Pilates aliado ao Treinamento Funcional para Hérnia de Disco - Blog Pilates

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Pilates aliado ao Treinamento Funcional para Hérnia de Disco

Pilates aliado ao Treinamento Funcional para Hérnia de Disco
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Atualmente 5,4 milhões de brasileiros sofrem com hérnia de disco e muitas vezes confundida com a dor no nervo ciático a hérnia de disco representa 90% dos problemas relacionados à coluna, sendo que os outros 10% estão associados à má postura, tumores e fraturas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A hérnia de disco lombar é considerada uma patologia extremamente comum, que causa séria inabilidade em seus portadores.Estima-se que 2 a 3% da população sejam acometidos desse processo, cuja prevalência é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 35 anos.

A fuga do núcleo pode ser anterior (mais raros) ou posterior (mais frequentes). Das hérnias de disco lombares, 90% estão localizadas em L5-S1 e L4-L5 e as hérnias discais lombares mais comuns são as paramedianas e colateral direita ou esquerda.

E você sabe como fazer um tratamento com o método Pilates? Nesse texto você vai encontrar dicas para unir o treinamento funcional ao método e resolver esse problema muito comum em que muitos alunos se queixam.

Sobre a hérnia de disco lombar

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Considerada uma patologia extremamente comum, que causa séria inabilidade em seus portadores, a hérnia de disco lombar é a passagem parcial ou total, de um órgão ou formação anatômica, através de um orifício patológico, fora de sua localização normal.

Estudos recentes demonstraram que, a partir dos 25 anos, as fibras do anel fibroso começam a degenerar, podendo produzir rachaduras em suas diferentes camadas. Assim, sob uma pressão axial, o núcleo poderia passar através das fibras do anel.

São fatores de risco, causas ambientais, posturais, desequilíbrios musculares e possivelmente, a influência genética. Fatores de risco ambiental têm sido sugeridos, tais como hábitos de carregar peso, dirigir e fumar, além do processo natural de envelhecimento.

Estima-se que 2 a 3% da população sejam acometidos desse processo, cuja prevalência é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 35 anos.Em 76% dos casos há antecedente de uma crise lombar, uma década antes (Bell et al., 1984; Della-Giustina,1999).

A fuga do núcleo pode ser anterior (mais raros) ou posterior (mais freqüentes). Das hérnias discais lombares, 90% estão localizadas em L5-S1 e L4-L5.

As hérnias discais lombares mais comuns são as paramedianas e colateral direita ou esquerda. Provavelmente pela localização do núcleo e pela mobilidade da região lombar, os primeiros 50 a 60 graus de flexão da coluna ocorrem na lombar, principalmente nos segmentos inferiores. Com a degeneração do disco intervertebral ocorre uma diminuição da capacidade do disco de suportar cargas.

Como tratar a hérnia com Pilates?

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Primeiramente, temos que refletir: O que você acha mais importante a dor, o diagnóstico ou a causa do problema? Vamos responder ao longo do texto.

Quando uma pessoa chega para você, instrutor, com a imagem de raio x, é preciso deixar claro que só olhando para a imagem, não é possível identificar como a pessoa é, por exemplo qual é o físico da pessoa se ela é obesa, encurtada ou tem algum tipo de problema, só a imagem não me diz nada.

O grande problema é relacionar o raio x ou a própria hérnia em si com dor. Nem sempre o diagnóstico está relacionado.

Você já deve ter escutado falar: “Ah falaram que eu tenho uma coluna de 90 anos”. Isso não é verdade! Só raio x não quer dizer nada.

Há tanto fatores intrínsecos como extrínsecos que podem causar a hérnia. Os extrínsecos podem ser: uma carga normal em uma estrutura normal, a pessoa tem um problema genético e acaba tendo hérnia, por mais que ela não faça muito esforço.

Quando as pessoas são diagnosticadas com hérnia elas escutam que não devem realizar uma série de movimentos, e muitos alunos me perguntam “que movimento eu não posso realizar? E eu respondo: Nenhum.

Sabe por que? Nem sempre a hérnia vai doer só na hora que toca o nervo. Mas mesmo assim, sabe por que não pode evitar nenhum movimento? Porque precisamos preparar o corpo dessas pessoas para realizar esses movimentos e conseguir se movimentar adequadamente para sua rotina.

