Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Com casos maiores em mulheres mais jovens, as doenças no assoalho pélvico vem sendo motivos de reclamações. Mas entre alguns dos problemas estão a incontinência urinária de urgência, de esforço e a mista.

As variáveis da doenças estão ligadas à perda involuntária de urina. Isso pode acontecer com todos os sexos e idades, sendo mais comum em mulheres com 40 anos ou mais.

Os casos de mulheres mais jovens com incontinência urinária de urgência têm aumentado nos últimos tempos, pois há excesso de peso levantado sem que os músculos do assoalho pélvico estejam fortes o suficiente para lidar com a pressão.

Antes de darmos uma continuidade no tema de incontinência urinária de urgência, de esforço e mista, vamos entender como o assoalho pélvico pode influenciar nas doenças. Boa leitura!

O que é a musculatura do assoalho pélvico?

O assoalho pélvico é composto por ligamentos, tecido fibroso e músculos na forma de uma cavidade que aguente os órgãos pélvicos, incluindo a vagina, bexiga, uretra, útero, reto e no caso dos homens a próstata. Se enfraquecido, pode causar complicações como incontinência urinária.

Isso acontece por várias causas como:

  • Fraqueza da musculatura do assoalho pélvico;
  • Gravidez e parto;
  • Doenças que comprimem a bexiga;
  • Obesidade;
  • Tosse crônica dos fumantes;
  • Doenças pulmonares obstrutivos que geram pressão abdominal;
  • Bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade da pessoa;
  • Após cirurgia de próstata.

Diferenças entre a incontinência urinária de urgência, de esforço e mista

A incontinência urinária de esforço acontece normalmente quando a pessoa ri de algo engraçado, faz exercícios, tosse ou até mesmo se movimenta, resultando na liberação da urina sem controle. 

O tratamento da incontinência de esforço é essencialmente cirúrgico, mas os exercícios podem ajudar a fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. Para incontinência de urgência, os tratamentos são medicamentos e fisioterapia.

A incontinência urinária de urgência ocorre quando se sente vontade de urinar de repente em meio às atividades diárias e a pessoa não consegue se controlar, urinando antes de chegar ao banheiro. É o caso mais comum entre as mulheres, mas geralmente apresenta os sintomas após os 50 anos.

Normalmente a incontinência urinária de urgência acontece após problemas na bexiga, como pedras ou por inflamações que acometem o órgão. 

Em alguns casos, o tratamento pode ser realizado por medicamentos ou fisioterapia para reforçar o assoalho pélvico. Alguns pacientes podem não melhorar com o tratamento para incontinência urinária de urgência e chegam a utilizar absorventes higiênicos ou fraldas para que o distúrbio não cause constrangimento em público.

Já a incontinência mista, como o nome já diz, é uma mistura dos outros dois tipos citados acima.

Pilates no tratamento da incontinência urinária de urgência, de esforço e mista

O Pilates é uma técnica que nos dá consciência do nosso corpo, dos movimentos que efetuamos e da respiração, sendo um excelente aliado no tratamento da incontinência urinária, de forma geral.

Os exercícios de Kegel são ótimos para reconhecer os músculos do assoalho pélvico e descobrir quais trabalhar. Imagina que você está urinando e “segura a urina”. É esse músculo que deve ser contraído e relaxado de acordo com os exercícios. 

Exercício 1: contrair e relaxar

  • Encontre e sinta os músculos trabalhando;
  • Contraia fortemente, evitando o uso de outros músculos;
  • Segure por 6 a 10 segundos;
  • Relaxe;
  • Repita cerca de 8 vezes.

Exercício 2: elevador

  • Encontre e sinta os músculos trabalhando;
  • Imagine que você está em um elevador. À medida que os “andares sobem”, contraia os músculos cada vez mais;
  • Quando atingir o máximo, desça e relaxando pouco a pouco os músculos;
  • Repita cerca de 8 vezes.

Tive o prazer de atender tanto homens como mulheres com incontinência e ouvir seus relatos de melhora com as técnicas. Esses exercícios podem ser realizados várias vezes ao dia. 

Por exemplo: ao acordar, durante o café da manhã e antes de dormir. A princípio experimente em casa, onde se sentirá mais confortável. Com o tempo você poderá se exercitar em qualquer lugar.

Conclusão 

Independente se a pessoa tem incontinência urinária de urgência, de esforço ou mista, o ideal é procurar um médico especialista para iniciar o tratamento aliado aos exercícios de Pilates para o fortalecimento da região.  

Referências Bibliográficas

Avaliação e Reabilitação dos Músculos do Assoalho Pélvico. Disponível em:

<hƩps://www.sabrinabaracho.com.br/servicos/avaliacao-e-reabilitacao-dos-musc

ulos-do-assoalho-pelvico/>. Acesso em: 16 dez. 2022.

PEREIRA, Paula Barros et al. Incontinência urinária feminina: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 14, p. e1343-e1343, 2019.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.