Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

As dores lombares são um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Essa condição pode ser extremamente desconfortável e limitante, afetando negativamente a qualidade de vida. 

Diante disso, o Pilates é uma prática de exercícios que tem sido amplamente reconhecida como uma abordagem eficaz para o alívio das dores lombares

Um dos princípios-chave do Pilates é o fortalecimento do Power House, um grupo de músculos centrais que inclui os músculos abdominais, glúteos, lombares e pélvicos.

O nosso corpo foi conduzido a se movimentar e não a ficar parado, porém, mesmo assim, é necessário ter todo o cuidado, pois é nesse momento que causamos diversas lesões, contraturas e dores lombares.

Afinal de contas, para que isso não aconteça o que é preciso ser feito ou realizado para que a nossa coluna não seja sobrecarregada.

Continue a leitura para aprender os exercícios mais indicados e como ativar o Power House de forma correta e eficaz, ajudando a aliviar as dores lombares.

Quem pode sofrer com as dores lombares

Não existe uma faixa etária específica, todos estão sujeitos a sentir dores lombares, mas aí está a grande chave para começar o quanto antes o fortalecimento dessa região e de todo o corpo, com objetivo de promover uma maior estabilização da coluna.

Além de todo esse aspecto, temos que ficar atentos ao que o aluno conta, pois na maioria das vezes o relato não corresponde ao que está no exame.

Passos para uma melhor reabilitação:

  • Avaliação específica e secundárias de todo o seguimento;
  • Planejamento para todas as fases do quadro álgico;
  • Orientações e adequações de atividades.

Como mencionado anteriormente, o maior responsável pelo aumento da dor é o nosso cérebro. É através dele que está o segredo maior para conseguirmos controlar o aumento ou diminuição das dores.

Antes de partir para a cirurgia, o que realmente devemos fazer para minimizar e até melhorar o quadro álgico de dores lombares?

Como aliviar as dores lombares com o auxílio do Power House?

Quem aqui não sentiu algum tipo de dor em algum momento da vida? Sabe-se que as dores lombares são muito frequentes no dia a dia, e de certa forma afeta em torno de 90% da população. 

Na maioria das vezes as dores lombares surgem por alguns traumas, fraquezas musculares ou até mesmo por sobrecarga, seja por excesso de peso ou por pegar objetos pesados.

Além disso, ainda temos que destacar que as dores lombares podem ocorrer em um momento super simples e rotineiro como, por exemplo, quando viramos para pegar algum objeto que está localizado do outro lado da cama ou até mesmo um simples movimento de abaixar, espirrar, entre outros.

Umas das práticas que devemos fazer é o fortalecimento de todo o nosso corpo para que tudo fique uniforme e firme, evitando futuras lesões.

O que é o Power House?

O Power House é um conceito fundamental no Pilates, referindo-se ao conjunto de músculos centrais que inclui os abdominais profundos, glúteos, músculos lombares e pélvicos.

Esses músculos desempenham um papel crucial na estabilização da coluna vertebral e na manutenção de uma postura adequada. 

No contexto das dores lombares, fortalecer o Power House pode ser uma estratégia eficaz para aliviar o desconforto e promover uma maior qualidade de vida. 

Segundo o criador do Método, Joseph Pilates, o Power House é a origem de todos os movimentos do corpo.

Os músculos da região trabalham em conjunto para proporcionar estabilidade e suporte à coluna vertebral. O fortalecimento do Power House é essencial para desenvolver uma base sólida e estável durante os exercícios de Pilates.

É importante ressaltar que apenas alongar e fazer exercícios de força não quer dizer que está sendo praticado o Pilates. Fazer um exercício do Método envolve obrigatoriamente a estabilização da coluna vertebral associada a uma respiração profunda e consciente.

Uma eventual negligência com a estabilização da coluna pode causar lesões e comprometer o desenvolvimento das atividades físicas.

Como ativar o Power House para reduzir as dores lombares?

O primeiro passo para iniciar uma série de exercícios no Pilates é fazer a ativação do Power House. Dito de uma forma mais simples, é a contração da região abdominal e do assoalho pélvico

Se apenas o abdômen estiver contraído, ocorre um ligeiro deslocamento de alguns órgãos, o que pode desencadear uma incontinência urinária

Portanto, para a correta realização da ativação do Power House, esses dois conjuntos musculares devem estar ativados para promover de fato a estabilização da coluna.

Existem diversas posturas em que pode ser feita a ativação do Power House, seja no solo ou nos aparelhos. Uma das formas de ativar é deitar de barriga para cima com os braços e pernas estendidos. 

Faça uma contração como quem está segurando o xixi, a tosse ou a risada. Coloque uma das mãos sobre o abdômen e sinta a contração. Em seguida, coloque a outra mão nas costas, na lombar e pressione com o quadril a mão no solo ou colchonete e depois contraia os glúteos.

Esse foi um exemplo de exercício, que como qualquer outro do Pilates, deve ser feito em um Studio com acompanhamento de um profissional qualificado.

Benefícios da ativação do Power House

Exercícios realizados com a correta ativação podem:

  • Ajudar o praticante a ter uma cintura e um abdômen mais definidos;
  • Melhorar o funcionamento dos órgãos e o equilíbrio do corpo;
  • Prevenir lesões e reduzir dores principalmente na região lombar;
  • Oferecer segurança na prática dos exercícios.

Conclusão

O fortalecimento do Power House por meio do Pilates pode ser uma estratégia eficaz e segura para aliviar as dores lombares

Ao trabalhar os músculos centrais, promove-se uma base sólida e estável para a coluna vertebral, reduzindo o desconforto e permitindo uma maior qualidade de vida.

Não deixe de consultar um profissional capacitado para obter os melhores resultados e desfrutar dos benefícios do Pilates no tratamento das dores lombares.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.