Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Na prescrição dos exercícios para Reabilitação da Hiperlordose é de grande importância a atenção na execução dos movimentos, afinal diria Joseph Pilates:

Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade. Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.

Joseph Pilates

Lembrando que na escolha das atividades, deve-se levar em consideração a avaliação individual de cada aluno, dando atenção ao histórico clínico do paciente assim como patologias pregressas, para evitar e prevenir futuras lesões.

Segue alguns exercícios que podem ser aplicados durante a Reabilitação da Hiperlordose!

Exercícios na Reabilitação da Hiperlordose

Spine Strech

Objetivos: Controle de centro, fortalecimento dos músculos abdominais, alinhamento, dissociação da coluna em flexão anterior.

Posição inicial: Sentado sobre os ísquios com a coluna alinhada as pernas estendidas, os membros superiores flexionados com as escápulas alinhadas.

Movimento: Em crescimento axial prepara inspirando, após expira baixando o queixo e afundando o esterno curvando vértebra por vértebra, formando um “C” com a coluna e levando os braços ao solo. Após retorna à posição inicial novamente mobilizando a coluna.

Roll Up With the Ball

Objetivos: Consciência corporal, melhora da mobilidade da coluna, controle de centro, fortalecimento de musculatura abdominal.

Posição inicial: Deitado em decúbito dorsal, membros inferiores estendidos, segurando a bola com os ombros em flexão no solo.

Movimento: Flexão de tronco, subindo vértebra por vértebra, enrolando a coluna levando a bola até os pés alongando. Após retorna à posição inicial desenrolando a coluna.

Standing Hip Strech

Objetivos: Alongamento de flexores de quadril, controle de centro, dissociação de cintura escapular e quadril, melhora de equilíbrio.

Posição inicial: No reformer, mãos na barra de pés, um dos pés na ombreira e a outra perna apoiada no solo.

Movimento: Empurrar o aparelho com extensão de quadril, semi-flexionando  a perna que está no solo enquanto a perna de cima empurra a ombreira, depois retorna flexionando o quadril.

Abdominals With LoopsS Around Things

Objetivos: Controle de centro, alongamento axial, aumento de força abdominal.

Posição inicial: No Reformer, em decúbito dorsal, mãos apoiadas atrás da cabeça, membros inferiores flexionados em 90 graus, quadris apoiados próximos à ombreira, semi-flexão de tronco.

Movimento: Flexão de quadril mantendo o tronco em semi-flexão, sempre com o apoio da lombar na mesa, após retorna voltando o quadril em 90 graus.

Abdominal Roll Up sentado na caixa do Reformer

Objetivos: Aumento de força abdominal, controle de centro, mobilização da coluna, alongamento axial, melhora do equilíbrio.

Posição inicial: Sentado na caixa, com os braços cruzados, pés suportados pela alça de pé, sentado de frente para barra de pés do aparelho.

Movimento: Rolar para trás, vértebra por vértebra, sempre contraindo o abdômen e mantendo o alongamento axial, após retorna à posição inicial, mobilizando a coluna.

The Seal

Objetivos: Melhora da mobilidade de coluna, coordenação motora e consciência corporal, aumento da força abdominal, controle de centro, reequilíbrio das curvas da coluna.

Posição inicial: Sentado com os braços por dentro das pernas segurando os tornozelos, sem encontar os pés no solo, coluna flexionada, pernas abduzidas com as plantas dos pés juntas.

Movimento: Rolar para trás até a região torácica, com a mobilização das vértebras, mantendo as costas arredondada, sempre batendo as plantas dos pés 3 vezes durante o início e o final do movimento, sem encostar os pés no chão.

Hundred

Objetivos: Ativação do “power house”, aumento de força abdominal, favorece o relaxamento da cervical e musculatura inspiratória, alteração e ativação de padrões circulatórios, e melhora da capacidade cardio-respiratória.

Posição inicial: Deitado em decúbito dorsal, os quadris flexionados e os membros superiores estendidos ao longo do corpo.

