Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Não importa a modalidade com a qual você trabalha, alunos que apresentam algum problema postural são quase regra no seu studio. Apesar dos problemas que a posição errada da coluna pode trazer, quase ninguém procura uma atividade de correção a não ser que isso se desenvolva numa patologia.

Felizmente não é necessário utilizar um processo de reabilitação longo e complexo para corrigir uma postura ruim. Podemos usar a atividade física, em especial o Treinamento Funcional, para deixar nossos alunos com uma coluna funcional, com mobilidade e alinhada.

Reunimos nesse artigo algumas dicas para melhorar a postura através das técnicas e exercícios do Treinamento Funcional. Está curioso? Então continue lendo!

Problemas que a Má Postura pode Ocasionar

Adotar uma postura ruim é algo sobre o qual quase ninguém pensa. Se pensasse, ninguém acharia que não há problema ficar horas e horas inclinado sobre um notebook no trabalho e depois chegar em casa e fazer a mesma coisa.

Mesmo quem é praticante de atividades físicas raramente se importa com a questão. Muitas vezes o foco do praticante é desenvolver um corpo forte, musculoso e esteticamente agradável. Mas quem chega a pensar que deveria fazer exercícios e manter uma boa postura para atingir esses objetivos?

Pensando nisso, criamos um infográfico para que você entenda quais os malefícios de uma má postura! Confira abaixo!

Benefícios do Treinamento Funcional para a postura

Começamos a perceber a importância de utilizar o Treinamento Funcional para correção postural quando pensamos na quantidade de musculaturas trabalhadas durante uma aula. Como estamos sempre em busca de um trabalho global e funcional, todas as regiões importantes para manter-se numa postura ereta.

O CORE em especial é trabalhado em praticamente todos os exercícios dessa modalidade. O motivo dessa ênfase está na necessidade desse conjunto de músculos para manter o corpo em estabilidade e seguro durante o movimento.

Coincidentemente, pessoas com problemas posturais costumam apresentar um CORE enfraquecido e pouco funcional, como já vimos. O trabalho de CORE é essencial nesses alunos, fazendo com que modalidades com um foco similar na região também sejam bastante eficientes para consertar uma postura deficiente.

Além disso, o Treinamento Funcional tem como objetivo restaurar as funções corporais, fortalecer musculaturas e encontrar a estabilidade e mobilidade perdidas das articulações. Tudo isso é feito através de movimentos que realizamos diariamente e podem ser transferidos para outras atividades.

De que adiantaria seu aluno desenvolver musculaturas capazes de manter a coluna numa posição neutra se ele não é capaz de utilizar esses músculos funcionalmente durante seu dia?

Com a orientação correta e exercícios adequados, o aluno consegue recuperar a posição da coluna e evita perde-la durante o dia. Já que suas musculaturas estão fortalecidas e preparadas para atuar em movimentos funcionais ele corre menos risco de se lesionar e sentir dores.

Concluindo…

O Método Pilates, se aplicado corretamente, pode garantir inúmeros benefícios para alunos com patologias de coluna. Aplicar corretamente os conceitos do método, fará com que você potencialize os resultados!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.