Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Oferecer conforto e segurança aos alunos é muito importante, especialmente quando falamos de aparelhos. Mas agora te pergunto: você tem feito as revisões necessárias? Sabia que existem dois tipos de manutenções nos equipamentos de Pilates e que elas são essenciais para garantir o bom funcionamento das aulas?

A manutenção preventiva, como o nome já diz, visa a realização de ajustes e correções nos aparelhos, com o objetivo de se antecipar ao aparecimento de problemas. 

Já a manutenção corretiva atua após o surgimento de falhas, barulhos persistentes, desajustes, desalinhamentos, instabilidades, irregularidades e trazem grandes prejuízos, interrupção das aulas e riscos de acidentes. 

Nesta matéria te explicamos com detalhes a importância de contratar uma empresa especializada para realizar as manutenções nos equipamentos de Pilates e como você pode conferir se eles apresentam alguma irregularidade. Continue a leitura! 

O que é a Manutenção Preventiva?

Realizar a manutenção preventiva dos equipamentos de Pilates regularmente, significa: 

  • Se antecipar aos problemas;
  • Evitar acidentes e danos, muitas vezes irreversíveis, às vidas e às máquinas;
  • Atuar com respeito, zelo e responsabilidade.

Além de tudo isso, manutenção preventiva é sinônimo de economia de tempo e de dinheiro. Isso porque ela é muito mais rápida e barata em relação a corretiva.

Com o uso diário dos equipamentos, várias peças sofrem desgastes e precisam ser trocadas com bastante regularidade. 

Caso isso não ocorra no tempo certo, a falta de manutenções nos equipamentos pode acarretar sérios danos às máquinas, comprometendo, em médio e longo prazo, funções básicas. E o pior: podem oferecer riscos de acidentes.

Por que realizar manutenções nos equipamentos a cada 90 dias? 

O prazo de 90 dias entre as manutenções, estipulado pela maioria dos fabricantes, leva em conta justamente a análise de todos os itens das máquinas, como a vida útil e o impacto que causam se estiverem danificados ou desgastados.

Outro ponto que os fabricantes levam em consideração é a questão do comportamento da madeira frente às diferenças climáticas.

Você sabia que a madeira “trabalha”?

Isso mesmo! Ela expande ou contrai de acordo com a temperatura. E esse “vai e vem” resulta em parafusos frouxos e desníveis estruturais. Mais um motivo para realizar as manutenções nos equipamentos regularmente.

A revisão deve ser considerada um investimento em prevenção, saúde e segurança. É uma questão de responsabilidade com você e seus clientes.

O que é a Manutenção Corretiva?

Se você não realiza a manutenção preventiva de forma adequada e no tempo determinado, você terá que realizar a manutenção corretiva! E SIM – ela é demorada, além de ser mais onerosa.

Com o uso, várias peças naturalmente sofrem desgastes e precisam ser trocadas. Se não são substituídas logo, causam um efeito “bola de neve” e, aos poucos, vão afetando várias partes do equipamento, causando desajustes, instabilidades, afrouxamentos e desalinhamentos estruturais, que podem comprometer a estrutura, ou pior, causar acidentes com os seus alunos. 

Você se habitua e nem percebe. Quando elas são trocadas e consertadas, não entende como viveu tanto tempo usando o equipamento ‘daquele jeito’.

Se você não quer despender tempo nem gastar muito dinheiro para ter seus aparelhos seguros, é fundamental realizar as manutenções nos equipamentos de forma preventiva, pelo menos a cada 90 dias. 

Dependendo da marca e até mesmo da frequência de utilização, duas manutenções por ano já são aceitáveis. 

É possível realizar as manutenções nos equipamentos sozinho?

Ninguém melhor do que você, que manuseia os equipamentos do seu studio diariamente, para identificar possíveis problemas e falhas.

Esse processo de verificação dos componentes é muito importante e deve ser realizado periodicamente. Uma vez por semana é o ideal! 

Você nem imagina a diferença que uma semana pode fazer quando os equipamentos são muito utilizados. E tem studio em que os aparelhos trabalham o dia todinho, né? Até 15h por dia, quando se tem revezamento de profissionais.

Muita gente ainda tem dúvidas do que precisa ser verificado. Por isso, preparamos uma lista bem completa para te ajudar nesse processo. Confira:

  • Irregularidades nos ganchos, molas e mosquetões;
  • Problemas com manípulos, velcros e alças;
  • Desgastes ou alterações na corda;
  • Barulhos persistentes;
  • Parafusos soltos ou frouxos demais;
  • Problemas de forma geral, ou mesmo trincas, nas partes estruturais – de madeira ou metálicas.

Para facilitar, crie um checklist e coloque em um local bem visível, ou deixe no computador e acione alertas para não esquecer de fazer.  

Empresa especializada nas manutenções dos equipamentos

Assim como manter seus aparelhos em dia e com todos os ajustes necessários, de nada adianta se a empresa contratada não tiver especialização nesse tipo de serviço. 

Por isso, os aparelhos do Grupo VOLL contam com a FIX-UP, a maior empresa voltada à manutenção dos equipamentos de Pilates de todas as marcas e modelos. 

Antes da sua chegada, existiam apenas alguns técnicos isolados, que eram credenciados por marcas x ou y. Mas que, além de equipamentos de Pilates, faziam manutenção em esteiras, aparelhos de academia e bicicletas, ou seja, não eram especializados somente nos equipamentos do Método, sequer tinham um treinamento para saber como manuseá-los.

Portanto, contratar uma companhia correta é saber que os serviços serão realizados por profissionais extremamente qualificados e competentes, trabalhando em conformidade com os mais exigentes padrões de qualidade: ajustes, alinhamentos, trocas de peças, reforços estruturais, teste de eficiência e higienização. 

Conclusão

Com o passar do tempo e o uso rotineiro, os equipamentos de Pilates estão sujeitos aos desgaste e danos naturais de suas peças. Por isso, para garantir a segurança dos alunos e a maior durabilidade dos aparelhos, é essencial que a manutenção esteja em dia e que seja realizada por uma equipe especializada.

Se você também precisa manter seus equipamentos em pleno funcionamento, bem ajustados e com qualidade de serviço, entre em contato com a FIX-UP e ofereça mais conforto aos seus alunos. Basta clicar aqui e agendar o procedimento!