Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A respiração é o primeiro ato que aprendemos logo após o nascimento. Assim, quando nosso pulmão se enche de ar, garantimos o aporte de oxigênio necessário para que nosso corpo funcione. Mas você sabe a importância da respiração dentro do Pilates?

Se a respiração é tão instintiva e inconsciente, por que será que Joseph Pilates deixou em seu livro a importância de se respirar adequadamente? Qual a relevância desse ato tão simples em uma aula de Pilates?

A respiração sempre foi vista como algo já aprendido e percebido pelo nosso corpo. No entanto, hoje conseguimos enxergar a sua importância na fala, nas emoções e até mesmo na excelência da circulação sanguínea para o nosso corpo. Joseph Pilates sempre se preocupou com o benefício da saúde como um todo para as pessoas. 

Ele não ensinava só um Método de treinamento físico, mas enfatizava a necessidade do cuidado à saúde de modo geral, pensando em todo mal causado pelos maus hábitos de uma sociedade contemporânea. 

Nos últimos tempos, vivemos uma doença que causou uma pandemia mundial e afetou a capacidade respiratória de muitas pessoas. Durante esse tempo, consegui auxiliar meus alunos nessa melhora da capacidade pulmonar através de simples exercícios respiratórios. 

Esses movimentos os fizeram avançar com muito mais intensidade em sua fase de recuperação e evolução dos exercícios. 

Além disso, o fato de ter uma respiração consciente traz ao corpo de forma muito mais simples a tão buscada estabilização do eixo axial e força de Power House.

Diante de tantas descobertas, vemos a respiração dentro do Pilates como elemento muito importante durante os treinos. E sim, seus alunos precisam aprender a respirar corretamente antes de saber fazer um The Hundred

Sou Roberta Ribeiro, instrutora de Pilates há 14 anos, proprietária da Plataforma Pilates Online Brasil e professora do curso de Pilates Clássico na PKR Cursos, e no texto de hoje vamos falar sobre a importância da respiração dentro do Pilates. Boa leitura!

A importância da respiração dentro do Pilates 

  • Aumenta aporte de oxigênio necessário para os exercícios;
  • Auxilia a ação muscular expiratória dos músculos abdominais e a mobilidade torácica na fase inspiratória;
  • Permite uma maior concentração dos movimentos através do autoconhecimento;
  • Aumenta a capacidade inspiratória e expiratória máxima do sistema pulmonar;
  • Permite o massageamento das linfas abdominais.

Sabendo de todos esses benefícios dos exercícios respiratórios, como você pode ensinar seu aluno a respirar adequadamente de forma simples e estratégica?

Em primeiro lugar você vai precisar avaliar a forma como esse aluno respira. Veja se é uma respiração mais diafragmática, torácica ou mista. Nos meus anos de experiência vejo que a respiração costuma ser prioritariamente diafragmática, o que não é ruim, porém não é o adequado para praticar Pilates.

Caso seu aluno tenha esse tipo de respiração você deverá fazer o seguinte exercício:

  • Pegue uma fita de pano ou uma faixa elástica extraforte e peça para seu aluno colocá-la em volta das costelas fluentes com as pontas para frente;
  • Faça um X com a fita na frente do peito e peça para ele segurar as pontas com as mãos supinadas;
  • Peça então para inspirar, levando o ar para a fita. Na expiração oriente que puxe as pontas para fora para auxiliar o fechamento das costelas;
  • Repita 10 vezes em todo início de aula até que ele possa fazê-lo sem o auxílio da fita.

Exercício de Consciência Respiratória Torácica 

(A) Momento Inspiratório do exercício (B) Momento expiratório do exercício

Caso você observe uma respiração mais torácica, leve o olhar ao movimento do transverso do abdômen. Você pode usar a mesma fita de pano para fazer o seguinte exercício:

  • Envolva a fita em volta da cintura, na linha do umbigo e faça o mesmo X, agora na frente da barriga, segurando as pontas com as palmas das mãos em posição supinada;
  • Peça então para que seu aluno inspire todo ar nas costelas e na expiração ele puxe as pontas da fita para fora para criar a consciência do movimento de contração do transverso do abdômen;
  • Lembre que o crescimento axial deve ser para cima e para baixo como a sensação do Two Way Stretch;
  • Repita de 6 a 10 vezes.

Se o seu aluno tiver uma respiração mista, você pode utilizar as duas formas acima na mesma aula até que o aprendizado seja fixado da maneira correta.

Quais os benefícios de uma boa respiração dentro do Pilates?

O propósito de você ensinar a respiração para o seu aluno é que ela vai te ajudar a evoluí-lo de forma consciente e saudável. O livro de Joseph já deixa bem especificado que todo exercício tem uma respiração adequada e isso não foi escrito de forma aleatória.

Além disso, ele tinha um propósito em cada movimento e demonstrou uma completa integração com a respiração. Veja o Single Leg Stretch, por exemplo. Nesse exercício você precisa inspirar alongando a perna direita e expirar alongando a perna esquerda. 

Mais um exemplo de como os exercícios respiratórios podem auxiliar suas aulas. Se o seu aluno sabe que na inspiração ele precisa ativar de forma consciente os músculos acessórios da respiração para abrir as costelas e ativar o serrátil para tal, a sobrecarga na cervical se torna bem mais baixa. 

E se ele sabe que na hora da expiração vai precisar ativar conscientemente o transverso do abdômen, além de evitar uma sobrecarga na região lombar, pode até mesmo uma possível diástase abdominal por excesso de pressão na parede do reto do abdômen. 

Veja que não se preocupar com esses detalhes faz com que sua aula fique muito mais difícil de se entender e, portanto, de evoluir com seu aluno. Uma aula com a base respiratória adequada pode facilitar o seu dia a dia.

Conclusão

Invista nas primeiras aulas e entregue ao seu aluno tudo o que o Método pode proporcionar, mostrando a importância e a necessidade de uma boa respiração dentro do Pilates

Lembre-se que esse Método que você tem em suas mãos é um dos mais completos de exercício físico que pode levar seu aluno a um nível de mobilidade, flexibilidade, fortalecimento e consciência corporal como poucas modalidades por aí. 

Então siga os ensinamentos do mestre Joseph Pilates com veemência e excelência e colherá frutos que farão de você uma referência como instrutor de Pilates na sua região.

Inspire, expire e siga em frente!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.