Por exemplo, como você vai falar para uma mãe que ela não pode realizar o movimento de rotação para trás para ver o bebê no banco traseiro? Ou para uma senhora que ela não pode fazer inclinação lateral?

Já as principais causas de dor e hérnia intrínsecas são: hiperativação ou inibição da musculatura superficial, desequilíbrio articular ou ligamentar (exemplo: uma falta de mobilidade torácica), falha na ativação da musculatura profunda.

Uma das outras principais causas de dor e hérnia é também o movimento burro, mas o que seria esse tipo de movimento? É o movimento de flexão que não pode ser feito, que você faz, sem querer fazer.

Dicas para construir uma aula de Pilates

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Para fazer uma aula direcionado para o tratamento de hérnia de disco lombar é necessário trabalhar o músculo Psoas. Por ser uma musculatura que normalmente está encurtada, consequentemente ela fica fraca, por isso eu indico trabalhar o fortalecimento e alongamento dessa musculatura, para conseguir uma eficiência maior.

E como posso testar a força do Psoas? Há duas formas, a primeira você pede para seu aluno segurar a perna flexionada contra a barriga com as mãos. Em seguida seu aluno deve soltar as mãos e continuar com a perna, se logo que soltar o aluno arriar o quadril, pode se concluir que não tem força.

A segunda forma de medir é pedindo para a pessoa apoiar o pé em cima de uma estrutura onde o joelho fique em cima da linha do quadril, e então você pede para ele levantar sem fazer a flexão lombar. Se ela conseguir segurar o Psoas está ok, caso contrário está fraco.

Trabalhar o quadrado lombar é importante para alongar e diminuir a dor, eu indico que com um disco de equilíbrio, você auxilie seu aluno para sentar em cima e se mover de um lado para o outro sentado.

Outro exercício para trabalhar o quadrado lombar é com uma faixa elástica presa a alguma superfície, você prende o pé e deita, faz a flexão com a perna do pé preso para cima e para baixo.

Acredito que muitos já ouviram a frase: “Quando tem dor, vamos fazer repouso”. Mas alguém conhece a alguém que melhorou em repouso? Não! Só vai melhorar enquanto não “arrumar” seu corpo e para isso é preciso fazer exercício para isso.

Dica: Se o aluno chega com muita dor, eu o deixo deitado e só trabalha a respiração por 10 a 15 minutos, depois eu entro com exercícios de mobilidades e consciência corporal.

Lembrando, você precisa ativar minha musculatura profunda, o transverso e multífidos. É importante trabalhar o transverso de forma contraída e dinâmica, então você poderá conseguir sentir e poderá pedir para ele realizar alguns movimentos como ponte, elevação da perna e flexão de tronco.

É muito comum, quando a pessoa tem dor trabalhar a flexão de tronco exageradamente, porque com essa flexão a pessoa tem um padrão em retroversão. Porém na hora que você faz muita flexão de tronco sem ativar o transverso, pode machucar a lombar.

Uma dica de ativação de multífidos: Colocar a Psoas deitada de barriga para baixo, pede para colocar a mão na região da multífidos e ela precisa sentir ele trabalhando. Como? Você vai pedir para ela fazer a movimentação do quadril, e então você orienta seu aluno que você faça esse movimento sem mexer nada, nessa hora você irá sentir o multífidos.

É preciso trabalhar a ativação da musculatura profunda, porque isso separa as vértebras, e aumenta o espaço muscular, é essencial para quem está com problema de dor muscular.

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Dicas de exercícios de Pilates para hérnia de disco lombar

Antes de fazer o exercício, nós temos engrenagens que trabalham juntas: O sistema nervoso central, e estabilizadores estáticos, passivos e ativos.

O estabilizador estático passivo em uma pessoa com hérnia está com problema, então é preciso que eu utilize as outras duas engrenagens para conseguir fazer essa voltar a funcionar.

Sendo assim, eu fiz tipo um modelo de tratamento, é um modelo de como vamos abordar e trabalhar as pessoas com dor.  Esse modelo é o que eu trabalho no curso de movimento inteligente.

