Posted in:

Hashtags: por que e como usá-las?

melhores-hashtags-para-pilates

Segundo a Comscore, empresa dos EUA que faz análises da internet e distribui para grandes empresas, agências de publicidade e de mídia do mundo, os brasileiros passam cerca de 650 horas mensais nas redes sociais, em 2015.

Esse número é 60%  maior do que todo o restante do planeta, é a partir desses dados que podemos notar a importância de incluir seu Studio de Pilates nas redes sociais e além disso, saber como o seu trabalho pode se tornar referência entre tantas pessoas conectadas.

Nesse artigo vou falar sobre um recurso muito utilizado atualmente, a Hashtag, que tecnicamente, são palavras-chave precedidas do símbolo # (tradicionalmente conhecido como jogo-da-velha ou quadrado).

Nas redes sociais, desfrutar desse artifício é uma ótima ferramenta para envolver o público-alvo e aumentar o reconhecimento do seu estúdio de Pilates. Vamos ver como usá-las de maneira eficaz?

Definição da Hashtaghastags

Resumidamente, hashtags são “etiquetas” que reúnem conteúdos semelhantes. Ela faz com que o seu post, por exemplo, seja associado às pessoas com interesses parecidos, mesmo que elas não sejam seus fãs ou seguidores.

Assim, escolhendo as hashtags certas, você irá ampliar o alcance das mensagens e fotos do seu espaço para potenciais fãs e até alunos.

Depois de acrescentar o símbolo # antes da palavra ou frase a ser divulgada na rede social, a Hashtag passa a ser um link. Ao clicar nelas, você pode acompanhar todos os resultados relevantes.

Hoje, elas são utilizadas no Twitter -rede social que transformou o uso do símbolo – mas elas também são utilizadas no FacebookYouTubeInstagramPinterest e Google Plus.

Mas a questão mais importante é: você leva em consideração o impacto e os resultados que esta ferramenta pode trazer para o seu negócio?

Ou, ainda, tem o conhecimento das consequências do uso indevido delas?

Como criar uma Hashtag que “funciona”hashtags-pilates

Agora que você já sabe o que são as Hashtags e o que elas podem fazer pelo seu Studio de Pilates, quero te orientar a respeito de como usufruir desse recurso de uma forma original e funcional.

O processo de criação das Hashtags é simples, você só inclui um símbolo # a frente de uma palavra-chave relevante. Mas existem algumas regras que devemos seguir para atingir um maior proveito do recurso.

Primeiro, pense sempre que a Hashtag deve ter relação máxima com a foto ou com o conteúdo compartilhado, que faça sentido para o seu público ou negócio.

Também não é interessante colocar hashtags em excesso ou muito longas, como o exemplo: #PilatesÉOMelhorMétodoDoUniverso.

Aqui fica mais uma dica: no Twitter não se usa mais do que uma ou duas Hastags, mas no Instagram e no Facebook dá para usar até 3 hashtags, sem problemas, mas mantendo sempre uma ordem.

Hashtags da modashutterstock_48028642

O crescimento das Hashtags tem sido tão grande nos últimos meses que já existem as ‘’hashtags famosas’’, por assim dizer. Elas são criadas por pessoas e marcas influentes e fazem sucesso nas redes sociais.

Elas podem surgir a partir de um acontecimento ou fato que é muito comentado entre as pessoas, com um devido cuidado você pode utilizar dessas Hashtags para destacar seu conteúdo na Web.

Fazer uso das ”Hashtag da moda” é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade da sua marca. Aconselho também a usar as Hashtags existentes e que ganharam uma grande repercussão na internet, e que em determinado momento podem trazer a atenção do assunto para o que você está mostrando.

Mas é necessário lembrar: sua mensagem deve realmente agregar e fazer conexão entre o assunto da Hashtag.  Se seu conteúdo não agrega valor, ele poderá ser ignorado e até considerado um spam.

Por isso não caia na tentação de usar as palavras-chave que estão “dando sucesso” somente para chamar atenção para o seu post.

É muito desespero, viu? Você acaba irritando os usuários que podem achar que está perdendo tempo indo até a sua postagem.

Tenha originalidadestudio-de-pilates-3

Criar uma Hashtag própria, para seu estúdio, também é uma boa ideia. Ela pode ser usada em campanhas específicas e promoções e a partir dela você pode desenvolver uma identidade própria para seu Studio, atraindo alunos interessados em conhecer seu trabalho.

A originalidade e especificação na criação das Hashtags podem te destacar nas redes sociais, aumentando sua visibilidade

Uma dica bem importante: quando você usar mais de uma palavra na mesma use letra maiúscula no início de #CadaPalavra, para que o leitor consiga rapidamente definir o qual é a mensagem.

Assim como é recomendado que você não utilize uma Hashtag muito grande, com palavras erradas, ou termos com X, que atrapalham o entendimento de pessoas com dislexia.

Outras boas práticas para as hashtags

  • Cuidado com a ortografia correta
  • Use em todas as redes sociais
  • Bom senso, moderação e propósito
  • Pesquise as # antes de usá-las (para ver com o que estão sendo relacionadas)

Concluindo…studio-de-pilates-2

As redes sociais estão cada vez mais em alta e se tornaram referência quando se fala em divulgação de serviços ou produtos.

Saber utilizar os recursos para se diferenciar dos outros concorrentes é essencial atualmente. As Hashtags estão aí para serem exploradas, basta você conhecer e experimentar para conseguir absorver o que há de melhor no mundo virtual.

EDINEI SCHIMIEGUEL KNOP

Jornalista, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais

EAF House, soluções em marketing digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *