Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Desde que chegou ao Brasil, cada vez mais o Pilates vem sendo reconhecido como um capaz de proporcionar benefícios para todos os tipos de público e, com isso, ganhando visibilidade e espaço em vários estabelecimentos que oferecem diversas modalidades, como é o caso do MAT Pilates em academias.

Para os “estabelecimentos convencionais”, o Método é considerado uma modalidade de nicho, ofertada dentro da grade de aulas com o objetivo de ser um diferencial, capaz de conquistar e reter alunos.

Para os praticantes, esta opção é vista como um excelente custo-benefício, levando em conta que muitas vezes está inclusa no pacote de aulas que a academia oferece.

Para o professor, dar uma aula de MAT Pilates em academias coletivas nem sempre é uma tarefa fácil. São muitas pessoas diferentes, com suas limitações e particularidades, que exigem do profissional muita competência e criatividade.

O que acha de aprender mais sobre o MAT Pilates em academias? Continue a leitura para saber os benefícios e as principais dificuldades do Método!

Benefícios do MAT Pilates em academias

Entre os frequentadores, mesmo em uma aula que não seja individual, é possível perceber vários aspectos positivos. 

Com a prática frequente, os alunos relatam melhora em muitos aspectos corporais como mobilidade, flexibilidade, força, equilíbrio, postura e inclusive diminuição de dores. 

Mesmo conduzindo um grande grupo, o professor que domina a base do Método e sabe individualizar os seus comandos, consegue entregar uma aula que, com certeza, melhora a vida dos seus alunos, ainda que tenha que partir de um olhar mais globalizado na hora de escolher os exercícios.

MAT Pilates em academias e as principais dificuldades

Dentro dos Studios, normalmente encontramos aulas com grupos pequenos no formato sincronizado, de rodízio ou utilizando 1 ou 2 equipamentos por aula. 

Nas academias, normalmente o professor apenas dispõe do MAT, salvo algumas exceções que investem em acessórios como bola suíça, overball, faixa elástica, entre outros, em quantidade suficiente para atender a demanda.

Isso gera no profissional uma necessidade de trabalhar com o repertório do Método de maneira criativa, buscando desafiar e, ao mesmo tempo, dinamizar as suas aulas, para que todos ali presentes consigam ser contemplados, sejam eles indivíduos saudáveis ou com alguma patologia.

Outra questão é a quantidade e rotatividade de praticantes, algo muito característico das academias. 

Diferente do Studio, em que o aluno paga exclusivamente pela aula e assume um compromisso com o profissional, nas academias o aluno pode ir ou não, sem causar nenhum tipo de prejuízo financeiro. 

Esse é um dos fatores que impossibilita ao profissional, classificar suas turmas por nível, pois sempre haverão alunos iniciantes, intermediários e avançados fazendo aula ao mesmo tempo.

Vantagens encontradas na prática do Método em academias

Ter a oportunidade de ministrar aulas de MAT Pilates em academias coletivas é um excelente meio de praticar o seu comando verbal e exercitar a capacidade de adaptar os exercícios. 

Além disso, ter acesso a um grupo grande de pessoas que têm interesse no Método pode ser a porta de entrada para divulgar o seu trabalho de forma mais personalizada.

Por exemplo, para aqueles indivíduos com um comprometimento maior que os impossibilita de praticar aulas em grupo, ou em casos em que somente a aula individual seja indicada.

Estrutura da aula de MAT Pilates em academias

Para garantir que a sua aula realmente seja de Pilates, é fundamental conhecer bem o Método. 

Ainda que pelas circunstâncias em que são oferecidas as aulas nas academias, o Pilates Contemporâneo acaba se encaixando melhor. 

Ter o conhecimento do Clássico fará de você um profissional mais completo e com bagagem suficiente para criar uma proposta de aula mais assertiva.

Para não ter erro:

  • Seja organizado e esteja preparado para a aula;
  • Conheça seus alunos para saber que tipos de exercícios utilizar, ou quais adaptações você deve sugerir;
  • Lembre que existem pessoas diferentes na turma, por isso a aula deve ter um caráter mais global;
  • Escolha um ou mais objetivos e foque neles;
  • Elabore uma sequência lógica de exercícios;
  • Seja preciso em suas dicas e orientações;
  • Varie a forma que você começa e/ou termina a aula e pense em um roteiro de exercícios que tenha começo, meio e fim.
  • Gere conexão com seus alunos, mostre-se acessível e ouça o que eles têm a dizer.

5 sugestões para uma aula de 45 min de MAT Pilates em academias

  1. Exercícios de mobilidade (5 a 10 min);
  2. Exercícios de força para membros inferiores + abdominais (10 a 15 min);
  3. Exercícios de força para membros superiores + abdominais (10 a 15 min);
  4. Exercícios que trabalhem a extensão da coluna (5 a 10 min);
  5. Alongamentos dinâmicos de, no máximo, 5 min.

Conclusão

Seja para quem deseja praticar em grupo ou não tem uma disponibilidade tão grande de horário, o MAT Pilates em academias pode ser o mais ideal

Isso porque, além de uma variedade maior, o custo não é tão elevado para os alunos e fica menos complexo ao instrutor, que ainda pode dar aula para mais pessoas.

Ficou interessado em saber mais sobre o MAT Pilates? Por isso, o Grupo VOLL disponibiliza um AULÃO GRÁTIS! Clique aqui e não perca a oportunidade!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.