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13 Exercícios para Lesões no Menisco

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O Menisco é uma cartilagem localizada dentro do joelho para protegê-lo de impactos e pancadas. 

Entretanto, algumas vezes é possível que haja uma lesão no menisco causada pelo enfraquecimento da cartilagem ou por uma pancada muito forte, sendo mais comum em idosos, atletas, pessoas com obesidade e com problemas nas articulações.

A lesão causa dor na realização de movimentos rotineiros como andar, utilizar escadas e outras atividades que envolvem forçar o joelho.

Neste artigo você irá aprender sobre 13 exercícios para lesões no menisco. Confira abaixo!

Alongamento Posterior

Objetivo: alongamento para lesões no menisco – isquiotibiais e flexores de quadril contralateral.

Posição Inicial: paciente em pé no Cadillac, em frente à alça, um dos membros inferiores com joelho estendido e o outro com uma leve flexão de quadril e pé apoiado na alça, e membros superiores flexionados segurando as barras superiores do aparelho.

Movimento: paciente deve realizar a flexão de quadril, inclinando o corpo à frente, retornando à posição inicial.

Alongamento de Quadríceps e Iliopsoas

Objetivo: alongamento para lesões no menisco – quadríceps e iliopsoas

Posição Inicial: paciente em pé no Cadillac, de costas para a alça, com um dos membros inferiores com joelho estendido e pé apoiado no aparelho e o outro membro inferior com joelho flexionado e pé apoiado na alça, e membros superiores flexionados segurando as barras superiores do aparelho.

Movimento: paciente deve realizar extensão do quadril deslizando a alça posteriormente, e flexão do joelho do outro membro inferior, retornando à posição inicial.

Knee Extension

Objetivo: exercícios para lesões no menisco – fortalecimento de quadríceps, glúteo máximo e abdominais

Posição Inicial: paciente em decúbito dorsal na meia lua, cabeça apoiada no solo, e coluna lombar encaixada na meia lua. Membros superiores ao lado do corpo, membros inferiores elevados e joelhos flexionados.

Movimento: paciente deve realizar a extensão de joelho, retornando à posição inicial.

*Variação: pés em posição de V

Alongamento Lateral no Barrel

Objetivo: alongamento para lesões no menisco – adutores de quadril

Posição Inicial: paciente ao lado do Barrel, joelhos estendidos, um membro inferior apoiado no solo e outro membro inferior abduzido e apoiado no Barrel. Membros superiores abduzidos na altura dos ombros.

Movimento: paciente deve realizar a flexão lateral de quadril, elevando o braço contralateral ao Barrel, retornando à posição inicial.

Tower

Objetivo: exercícios para lesões no menisco – fortalecimento de quadríceps, tríceps sural, e alongamento da musculatura posterior.

Posição Inicial: paciente em decúbito dorsal no Cadillac, membros superiores ao lado do corpo e membros inferiores com quadril e joelhos flexionados e pés apoiados na barra móvel.

Movimento: paciente deve realizar a extensão dos joelhos, retornando à posição inicial.

*Variação 1: mesmo movimento e posição anterior, porém com os pés apoiados em V, para ativação da musculatura adutora.

*Variação 2: mesmo movimento que o anterior e posição anterior, porém com apoio unilateral.

Hip Stretch

Objetivo: exercícios para lesões no menisco – fortalecimento de quadríceps, glúteos, tensor da fáscia lata e alongamento de adutores.

Posição Inicial: paciente em decúbito lateral no Cadillac, membro inferior do aparelho com joelho estendido, e membro inferior contralateral ao aparelho com joelho flexionado e pé apoiado na barra móvel.

Movimento: paciente deve realizar a extensão do joelho, retornando à posição inicial.

Stomach Massage Series

Objetivo: alongamento para lesões no menisco – musculatura posterior e mobilização da coluna

Posição Inicial: paciente sentado no Reformer, membros inferiores com joelhos flexionados e pés apoiados na barra, e membros superiores com mãos ao lado dos pés.

Movimento: paciente deve realizar a extensão de joelho, sem soltar as mãos da barra, retornando à posição inicial.

Stomach Massage Series: Hands Back

Objetivo: alongamento para lesões no menisco – musculatura posterior, mobilização de joelho e fortalecimento de paravertebrais.

Posição Inicial: paciente sentado no Reformer, membros inferiores com joelhos estendidos e pés apoiados na barra, e membros superiores em extensão, com mãos apoiadas no aparelho.

Movimento: paciente deve realizar a flexão de um joelho, alternando as pernas sucessivamente, retornando à posição inicial ao final da série.

Front Splits – variação

Objetivo: exercícios para lesões no menisco – fortalecimento de glúteo máximo, alongamento de quadríceps, alongamento de isquiotibiais.

Posição Inicial: paciente em pé, ao lado do Reformer, o membro inferior contralateral ao aparelho com joelho estendido e pé apoiado no solo, e outro membro inferior com extensão de quadril, joelho flexionado e pé apoiado no aparelho. Membros superiores apoiados na barra a frente.

Movimento: paciente deve realizar a extensão de quadril e de joelho, retornando à posição inicial.

Leg Extension

Objetivo: exercícios para lesões no menisco – fortalecimento de quadríceps.

Posição Inicial: paciente em decúbito dorsal no Reformer, membros inferiores com joelhos flexionados e pés apoiados nas alças, e membros superiores ao lado do corpo.

Movimento: paciente deve realizar a extensão de joelhos, retornando à posição inicial.

Frog

Objetivo: exercícios para lesões no menisco – fortalecimento de quadríceps e adutores de quadril

Posição Inicial: paciente em decúbito dorsal no Reformer, membros inferiores flexionados e abduzidos com os pés apoiados nas alças, e membros superiores ao lado do corpo.

Movimento: paciente deve realizar a extensão de joelhos, retornando à posição inicial.

Footwork Double Leg Pump

Objetivo: exercícios para lesões no menisco – fortalecimento de quadríceps e tibial anterior

Posição Inicial: paciente sentado na cadeira, membros inferiores com joelhos flexionados e calcanhares apoiados no pedal, membros superiores com as mãos segurando as barras laterais.

Movimento: paciente deve realizar a extensão do joelho, pressionando os pedais para baixo, retornando à posição inicial.

*Variação: mesma posição e movimento que anterior, com pés apoiados em V, para fortalecimento dos músculos adutores de quadril.

Pumping One Leg

Objetivo: exercícios para lesões no menisco – fortalecimento de quadríceps, e fortalecimento de reto femoral e iliopsoas contralateral.

Posição Inicial: paciente sentado na Cadeira, um membro inferior flexionado com a ponta dos pés apoiada no pedal e outro membro inferior com joelho estendido em contração isométrica, e membros superiores com as mãos segurando as barras laterais.

Movimento: paciente deve realizar a extensão do joelho, mantendo o outro membro inferior em isometria, retornando à posição inicial. 

Conclusão

Ao unirmos o alongamento ao fortalecimento do corpo obtemos uma recuperação segura, sem agravar a lesão.

Portanto, devemos avaliar o paciente individualmente, aplicando a ele somente os exercícios que sejam compatíveis com o caso, sempre prezando pela segurança e cuidado.

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