome conhecido no meio.

Quando seus alunos mostram como realizam as atividades e os resultados que obtiveram, eles fazem uma propaganda que pode alcançar mais público e trazer novos clientes.

8. Cria oportunidades para um trabalho motivacional

Sim, algumas pessoas necessitam de um incentivo motivacional. Afinal, nem todas conseguem realizar atividades às quais se propuseram apenas com a motivação intrínseca.

Com os aplicativos de texto, você pode divulgar mensagens de motivação que podem fazer a diferença no dia a dia de seus alunos e garantir a adesão ao programa de treinamento.

Cuidados na comunicação com os alunos 

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No entanto, não podemos nos esquecer de que nem todos têm uma visão clara dos limites de uma relação profissional e de que alguns comportamentos são inadequados.

Portanto, para evitar problemas e transtornos, é importante estabelecer alguns parâmetros para que essa comunicação aconteça de forma apropriada e benéfica para ambas as partes.

Desde o início, estabeleça algumas regras e, sempre que solicitado, mostre que elas são fundamentais para o bom desenvolvimento do seu trabalho e o atendimento aos outros alunos. Selecionamos algumas sugestões de regras que podem ser adotadas:

  • Como já foi falado, mostre que quando o aluno está sendo atendido por você, este horário é sagrado. Assim, como bom profissional, será possível se concentrar naquele único atendimento.
  • Durante a sessão, não atenda telefone ou responda mensagens. Assim, quando você o atender apenas nos horários estipulados, o aluno não poderá reclamar.
  • Responda as dúvidas de maneira educada, mas breve. Desta forma, a comunicação se torna mais objetiva, poupando o tempo de todos.
  • Caso você abra espaço para tratar de assuntos pessoais, alguns alunos se sentirão livres para fazer o mesmo. Portanto, avalie se essa é realmente a opção que você deseja.
  • Estabeleça um horário máximo de atendimento, para não prejudicar sua vida pessoal. Se você não trabalha aos finais de semana ou à noite, é importante reservar esse tempo para seus próprios interesses, sem precisar ficar respondendo mensagens relacionadas ao trabalho.

Concluindo…

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E agora, entendeu como o celular pode promover o relacionamento com o aluno, beneficiando as duas partes? Percebeu como esse vínculo pode promover a fidelização e bons resultados? Já lida com esse tipo de comunicação? Então, compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

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