O tratamento da lombalgia assume um papel de destaque diante dos números preocupantes que cercam essa condição. Com uma incidência que atinge até 80% da população em algum estágio da vida, a lombalgia representa um desafio significativo para profissionais de saúde e pacientes.
Essa dor na região lombar, muitas vezes associada a fatores como má postura, sedentarismo e lesões, exige tratamentos terapêuticos eficazes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Nos últimos anos milhares de pessoas vêm sofrendo com dores na coluna e isso de fato acontece porque, muitas vezes, os indivíduos acabam exagerando em suas atividades diárias ou até mesmo por esforços repetitivos.
O que é e como é realizado o tratamento da lombalgia?
O que vem a ser lombalgia? Essa patologia é conhecida como dor na região baixa da lombar, sendo que na maioria dos casos essa dor pode ser de origem traumática ou por torções e movimentos bruscos.
Na literatura afirmam que cerca de 90% da população brasileira tem ou já teve algum caso de lombalgia durante a vida.
Não existe uma faixa etária definida, todos nós estamos sujeitos a desenvolver um quadro de dor lombar. Além disso, temo ainda que destacar que as dores lombares podem desencadear para as pernas, pois neste momento existe uma compressão de nervos, ou seja, ocorre a famosa dor ciática.
Vale ressaltar também que os sintomas podem ser dormências, formigamentos e até mesmo o travamento da coluna lombar. Mas, nestes casos, o Pilates surge como aliado fundamental no tratamento da lombalgia.
Pilates no tratamento da lombalgia
Quando uma pessoa possui lombalgia, ela acredita que ficar parado é o melhor remédio para evitar dores, porém está enganada.
Ao ser diagnosticado, um tratamento da lombalgia adequado de acordo com o caso é de extrema importância para uma melhora contínua.
Uma das formas de reabilitar a lombalgia é através do Pilates. Isso porque com exercícios específicos, conseguimos fortalecer a musculatura estabilizadora da coluna lombar, multífidos e transverso do abdômen.
Além disso, ao praticar Pilates, colaboramos com a melhora da postura, contribuindo então com o fim da dor não só lombar, mas de toda a coluna vertebral.
O Pilates também auxilia para evitar futuras lesões, ou seja, uma vez reabilitado, as chances de voltar a ter dores na lombar são mínimas.
Independente da causa da lombalgia, ela normalmente se associa à incapacidade de estabilizar a coluna, por isso, ao realizar os movimentos do Pilates, estabilizamos a coluna e cooperamos para o fim deste problema.
Sendo assim, o Método é um ótimo aliado para o tratamento da lombalgia e outros problemas que podem acometer a coluna.
Tipos de lombalgias
Lombalgia aguda
Tem curta duração e normalmente dura de quatro a seis semanas.
Normalmente essa dor é decorrente por esforços repetitivos, por alguma virada brusca e/ou por torções.
Lombalgia crônica
São denominados períodos mais longos, ou seja, são dores mais intensas e frequentes e que podem até irradiar para os membros inferiores.
Lombalgia ocupacional
São originadas por exageros de cargas e movimentos, e muitas vezes, nesse caso, pode gerar um grande desconforto e até prejudicar as atividades diárias.
Causas de lombalgias:
- Má postura;
- Esforços repetitivos;
- Excesso de peso;
- Estresse e tensão;
- Quedas;
- Sedentarismo;
- Pequenos traumas;
- Condicionamento físico inadequado;
- Praticar atividades físicas de maneira incorreta;
- Osteoporose;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Bico de papagaio;
- Envelhecimento das vértebras;
- Desgastes;
- Desvios na coluna.
É importante estar atento às causas e procurar uma ajuda especializada para que a patologia possa ser tratada corretamente.
Benefícios do Pilates para o tratamento da lombalgia
Ao praticar Pilates para o tratamento da lombalgia, você garante diversos benefícios como:
- Maior estabilidade da coluna;
- Controle do movimento;
- Melhora da postura;
- Aumento da vitalidade física;
- Melhora da percepção de si mesmo;
- Aumento da força muscular.
Além disso, o Pilates durante o tratamento da lombalgia também garante outras vantagens como:
- Aumento da flexibilidade;
- Maior condicionamento físico;
- Maior relaxamento do corpo e mente;
- Evita problemas emocionais;
- Melhora a autoestima;
- Aumenta o bem-estar;
- Aumenta a resistência física;
- Tonifica a musculatura;
- Melhora a respiração;
- Ajuda no controle de peso;
- Melhora a qualidade do sono;
- Aumenta a disposição;
- Alonga todo o corpo.
Sendo assim, o Pilates é um Método que pode ser praticado por qualquer pessoa tanto para reabilitar, para condicionar e fortalecer o corpo, ajudando o ser humano em várias ocasiões de sua vida.
Conclusão
A lombar é uma região que se encontra localizada na parte mais baixa da coluna vertebral e por carregar uma grande parte do peso corporal pode sofrer várias lesões, gerando a lombalgia.
O Pilates é um Método que auxilia constantemente no tratamento da lombalgia, isso porque seus movimentos garantem diversos benefícios ao indivíduo proporcionando reabilitação e condicionamento.
Sendo assim, podemos dizer que o Pilates é um grande aliado no tratamento da lombalgia, beneficiando o praticante do Método não só para a reabilitação, mas também para a melhora de vida no geral.