Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A hipercifose torácica é definida como um aumento da curvatura da coluna torácica no plano sagital. A curva torácica normalmente apresenta entre 20º a 50º Cobb, que é considerado o limite entre o fisiológico e o patológico. A maior incidência da hipercifose torácica é em pessoas idosas, principalmente mulheres.    

A hipercifose pode ser secundária a algumas doenças, como é o caso da osteoporose e da espondilite anquilosante, que por meio de processos degenerativos, alteram a morfologia das vértebras. Além disso, a constituição da coluna vertebral pode sofrer inúmeras alterações em sua constituição pelo enfraquecimento muscular e por alterações osteoarticulares.       

Grande parte das hipercifoses torácicas são amenizadas pelo fortalecimento muscular dos músculos extensores da coluna, bem como os abdominais e demais estabilizadores, orientações posturais e uso de palmilhas.       

O Método Pilates pode ser adaptado a qualquer indivíduo independente de sua idade e condição física, deixando dessa forma o tratamento mais personalizado. O Método é dinâmico, não é repetitivo, o que torna o processo de reabilitação menos cansativo.       

Sempre devemos passar o feedback contínuo dos princípios Pilates para o paciente, estes devem estar presentes e todos os movimentos. E lembrar que o posicionamento correto do paciente durante o exercício auxilia em uma reabilitação eficiente.       

Seguem abaixo os exercícios mais utilizados no caso da hipercifose, mas devemos ter consciência de que o paciente deve trabalhar o corpo todo.        

Os exercícios de Pilates para hipercifose torácica devem compor principalmente:

  • Fortalecimento de musculatura posterior da coluna
  • Fortalecimento da musculatura do dorso
  • Alongamento musculatura peitoral
  • Mobilidade da coluna dorsal

Os exercícios podem ser realizados no solo, com poucos recursos e baixo investimento ou em equipamentos. Em ambos podemos utilizar ou não os acessórios de Pilates.

Exercícios no solo 

Swan

swan

Objetivos: alongar a cadeia anterior do tronco, mobilizar a coluna em extensão,        fortalecer o músculo deltóide, tríceps, braquial e peitoral maior.

Instruções: em decúbito ventral, apoie as mãos sobre o mat paralelamente aos ombros. Vá estendendo os cotovelos e o tronco, a cabeça deve permanecer alinhada com a coluna. Finalize retornando à posição inicial.

Swan dive

swan-dive

Objetivos: fortalecer os extensores da coluna, isquiotibiais e glúteos, alongar cadeia anterior e flexores do quadril e mobilizar coluna em extensão.

Instruções: em decúbito ventral no mat, com os membros inferiores estendidos e os dedos dos pés em leve extensão. Coloque as palmas das mãos no mat abaixo dos ombros. Alongue os pés, elevando-os um pouco do solo.  

Ao mesmo tempo, estenda os membros superiores, elevando o tronco do chão. Flexione os membros superiores e deixe seu corpo balançar para frente. Retorne à posição inicial.

Double leg kick

double-leg-kick

Objetivos: fortalecer os extensores da coluna, melhorar o controle dos isquiotibiais, alongar peitoral e melhorar a mobilidade da coluna torácica.

Instruções: em decúbito ventral no mat, com a cabeça virada para um dos lados, membros inferiores unidos e os pés em pontas. Segure as mãos entrelaçadas atrás das costas. Mantenha o cotovelo abduzido tocando o chão. 

Flexione ambos os joelhos e chute em direção aos glúteos três vezes de forma vigorosa. Em seguida alongue os membros superiores para cima, para longe das costas, sem separar as mãos elevando as costas e os membros inferiores simultaneamente. Retorne à posição inicial, virando a cabeça para o lado oposto.

Spine stretch com bola

spine-stretch--para-hipercifose-torácica

Objetivos: fortalecer musculatura paravertebral e abdominal e mobilizar a coluna.