Movimento: Leve flexão de tronco, elevação dos membros superiores e movimentos curtos de flexão e extensão de membros superiores, realizando ciclos de respiração sempre acompanhando o movimento dos braços com a respiração, tendo como objetivo a realização de cem ações de bombeamentos onde ocorre dez sequências com dez ciclos respiratórios.

Legs Stretch

Objetivos: alongamento da musculatura abdutora, piriforme, glúteos e quadrado lombar, e mobilização de coluna.

Posição inicial: No Barrel, um dos membros inferiores apoiado na meia lua do aparelho e o quadril em rotação externa.

Movimento: Flexão de tronco em direção à perna rodada, mobilizando vértebra por vértebra, até o limite de tolerância do alongamento, retorna novamente mobilizando a coluna.

Leg Pull Front

Objetivos: Estabilização de tronco, fortalecimento abdominal, controle de centro, fortalecimentos dos estabilizadores da coluna, e musculatura extensora de quadril e cintura escapular.

Posição inicial: Em decúbito ventral, posição de prancha, com apoio nos nos membros superiores flexionados, pelve e coluna neutras, escápulas estabilizadas, membros inferiores estendidos e paralelos, tornozelos em dorsiflexão.

Movimento: Extensão do quadril com estabilização da pelve e coluna, tornozelo suspenso em plantiflexão, após retornar ao solo e inverter a perna.

Brinding Reformer

Objetivos: Alongamento dos flexores de quadril, mobilização da coluna, correção de desalinhamento em joelhos e pés, estabilização de tronco e quadril, aumento de força muscular de glúteos e posteriores da coxa, e controle de centro.

Posição inicial: Em decúbito dorsal no Reformer com os joelhos flexionados, pés apoiados na barra de apoio dos pés, membros superiores ao longo do corpo, e joelhos e pés paralelos.

Movimento: Elevar a pelve da cama num movimento de enrolamento, retirando vértebra por vértebra, subindo até o ponto de preservação da curvatura fisiológica da região lombar, se projetar costelas e abdômen para frente, sempre distribuindo uniformemente o peso do corpo entre os pés. Após retorna do movimento novamente mobilizando a coluna.

Restrições de exercícios na Reabilitação da Hiperlordose

Os alunos terão restrições de exercícios na Reabilitação da Hiperlordose a partir da sua avaliação física pois são variadas e individuais as causas da hiperlordose lombar.

Portanto, um exercício pode ser prescrito para um aluno e restrito para outro, como exemplo, uma pessoa com a patologia ocasionada por hérnia de disco entre as vértebras L4-L5 e L5-S1 com quadro de dor agudo dependente de movimento deve iniciar seus exercícios com amplitude leve priorizando movimentos isométricos.

Aumentando a intensidade e complexidade do exercício progressivamente, à medida que o aluno tenha domínio sobre a dinâmica da atividade e os princípios preconizados pelo Métodos Pilates, para que não ocorra reagudização do quadro de dor e piora da lesão.

Já, se temos um aluno com o desvio em decorrência de deficiência postural, com dor leve e esporádica, sem alterações estruturais os exercícios prescritos serão realizados com outro tipo de complexidade.

De qualquer forma, como a hiperlordose se caracteriza por uma anteversão pélvica, tomar cuidado na realização de movimentos de hiperextensão de lombar sem estar com o controle e fortalecimento abdominal consolidado, com risco de gerar ou exacerbar síndromes lombo-pélvicas.

É imprescindível lembrar que a execução dos movimentos exige do aluno muita consciência corporal, por exemplo, controlar o centro de força enquanto realiza movimentos com os membros inferiores não é uma tarefa simples.

Ou seja, não é fácil relaxar determinadas regiões enquanto mantém tensão em outras. Para o domínio na execução tanto praticante quanto instrutor têm que ter muita paciência e perseverança.

Por isso o cuidado na avaliação e o bom senso do instrutor é de grande relevância para não exigir que o aluno realize movimentos compensatórios.

Cuidados a ser tomados durante a Reabilitação da Hiperlordose

É de suma importância para o sucesso no tratamento uma boa avaliação postural para prevenir e corrigir os desvios existentes.

