Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A primeira impressão de uma aula é sempre algo que marca as pessoas e pode afastar ou aproximar o cliente de você. Por isso, vou falar, com base na minha experiência, o que acredito ser importante nesse primeiro contato com o aluno. 

Antes de marcar a aula experimental eu sempre converso com a pessoa e procuro saber os motivos dela ter procurado o Pilates: se teve indicação médica ou se tem algum problema de coluna ou nas articulações, por exemplo.

Isso ajuda a nortear melhor a preparação da aula inicial. Tudo sempre com muita educação e paciência demonstrando interesse pela história para que o primeiro contato com o aluno seja o mais humanizado e responsável possível. 

O primeiro contato com o aluno: o que deve ser feito?

Quando o cliente chega, procuro recebê-lo com um sorriso para deixá-lo à vontade. Assim que ele entra na sala, peço para sentar e faço um breve cadastro e anamnese.

Nessa conversa já pergunto sobre o histórico de saúde e a história do exercício físico na vida. É nesse momento que presto bastante atenção, pois nesse primeiro contato com o aluno, ele sempre deixa claro as suas limitações físicas e o seu principal objetivo com as aulas de Pilates.

Uso um software de gestão para o meu Studio que tem aplicativo no celular, isso facilita muito, porque de início faço um breve cadastro, mas é através do aplicativo que gero um link após esse primeiro contato e envio para que o cliente preencha mais informações para completar o cadastro. Terminada essa parte, começamos a aula em si!

Nesta primeira aula, procuro planejar de acordo com a conversa que tenho com o cliente antes, no contato via WhatsApp ou demais redes sociais. Outra dica fundamental é prestar atenção nas respostas e fazer a ligação com o seu histórico de saúde e movimento. 

Tenha uma aula experimental de sucesso

Quando começo as aulas de Pilates, peço que ele não prenda a respiração e deixe-a fluir naturalmente durante os exercícios. Não forço o aprendizado da respiração logo na primeira aula, porque isso afasta muita gente.

Várias pessoas acabam se assustando com o excesso de comandos logo de cara: sabe quando a gente aprende a dirigir, parece que é informação demais e não vamos conseguir aprender tudo e executar direito?

É a mesma sensação que a pessoa sente quando nós corrigimos demais ou então damos muitos comandos verbais.

O ponto mais importante da aula experimental é fazer, nesse primeiro contato com o aluno, que ele se apaixone pela aula e queira fechar o plano mais longo. Por isso, o ideal é usar todas as ferramentas disponíveis para cativar nosso cliente, mas claro que isso varia de pessoa para pessoa.

É fundamental usar da nossa sensibilidade como seres humanos e profissionais da área para prestarmos atenção nos detalhes que muitas vezes estão escondidos. 

Durante a execução dos movimentos procuro me atentar ao feedback do cliente: se ele faz careta de dor, se apresenta desconforto ou se está confortável com os movimentos, por exemplo. Tudo isso é uma resposta sobre sua aula.

Além de observar as limitações e possíveis desvios articulares, dependendo do feedback do cliente durante a aula, eu mudo os exercícios que planejei para fazer com que ele tenha a melhor experiência possível e esse primeiro contato com meu aluno seja ainda mais personalizado e individual.

No final da aula pergunto como foi e o que achou. É neste momento que presto atenção na reação das expressões faciais, porque a maior parte dos clientes deixa claro se vai ou não fazer aulas com você. 

Em seguida falo brevemente dos pontos que observei, o que podemos fazer para melhorar e como podemos delinear seus futuros treinos. Aqui é um ponto-chave: é o momento que você tem para cativar o seu cliente com os possíveis resultados que ele poderá alcançar com a prática das aulas de Pilates, portanto, atenção à argumentação.

Você não precisa usar termos técnicos nem nada disso, na verdade acredito que isso causa um distanciamento desnecessário. E aqui precisamos de aproximação! Explique com termos usuais do dia a dia como poderá melhorar as dores e fale como a rotina de trabalho irá ser beneficiada com a prática regular do Pilates.

Uma pergunta interessante que muitos alunos me fazem antes de começarem as aulas é: “Mas em quanto tempo vou ter resultados?”! Aqui eu utilizo aquele velho slogan do Joseph Pilates “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.”.

Conclusão

Antes de mais nada, no primeiro contato com o aluno, é de extrema importância dar bastante atenção, porque muitas das limitações físicas estão mais relacionadas com a história emocional do que com o próprio problema físico. 

Cada pessoa tem a sua individualidade e características próprias, tornando-as únicas, então precisamos tratar cada cliente de uma maneira especial e humana. Empatia e gentileza são dois fatores fundamentais para trabalhar com pessoas. 

Acredito que como seres humanos nós devemos nos atentar aos detalhes para planejar melhor as aulas e também saber se tal cliente ficaria bem em tal turma ou em outra, mas isso já é assunto para outra matéria! 

Espero que tenham gostado do conteúdo, escrevo sempre com base na minha experiência. São 14 anos ministrando aulas de Pilates, então passei por várias situações que me trouxeram grandes aprendizados. Espero poder contribuir e trazer um pouco do meu dia a dia para auxiliar no aprendizado e experiência de vocês!

Até a próxima!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.