Instruções: de joelhos no mat, com a coluna ereta, olhar ao horizonte, apoie as mãos sobre a bola. Inicie o movimento aproximando o queixo do peito, formando um “c” com a coluna, e vá empurrando a bola para frente, desenrolando as vértebras até estender a coluna. Volte formando um “c” com a coluna, até atingir a posição inicial.

Sit up no rolo

Objetivos: alongar cadeia anterior e mobilizar a coluna em extensão.

Instruções: sentado no mat, com os joelhos flexionados, com a região toracolombar apoiada no rolo, realize uma extensão de coluna desenrolando vértebra por vértebra sobre o rolo e, retorne à posição inicial. 

Extensão na bola 

Objetivos: mobilizar a coluna em extensão

Instruções: ajoelhado no mat, em decúbito ventral na bola, membros superiores ao longo do corpo. Inspira e, na expiração, realizar a extensão torácica, organizando e mantendo o controle da cintura escapular e cervical.

Swimming 

swimming

Objetivos: fortalecer musculatura paravertebral e alongar a concavidade da coluna vertebral.

Instruções: em decúbito ventral no mat, com os membros superiores e inferiores estendidos, realize a extensão do tronco, elevando simultaneamente um membro superior com o membro inferior contralateral, em seguida retorne à posição e alterne os membros. 

Rocking

rocking--para-hipercifose-torácica

Objetivos: fortalecer os músculos paravertebrais, alongar cadeia anterior e mobilizar a coluna em extensão.

Instruções: em decúbito ventral, flexione os joelhos e segure os pés com as mãos, realize a extensão do tronco, e retorne à posição inicial. 

Ponte na bola

Objetivos: mobilizar a coluna vertebral e fortalecimento de paravertebrais.

Instruções: deitado em decúbito dorsal sobre o mat, flexionar quadril e joelhos a 90° apoiando os pés sobre a bola. Eleve o quadril, iniciando com uma retroversão pélvica afastando do mat e, para finalizar, retorne à posição inicial. 

Shoulder stability 

Objetivos: melhorar a estabilidade da cintura escapular

Instruções: em decúbito lateral no mat, coluna neutra, posicione o Magic Circle à frente do tronco. Apoie a mão sobre o Magic com o cotovelo estendido e pressione para baixo. Retorne à posição inicial. Deve ser realizado bilateralmente. 

Exercícios na prancha de molas para hipercifose torácica

Rolling back (com ênfase em extensão de coluna) 

Objetivos: fortalecer a musculatura abdominal e mobilizar a coluna vertebral

Instruções: sentado no colchonete, com joelhos estendidos e pés apoiados na parede, segure a barra de madeira fixa nas molas, faça uma flexão de tronco e desça desenrolando as vértebras até tocar totalmente no colchão. Para retornar à posição inicial, faça uma extensão de tronco e vá subindo, até o completo alinhamento da coluna. 

Open arms

Objetivos: fortalecer rombóides, deltóide posterior, redondo menor, infra e supra-espinhoso.

Instruções: em pé, de frente para as molas que serão utilizadas, segure as alças de mão com os ombros flexionados a 90°e cotovelos estendidos, realize a abdução horizontal do ombro. Para finalizar retorne à posição inicial.   

Exercícios na Chair  

Swan front

Objetivos: fortalecer os músculos paravertebrais, reto abdominal, mobilizar a coluna vertebral em extensão, alongar cadeia anterior do tronco e estabilização escapular.

Instruções: em decúbito ventral na chair, apoiar as mãos nos pedais, alinhando a coluna vertebral em neutro. Realize a extensão da coluna e retorne para a posição inicial. 

Mermaid

Objetivos: mobilizar a coluna em flexão lateral, aumento da amplitude e mobilidade articular, trabalhar a mobilidade do gradil costal e alongar a musculatura intercostal.

Instruções: sentado de lado na chair, apoie um dos membros inferiores sob o assento e o outro estenda lateralmente, apoiando o pé no chão. Apoie a mão no step e vá mobilizando a coluna empurrando o step para baixo. Ao mesmo tempo eleve o outro membro superior acima da cabeça promovendo o alongamento lateral da coluna. Para finalizar, retorne à posição inicial. 

