Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A dor na coluna pode ser causada por hábitos inadequados, sedentarismo e sobrepeso. No entanto também pode estar relacionada com doenças como fibromialgia, depressão, artrite, câncer, hérnia de disco, osteoartrose, cálculo renal, entre outras. Pensando neste tema, o artigo de hoje apresenta os melhores exercícios para dor na coluna que você precisa saber!

É importante salientar que na maioria das vezes a dor não tem origem definida. Dificilmente pode se atribuir uma causa única. Estima-se que em apenas 1% dos casos é possível identificar uma patologia por trás dos sintomas. Nesse caso, as causas mais comuns são fraturas, trauma direto e tumores próximos à coluna.

Manter-se ativo fisicamente, diminuir a ansiedade e evitar sobrecargas são medidas preventivas que diminuem as chances de apresentar dor nessa região.

Continue lendo e confira uma sequência dos principais exercícios para dor na coluna!

Lista de exercícios para dor na coluna

1. Alongamento lombar

Instruções: Em pé com joelhos semiflexionados e membros inferiores levemente afastados, eleve os membros superiores acima da cabeça inspirando e desça o tronco suavemente expirando. Inspira para ir voltando e expira para retornar à posição inicial.

Repetições: Realize 6 repetições.

Instruções: Ainda de pé, com os membros inferiores afastados, realize um agachamento procurando utilizar o quadril e o movimento da pelve. Inspirea na posição e expire retornando à posição inicial:

  1. Inspira na posição em pé com os membros superiores ao lado do corpo;
  2. Expira flexionando os joelhos e trazendo os membros superiores à frente do tronco.

Repetições: Realize 6 repetições.

Instruções: Após os dois exercícios em pé, partimos para a posição sentada. Com os membros inferiores na posição flexionada (porém caso haja desconforto no quadril ou na lombar é aconselhado sentar com perna de indio), inspire na posição inicial estática com um membro superior abduzido e o outro no Mat. Expire alongando lateralmente.

Repetições: Realize 5 repetições de cada lado.

Instruções: Posição supinada, membros inferiores estendidos e membros superiores atrás da cabeça, realize o rolamento do tronco. Inspire na posição inicial, expire trazendo os membros superiores e o tronco. Inspire no alongamento e expire retornando à posição inicial.

Repetições: Realize 8 repetições.

Instruções: Na posição supinada, joelhos flexionados 90º, realize a ponte elevando o quadril. Inspire para iniciar e expire para retornar.

Repetições: Realize 6 repetições.

Instruções: Na posição pronada, membros superiores estendidos acima da cabeça, eleve o tronco e as pernas na inspiração e desça o tronco, membros inferiores e superiores na expiração.

Instruções: Na posição pronada realize a elevação do membro superior direito e membro inferior esquerdo.

Repetições: Realize 8 repetições.

Instruções: Após a sequência de todos os exercícios, flexione os joelhos sentando no calcanhar, estenda os membros superiores em direção ao MAT e permaneça por 20 segundos.

Exercícios de Pilates

Para elaborar uma conduta que auxilia no tratamento para alívio das dores na coluna, é sempre importante avaliar cada disfunção de acordo com as suas particularidades.

De modo geral, é necessário desenvolver um atendimento que vise à proteção da coluna vertebral, por meio do fortalecimento da musculatura profunda, reorganização da estrutura articular, através da mobilização articular, melhora da consciência corporal, reprogramação da musculatura superficial e aumento da amplitude de movimento.

O Método Pilates pode ser um ótimo aliado nesse tratamento, por isso separamos também uma lista de exercícios para dor na coluna.

MAT Pilates

  1. The Hundread: fortalecimento de abdômen;
  2. Roll Down: fortalecimento de abdômen;
  3. Neck Roll: extensão de coluna;
  4. Mermaid: alongamento lateral de coluna;
  5. Cat: alongamento de cadeia posterior.

Cadillac

  1. Push Down: mobilidade de coluna;
  2. Rolling back: mobilidade de coluna;
  3. Push Through: alongamento de cadeia posterior;
  4. Breathing: mobilidade de coluna.

Reformer

  1. Semicircles: mobilidade de coluna;
  2. Down Stretch: alongamento de abdômen e extensão de coluna;
  3. Up stretch: fortalecimento de abdômen;
  4. Pelvic lift: fortalecimento de glúteos e MMII.

Conclusão

A dor na coluna é considerada a principal causa de incapacidade mundial, e pode ser desencadeada por uma noite mal dormida, horas em frente ao computador e até mesmo carregar compras de supermercado.

A prática de exercícios físicos, em especial o Método Pilates, é uma excelente solução para a diminuição das dores na coluna. Contudo, não há um protocolo de como estes tratamentos devem acontecer, visto que cada paciente apresenta uma condição diferente.

Na maioria dos casos, os alunos chegam nos Studios inseguros e com muitas dúvidas. Por isso é essencial que o instrutor esteja preparado fisicamente e teoricamente para solucionar as patologias através de exercícios para dor na coluna.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.