Como você, instrutor, conduz sua aula de Pilates? Tem o hábito de demonstrar cada exercício? Executa os exercícios lado a lado com seu aluno/paciente? Você acha possível conduzir uma aula apenas verbalmente?
Na formação de pilates clássico os profissionais são orientados a trabalhar através de comandos verbais. Porém, é comprovado que a maioria das pessoas correspondem mais facilmente através de estímulos visuais. E então o porquê não utilizar essa ferramenta para as aulas de Pilates?
Nesse texto iremos abordar o porquê o comando verbal deve ser utilizado em suas aulas de Pilates: quais são os benefícios e diferenciais desse método, e como eles contribuem para uma aula melhor.
Comando verbal e a condução por tato: Como estimular outros sentidos
Quando orientamos nossos alunos através do comando verbal, além da audição estimulamos também a concentração e a imaginação. Pois o aluno deverá ouvir a instrução e transformar em movimento, e sim, no primeiro momento ele sentirá falta do estímulo visual, de ver o instrutor demonstrando como faz até porque não está acostumado com a falta deste tipo de estímulo.
Mas isso irá ocorrer somente no primeiro momento. Depois de uma breve adaptação ele não terá mais nenhuma dificuldade, pois o aluno irá treinar a habilidade de reconhecer o exercício pelo comando e de forma gradual irá se tornando cada vez mais fácil.
Além do estímulo verbal, podemos usar outra ferramenta: o tato! Sim, através do toque podemos conduzir o movimento, limitar a amplitude, criar oposição e induzir o aluno ao movimento. Sendo assim, não é preciso reproduzir o exercício e sim orientar com as mãos para que o aluno faça o exercício.
Influenciando a autoestima na aula de pilates
Quando o professor demonstra um movimento ele deve fazer da forma mais correta possível, para dar ao aluno a ideia exata do que ele deve fazer, correto? Mas e se este aluno for uma pessoa com dificuldades em se movimentar e com uma coordenação motora pouco estimulada?
Provavelmente ele sentira dificuldade em fazer até os movimentos mais simples, pois ao ver a reprodução do instrutor sendo realizada, ele não irá dizer, mas com certeza pensará que nunca vai conseguir fazer isso, devido a sensação de incapacidade que ele irá desenvolver junto com a baixa autoestima. Como consequência é quase certo que este aluno desistirá em breve das aulas de Pilates.
Quando o professor não demonstra o exercício nas aulas de Pilates, ele consequentemente não dá nenhuma referência ao aluno. Então ele terá que construir o seu próprio movimento, aquele que está dentro da sua capacidade, nada a mais nem a menos. Portanto o aluno não criará uma expectativa de dificuldade para realizar o movimento, logo isso pode estimular a vontade de praticar.
O benefício para a saúde do profissional
É comum os profissionais de Pilates darem cinco ou mais aulas por dia. A execução intensa e prolongada dos exercícios levará o profissional a um cansaço extremo e ele não vai conseguir trabalhar assim por muito tempo. estresse e lesões podem fazer parte da rotina e fica quase impossível imaginarmos como estará este profissional daqui a 10 ou 20 anos. E devido esse excesso, alguns profissionais se limitam apenas a mostrar como o exercício deve ser feito com poucas repetições.
Desta forma, outro problema aparecerá: no momento em que precisar demonstrar um exercício mais complexo, com grau de dificuldade elevado, os músculos e articulações podem não estar preparados/aquecidos e a possibilidade de ter uma lesão é muito grande.
Mais um motivo de estimular e começar a introduzir o comando verbal em sua aula de Pilates. Pois esse método, junto com o estímulo do tato, pode trazer benefícios não só a seu aluno, mas para o seu próprio corpo e evitar o cansaço.
Facilita a visualização do trabalho dos músculos profundos
Sabemos que no Método Pilates a estabilidade da coluna e das cinturas pélvica e escapular, é fundamental. Para isto, a solicitação da musculatura mais profunda na região central do corpo, a Power House, é constante durante toda a aula.
É muito difícil visualizar este trabalho muscular, e principalmente, descobrir que músculos devem ser trabalhados. Sendo assim, se torna fundamental que o professor, mesmo que tenha o costume de demonstrar, tenha comandos verbais bem direcionados para que o aluno consiga executar os exercícios através do Power House.
Para o Professor que faz todos os exercícios lado a lado com seu aluno/paciente, é quase impossível dar as orientações e as correções adequadas, justamente pelo fato de não estar observando diretamente a reprodução dos exercícios feito pelos alunos.
Para concluir..
Talvez você possa estar pensando, que dar um comando verbal é muito mais fácil do que realizar o exercício, não é mesmo? Mas engano seu! Para dar aula somente com comando de voz você deve conduzir cada movimento detalhadamente, desde a posição inicial até a transição para o próximo exercício.
Tem que corrigir e adaptar (se necessário), dar dicas para melhorar a execução, dar ritmo e intensidade a cada exercício. A linha Clássica trabalha com uma sequência de exercícios, com uma ordem estabelecida para o Reformer e o Mat (solo), como Joseph Pilates fazia, e desta forma a fluidez também faz parte do comando verbal.
Existem técnicas para executar este comando, e é necessário muito treino para que o profissional as domine totalmente. Com 20 anos de carreira, consigo afirmar que é um método que vale a pena ser estudado e praticado nas aulas. O comando verbal pode ser mais eficaz do que parece.
Isso pode parecer estranho para a maioria dos profissionais que trabalham com o Método Contemporâneo, onde é mais comum ensinar cada exercício de maneira visual, isto é, demonstrando. Deixo claro que não estou dizendo que seja errado ensinar desta forma, mas esta não é a única forma de ensinar.
E você pratica ou já experimentou o comando verbal em suas aulas de pilates? Conta para gente sua experiência!
Sempre linda!!
Obrigada!
Muito Bom !!
Obrigada Rafael!
Parabéns pelo blog !