Empurrando para baixo 

Objetivo: fortalecimento abdominal e de paravertebrais.

Instruções: sentado sobre os ísquios, em frente à Chair, membros superiores estendidos à frente, segurando os steps. Inspira e, ao expirar, realiza a extensão dos ombros, empurrando os steps para baixo, mantendo a extensão da coluna torácica.

Hamstring stretch

Objetivo: fortalecimento dos músculos abdominais, iliopsoas, tríceps braquial, alongamento dos paravertebrais, cadeia posterior, principalmente isquiotibiais, mobilização da coluna, aumento da amplitude e mobilidade articular e desenvolver consciência corporal. 

Posição inicial: em pé de frente para a Chair, deixar os pés paralelos e as mãos apoiadas sobre o step. Flexionar o tronco empurrando o step para baixo e, após, retornar para a posição inicial. 

Pode-se usar uma variação do exercício (foto acima), em que após empurrar o step para baixo, um membro superior mantém a posição e o outro é levado em nível acima da cabeça, com o membro superior estendido, realizando rotação do tronco e da cabeça (o olhar deve se direcionar para a mão que é levada para cima). 

Exercícios no Barrel 

Sit up

Objetivos: desenvolver o controle, a força estabilidade e alinhamento do tronco, fortalecer músculos abdominais e paravertebrais e mobilizar a coluna vertebral

Instruções: em decúbito ventral sobre o Barrel, deixe os cotovelos estendidos com as mãos atrás da cabeça. Apoie os pés no espaldar, deixando os joelhos flexionados. Enrole a coluna para frente, até sentar. Retorne à posição inicial. 

Leg extension

leg-extension-para-hipercifose-torácica

Objetivos: fortalecer os músculos paravertebrais, rombóide maior, reto abdominal, glúteo máximo e isquiotibiais e estabilização escapular.

Instruções: em decúbito ventral sobre o Barrel, deixe os cotovelos flexionados com as mãos no espaldar e o quadril flexionado. Realize a extensão dos membros inferiores. Retorne à posição inicial. 

Exercícios no Reformer para hipercifose torácica

Pulling straps

Objetivos: fortalecimento dos membros superiores e músculos dorsais

Instruções: em decúbito ventral sobre a caixa longa do Reformer, cabeça para a cabeceira do carrinho, joelhos estendidos, membros superiores abduzidos, cotovelos estendidos mãos nas alças de mãos. Coluna Neutra. Realize a abdução do membro superior. Retorne para a posição inicial. 

Long box: up and down

Objetivos: promover estabilização escapular e fortalecer musculatura do dorso

Instruções: sentado sobre a caixa, virado para a cabeceira do carrinho, segure as alças de mãos realize a abdução do ombro na diagonal. Retorne para a posição inicial. 

Arms pulling

 

Objetivo: desenvolver o controle, a força, estabilidade e alinhamento do tronco e da cintura escapular, fortalecimento do deltóide, grande dorsal, trapézio inferior, infraespinhoso e rombóides, controle postural com a ativação do Power house. 

Instruções: sentado com os membros inferiores cruzados, segurando as alças de mão, realizar a flexão dos cotovelos e a extensão dos ombros e, após, retornar para a posição inicial. 

Exercícios no Cadillac para hipercifose torácica

Thigh stretch (alongamento da coxa)

Objetivos: mobilizar a coluna em extensão e alongamento de cadeia anterior 

Instruções: de joelhos em cima do Cadillac, segurando a barra de madeira, leve a cabeça para trás e abra o peito, mobilizando a coluna em extensão. Retorne para a posição inicial, com a coluna em extensão.

Conclusão

A hipercifose torácica costuma causar muita dor aos alunos. Por isso, é muito importante sermos pacientes e atentos para sempre tratá-los utilizando os exercícios adequados e não correr o risco de agravar o caso.

Gostou da matéria? Então escreva nos comentários suas sugestões e dúvidas!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.