Observando que uma postura boa é aquela que exige esforço mínimo da musculatura, articulações e ligamentos para se manter em posição ortostática, apresentando um alinhamento dinâmico dos segmentos corporais em variadas posições objetivando o melhor equilíbrio estático.

 O exercício, mesmo que se analiticamente aplicado, deve vincular-se ao conceito de globalidade do ato corretivo, que compreende o aspecto neuromuscular, anatômico-funcional e físico. ( TRIBASTONE, 2001)

Os exercícios devem ser bem orientados para que o aluno não utilize musculatura compensatória na realização dos movimentos.

Recordando que a educação acerca da postura e do movimento abrangem amplas atividades, conforme Hall e Brody (2001) descrevem:

  •  Aconselhamento sobre ergonomia das estações de trabalho e mecânica do corpo,
  • Posturas sentadas e recursos ergonômicos (por exemplo, apoios lombares),
  • Autocontrole no que se refere ao posicionamento certo para aliviar os sintomas,
  • Aconselhamento dos padrões apropriados de postura e movimentos durante as atividades de vida diárias, tanto simples como instrumentais.

Ao aplicar o método Pilates na Reabilitação da Hiperlordose deve-se levar muito em consideração os princípios desta técnica, como a fluidez.

Conforme Siler (2008) os movimentos não devem ser rápidos e abruptos, e sim a importância está em sentir os movimentos suaves e fluidos, mas em constate dinâmica.

Assim, não correndo o risco de provocar lesões em decorrência de movimentos bruscos.

Lembrando também do cuidado na execução precisa dos movimentos (a fim de não haver gastos desnecessários de energia), a centralização no “powerhouse” (deixando a musculatura bem trabalhada para evitar sobrecarga na região lombar), a concentração mantendo o máximo de atenção nos movimentos executados (para evitar lesões), a respiração (para manutenção adequada da circulação sanguínea), e o controle (atingindo a execução ideal dos exercícios).

Concluindo…

Na frase atribuída à Joseph Pilates: “Uma boa postura pode ser adquirida com sucesso somente quando todo o mecanismo do corpo está sob um controle perfeito”.

O caminho segue como uma coisa natural, percebemos o quanto a técnica é eficaz no tratamento de desvios posturais, pois atua na musculatura de forma harmônica trabalhando o ser em sua totalidade.          

Dentro deste contexto notamos a preocupação que Joseph teve em elaborar uma técnica de grande abrangência principalmente na Reabilitação da Hiperlordose.

Mas não adianta aplicar os exercícios sem conhecimento técnico das patologias, pois se aplicada inadequadamente pode prejudicar o sistema do indivíduo a curto e longo prazo.

Nota-se que em decorrência do atual estilo de vida a procura pelo método é cada vez mais frequente considerando que a atividade traz benefícios ao bem-estar e qualidade de vida em pessoas de todas as idades e gêneros.  

Segundo Dillman (2004) o simples motivo do Método Pilates, estar se tornando cada vez mais popular é o fato de que ele funciona, priorizando áreas do corpo de fundamental importância para estética e funcionalidade.

Sendo assim, torna-se imprescindível as constantes atualizações dos instrutores para um atendimento de qualidade.

Bibliografia

BARBOSA, Jorge; FILIPE, Fernanda; MARQUES, Elsa; SANCHO, Joaquim. Hiperlordose Lombar. Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, Lisboa, v. 20, n. 2, 2011.

CAMARÃO, T. Pilates no Brasil: Corpo e movimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DILLMAN, E. O Pequeno Livro de Pilates: Guia Prático. Rio de Janeiro: Record, 2004.

HALL, Carrie M.; BRODY, Lori Thein. Exercício Terapêutico: Na Busca da Função. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

KENDALL, P.F.; MC CREARY, E.K.; PROVANCE, P.G. Músculos, Provas e Funções. 4ºed. São Paulo: Manole, 1995.

SILER, B. O Corpo Pilates: Um Guia para Fortalecimento, Alongamento e Tonificação Sem o Uso de Máquina. Tradução Ângela dos Santos São Paulo: Summus, 2008.

TRIBASTONE, F. Tratado de Exercícios Corretivos Aplicados à Reeducação Motora Postural. Tamboré: Manole, 2001.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.