O hálux valgo, também conhecido como joanete, é uma condição na qual o dedão do pé se desloca para fora de sua posição normal, em direção aos outros dedos. Essa deformidade pode causar desconforto, dor e dificuldade na realização de atividades externas.
No entanto, com a prática regular de exercícios adequados, utilizando o Toe Exerciser como acessório, é possível aliviar os sintomas e melhorar a mobilidade do pé afetado.
O Toe Exerciser é um acessório específico do Pilates que visa fortalecer os músculos intrínsecos do pé, incluindo os do dedão. Ele utiliza uma pequena ferramenta, geralmente um dispositivo em forma de anel, sendo colocado entre os dedos do pé.
Ao apertar suavemente o anel com os dedos, você ativa os músculos do pé e do tornozelo, promovendo um melhor controle do hálux valgo e fortalecendo a musculatura contraída.
Além de ajudar a combater o hálux valgo, o Toe Exerciser também contribui para a estabilidade e o equilíbrio do pé como um todo.
Esses exercícios podem ser realizados em conjunto com outros movimentos do Pilates, como alongamento, fortalecimento e mobilidade, para proporcionar uma abordagem holística ao tratamento e prevenção de problemas nos pés.
Como surgiram os exercícios para hálux valgo?
Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, sempre se preocupou com a base do nosso corpo dos pés. Observamos isso em vários exercícios como os footwork e até mesmo nos acessórios criados por ele com o 2 By 4 (Two By Four), foot corrector e o Toe Exerciser.
O Studio de Joseph Pilates ficava em Nova Iorque, local com muitos artistas e dançarinos, que devido às atividades exercidas apresentavam hálux valgo nos pés.
O pé é composto por ligamentos, músculos intrínsecos e extrínsecos, ossos e articulações. A estrutura do pé é complexa em sua composição e função, por apresentar relações únicas e distintas de qualquer outra parte do corpo humano.
Além de movimento, as articulações e os ossos do pé fornecem estrutura para a marcha humana, em que a interação permite o movimento de propulsão e ao mesmo tempo a estabilidade para a permanência em pé.
O hálux Valgo é uma deformidade que ocorre quando há um desvio medial do primeiro metatarso e lateral do hálux, formando um abaulamento na parte interna do pé.
Sinais, Sintomas e Diagnóstico do hálux valgo
Uma das principais causas de hálux valgo é o uso de calçados com câmara anterior triangular e salto alto que levam à aproximação das cabeças dos metatarsos, desviando lateralmente o hálux.
Também possui causas como: hereditariedade, varismo do primeiro metatarso, frouxidão ligamentar, variações de comprimento do primeiro metatarso, formato da primeira articulação tarso metatarsiana e pé plano.
O diagnóstico clínico do hálux valgo está baseado na constatação da presença do desvio em valgo e graus variados de pronação do hálux valgo, acompanhados da presença de massa que se projeta medialmente.
A palpação local é dolorosa e a mobilidade da articulação pode estar diminuída em função da gravidade da deformidade ou de alterações degenerativas.
O ante pé assume a forma triangular e convexa, em virtude do deslocamento dos artelhos para a linha média e pela projeção plantar das cabeças dos metatarsianos centrais.
Pensando neste assunto, separamos os 6 melhores exercícios para o hálux valgo. Confira a seguir!
4 exercícios com o Toe Exerciser para hálux valgo
O Toe Exerciser é um pequeno acessório criado por Joseph Pilates, utilizado para fortalecimento e aumento de amplitude articular dos dedos.
O acessório é feito em couro natural nas partes de encaixe dos dedos, uma mola ligando as duas partes e hastes de alumínio para segurar a estrutura que possui comprimento de 21 cm, altura de 4,1 cm e largura de 15 cm na sua estrutura original.
Além de melhorar os joanetes, corrigir os desalinhamentos dos pés, fortalecendo-os e melhorando o equilíbrio, a utilização frequente do acessório estimula o correto alinhamento do dedo hálux valgo.
Exercício 1
Instruções: Sentado em um banco ou na caixa do Reformer com o crescimento axial, mãos umas em cima da outra atrás da cabeça tracionando a cabeça para auxiliar no crescimento e ativação do Power House, alinhar os pés, joelhos e quadris.
Com o acessório no hálux valgo de cada pé, realizar o movimento abrindo a mola com a intenção de induzir os dedos mantendo o alinhamento de todo o corpo.
Exercício 2
Instruções: O mesmo exercício anterior, porém além de prender o hálux valgo colocar o segundo dedo na tira e realizar a rotação.
Exercício 3
Instruções: Sentado no chão ou no caderno mantendo as conexões e alinhamentos, pode-se colocar as mãos próximas ao quadril para auxiliar no crescimento da coluna, porém nesse exercício com as pernas estendidas.
Realizar a abertura da mola com a intenção de rodar o fêmur para fora conectando todo o corpo e retornando à posição inicial com controle sem perder as conexões e retornar a posição de início com controle mantendo o Power House ativado.
Exercício 4
Instruções: Sentado na mesma posição do exercício anterior, flexionar um dos joelhos. O pé da perna que está estendida realizar a dorso extensão e ao mesmo tempo realizar a dorsiflexão do pé referente a perna flexionada.
Faça o movimento de forças opostas e retorne à posição inicial com controle sem perder a ativação do Power House. Caso o aluno queira praticar em casa pode utilizar um elástico de cabelo ou de costura preso nos dedos.
Conclusão
A utilização do acessório auxilia as pessoas que possuem hálux valgo, além de melhorar o equilíbrio das musculaturas envolvidas. Porém, o tratamento conservador tem caráter paliativo, aliviando os sintomas, mas não corrigindo as deformidades.
Ao fortalecer os músculos intrínsecos do pé e promover um melhor acompanhamento do hálux, os exercícios de Pilates ajudam a melhorar a estabilidade e a mobilidade do pé afetado.
Além disso, o Pilates abrange uma abordagem holística, considerando o corpo como um todo, o que contribui para a melhora da postura e do equilíbrio, auxiliando na redução do desconforto causado pelo hálux valgo.
No entanto, é importante ressaltar que cada indivíduo é único e o tratamento do hálux valgo deve ser personalizado de acordo com a condição específica do aluno.
Com o acompanhamento apropriado e a prática regular, o Pilates pode ser uma ferramenta valiosa no cuidado dos pés e no alívio dos sintomas do hálux valgo.