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O ato de administrar seu Studio de Pilates pode ser considerada como a “coluna vertebral” que propicia a estrutura do negócio, sendo responsável por garantir o bom funcionamento ou, em caso de má gestão, desencadear um processo de prejuízos e posteriormente a falência.

Por muitas vezes, encontramos excelentes profissionais (do ponto de vista técnico) trabalhando com o método Pilates e com o  treinamento funcional, que desconhecem ou muitas vezes negligenciam o gerenciamento financeiro e expõem ao risco o seu o negócio.

Uma das coisas mais difíceis de administrar seu Studio de Pilates, é lidar com as pressões externas que podem cair sobre você.

É normal, no começo do seu empreendimento, ter ao menos uma dessas dúvidas: Como alcançar o sucesso? Devo contratar mais colaboradores? Consigo lucrar quanto? Qual será o valor da minha aula?

E a principal: Como administrar meu Studio de Pilates?

Nesse artigo, separamos para você algumas dicas que podem te ajudar a administrar seu próprio negócio.

Adminstrar seu studio de Pilates

Antes das dicas, quero que você pense sobre seu espaço.

Você precisa pensar em qual é o público alvo do seu Studio, o que eles precisam?

E como você pode auxilia-los com o seu empreendimento. No caso do Pilates, vamos supor que o seu espaço está localizado próximo a um parque ou uma associação de moradores. Após uma pesquisa de mercado, você descobriu que na concorrência a maioria são idosos.

Então, o maior publico do seu Studio, consequentemente será a terceira idade.

Depois que você traçar seu público e o próprio objetivo, precisamos planejar.

Você pode realizar a gestão financeira de forma simples e eficaz, mas isso requer um controle e planejamento de cada passo para, assim, manter a saúde financeira do  seu Studio.

Separamos alguns passos essenciais para te ajudar com isso:

1) Planejamento estratégico

O primeiro passo na gestão de qualquer negócio é um bom planejamento estratégico, que serve como um guia para nortear as ações e direcionar até quando avançar ou recuar.

A análise SWOT (ou FOFA, em português) é uma ferramenta simples e uma excelente forma para realizar uma avaliação sistêmica do negócio.

A Análise FOFA( Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta de gestão para fazer uma análise de cenário, que pode ser usada como base para a administração ou planejamento estratégico do seu Studio de Pilates.

O FOFA pode ser usado em qualquer empreendimento independentemente do tamanho da empresa ou do nicho em que ela atua.

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2) Planejamento financeiro 

Existe a necessidade de um planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo que propicie o alcance das metas desejadas para o Studio como, por exemplo a troca de equipamentos, a contratação de funcionários, uma reforma ou ampliação, além do fundamental, que é o lucro esperado.

Para garantir que está tudo saindo conforme o previsto no planejamento anual o gestor deve revê-lo todo mês, identificar o que está fora do estipulado e tomar as decisões mais assertivas para atingir as metas, e melhor administrar seu studio de Pilates.

A primeira ação para manter a saúde financeira de qualquer negócio é separar as finanças pessoais dos sócios das finanças da empresa.

Muitos proprietários comprometem os resultados do Studio por não conseguir uma disciplina financeira, e gastam sem nenhum controle e planejamento.

3) Gestão do fluxo de caixa 

O controle das receitas e despesas é essencial para analisar e avaliar o desempenho do negócio. Desta maneira, você terá informações suficientes para executar um planejamento eficiente e tomar decisões.

Além disso, é fundamental organizar as finanças e estabelecer orçamentos para cada um dos principais gastos do negócio (aluguel, recursos humanos, marketing, concessionárias, equipamentos, etc.).

Os registros das despesas e receitas devem ser precisos e estarem disponíveis ao gestor para consulta em poucos segundos através de uma simples tabela no Excel ou até mesmo em um software de gerenciamento que integra as informações gerenciais e auxilia a gestão do negócio.

Manter um controle do fluxo de caixa (receitas e despesas) com um planejamento financeiro que guia os passos do espaço, apontando até quando avançar ou recuar nas ações é essencial para a saúde financeira do Studio.

4) Faturamento 

Um dos significados da palavra faturar é ganhar dinheiro, porém muitos Studios operam próximo ao ponto de equilíbrio. Isso acontece devido à despesa média da empresa estar bem perto ao faturamento bruto.

Um erro comum que impede alavancar o sucesso dos Studios é quando o gestor deixa de computar sua própria remuneração, ou seja, não leva em conta no balanço financeiro seu salário, seja como administrador ou instrutor.

Assim, é fundamental aumentar a receita e manter as despesas sob controle. Para que isso seja eficaz, deve-se montar um planejamento bem definido sem esquecer-se de pensar em estratégias para aumentar o lucro.

5) Marketing 

Não podemos esquecer do marketing do seu espaço.

Você precisa criar um logotipo, ou seja uma marca, do seu Studio junto com toda a uma identidade visual. Vai ser a partir dessas áreas que você pode montar todo a sua campanha de marketing.

Um dos pontos iniciais é a criação do Flyer do espaço, nele você pode colocar alguma promoção ou desconto especial para atrair seu público.

Esses flyers são uma forma de divulgação antiga, mas, infalível. O importante é fazer com que as pessoas conheçam sua própria marca.  Outra coisa importante é criar as contas do seu Studio nas redes sociais,  atualmente um compartilhamento ou like pode alcançar muita gente.

O fato de seu Studio de Pilates estar nas redes sociais influencia muito na hora do seu cliente pesquisar mais sobre o local, por isso, é  necessário que você sempre alimente essas páginas e publique conteúdo.

Por exemplo, compartilhar uma foto de um exercício, uma imagem de seus alunos na aula ou curiosidades sobre o Pilates.

Concluindo… 

A tomada de decisões é fundamental para o funcionamento da empresa, e os proprietários evitarem a postergação das indecisões e estarem preparados para situações que podem ser positivas ou negativas.

Quem tiver a maior probabilidade de acerto deve usar como critérios a missão, visão e valores da empresa.

O gestor deve estar preparado para encontros e também situações tranquilas ou turbulentas. Por conta disso, é fundamental ter certo “jogo de cintura” para lidar com pessoas de personalidades diversas.

Por fim, é bom se arriscar mas até o mesmo o risco pode conter uma boa estratégia.

Espero que o artigo tenha te ajudado.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

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