O modelo é assim:

  • Proteção da coluna – primeiro eu preciso protejo o corpo todo para conseguir me movimentar.
  • Reorganizar a parte articular
  • Melhorar a consciência corporal
  • Reprogramar a musculatura superficial/ neural
  • Melhorar a amplitude de movimento.

Minhas dicas de exercício são:

  1. Breathing

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Objetivos: Estabilização segmentar, treino cognitivo. Ensinar e treinar com o aluno a respiração do Pilates.

Instruções:

1- Em decúbito dorsal no mat, mãos apoiadas na altura das costelas.

2- Inspire, deixando as mãos acompanhar a respiração e a movimentação da caixa torácica.

3-Expire e vá abaixando as costelas e contraindo o abdômen.

Variações: Para aumentar o grau de dificuldade pode-se realizar esse exercício com os MMII em flexão de quadril e joelhos 90⁰ e com o magic circle entre os joelhos.

  1. Swan no Cadillac

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Objetivos: Mobilizar a coluna em extensão, estimular o movimento de extensão. Fortalecer paravertebrais e multífidus.

Instruções:

1- Ajoelhado no cadillac com o tronco apoiado sobre uma bola suíça.

2- Mãos na barra torre.

3 – Na expiração realizar o movimento de extensão de tronco.

Podemos começar apenas fazendo isometria mantendo a posição, e depois realizar movimentos. Isso irá depender do quadro álgico e da consciência corporal do aluno.

  1. Mobilização lombar com overball
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Objetivos: Mobilizar a coluna lombar e pelve.

Instruções:

1- Em decúbito dorsal no mat, colocar a overball murcha entre a lombar e o glúteo, na região do sacro.

2- Inspire e na expiração realizar o movimento de retroversão pélvica. Pode-se realizar também o movimento do relógio com a pelve nos sentidos horário e anti-horário.

  1. Leg Pull Back

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Objetivos: Fortalecer os músculos paravertebrais, tríceps braquial, ancôneo, deltóide médio e posterior, quadríceps, glúteo médio e mínimo, iliopsoas, sartório, pectíneo e tensor da fáscia lata.

Instruções:

1- Em posição supinada, deixe as mãos apoiadas ao mat e as pernas unidas.

2- Retire o quadril do chão estendendo a coluna e retorne.

Dicas e cuidados:

  • Para proteger os punhos o aluno pode utilizar uma ventosa
  • Alinhe ombros, cotovelo e punho
  • Tronco ereto
  • Cuidado para o aluno não realizar flexão de tronco

Conclusão

A partir de agora é com você, tente aplicar todas essas dicas em suas aulas de Pilates e consiga obter a maior reabilitação para seu aluno/ paciente. Tratar e cuidar da hérnia de disco é importante, por isso você como instrutor tem muita responsabilidade!

Para mais dicas e informações sobre patologias e reabilitações continue acompanhando o Blog Pilates e todos nossos textos.

E você já cuidou de algum paciente com hérnia de disco lombar? Conta para gente nos comentários o que você pensou.

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Written by Keyner Luiz

Keyner Luiz

Fisioterapeuta formado pela UNISANTA, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício (CEFE), Especialista em Acupuntura (CEATA), Especialista em Quiropraxia (Instituto Physion).

Possui Formação em Mat Pilates, Pilates Studio, Pilates Fisioterapêutico, Pilates Original Clássico, Pilates Avançado Aplicado a Coluna Vertebral, Pilates Aplicado a reabilitação músculo-esquelética, Pilates Avançado na Atuação do Instrutor em Studio, Power Pilates e Pilates Aplicado ao Treinamento Funcional.

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6 Comentários

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  1. Olá Keyner, obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
    Tentei me inscrever na semana MIT, mas não obtive resultado.
    Desde já agradeço
    Paula

    • Bom dia Paula!
      Sobre a inscrição da semana MIT o que aconteceu? Qual foi a mensagem que apareceu para você não conseguir efetuar a inscrição?
      Adoraríamos ajudar!

  2. Bom dia Keyner . Muito ótimas as dicas. Espero que a semana MIT seja muito produtiva.tentei te Add no face mas não consegui. Preciso ver com você a possibilidade de curso, workshop ou palestra em nossa faculdade.

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