Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Os exercícios de Pilates do repertório de solo ganharam força em sua prática nos últimos anos. Além da sequência clássica deixada por Joseph Pilates, hoje contamos com vários acessórios clássicos e contemporâneos para incrementarmos os movimentos de solo, entre eles, a Bola Suíça, também conhecida como Fitball ou bola de Pilates.

Nos exercícios de Pilates com a bola é possível notar que o objetivo do acessório é auxiliar e proporcionar suporte para os movimentos ou ainda deixá-los mais desafiadores e intensos.

O tamanho da bola também influencia, dependendo do tipo do exercício e da altura do praticante, sendo que as bolas de 55cm são indicadas para pessoas de até 1,65m; bolas de 65cm pessoas de 1,65m até 1,85m e as bolas de 75cm para pessoas acima de 1,85m.

Conheça neste texto os benefícios e exemplos de exercícios de Pilates com a bola para deixar suas aulas motivadoras e desafiantes!

O que é a bola utilizada no Pilates?

O Método Pilates engloba inúmeras variações e estas possibilidades proporcionam aulas diferentes, ou seja, nenhuma aula de Pilates será igual. Hoje, alguns acessórios nos auxiliam nas adaptações e variações de exercícios de Pilates, partindo dos exercícios clássicos, como é o caso da bola suíça.

A bola suíça foi desenvolvida em 1963 pelo fabricante italiano de plásticos Aquilino Cosani. Essas bolas, conhecidas na época como “bolas Pezzi”, foram originalmente usadas em programas de cuidados com recém-nascidos e bebês por uma fisioterapeuta britânica que trabalhava na Suíça.

Mais tarde, a Dra. Susane Klein-Vogelbach, Diretora da Escola de Fisioterapia em Basel, Suíça, integrou o uso da bola suíça como terapia no desenvolvimento da neuroterapia. Com base no conceito de “dinâmica funcional”, Klein-Vogelbach defende o uso de bolas como técnica terapêutica para adultos com problemas médicos ou ortopédicos. Joanne Posner-Mayer usou o termo bola suíça ou “Swiss Ball” em 1989, depois de testemunhar os benefícios dessas tecnologias na Suíça e na América do Norte.

Em 1995, baseada em 20 anos de experiência, Posner-Mayer escreveu o Manual Swiss Ball Application for Orthopedic and Sports Medicine, com o objetivo de prevenir lesões e garantir o bem-estar, beneficiando a saúde em geral.

Em 1998, Beate Carriere, fisioterapeuta alemã e aluna de Klein-Vogelbach, escreveu um livro para fisioterapeutas, o The Swiss Ball: Theory, Basic Exercises e Clinic Application, englobando um grande número de tratamentos em todas as áreas da fisioterapia.

Atualmente, a Bola Suíça é utilizada além do Pilates, é possível encontrá-la em exercícios de Treinamento Funcional e exercícios calistênicos. 

Vantagens em trabalhar exercícios de Pilates com a bola

A bola oferece uma movimentação ativa e passiva nas articulações e conseguimos realizar exercícios de baixa, média e alta amplitude, onde os estímulos são ajustados à capacidade funcional do praticante.

Os exercícios de Pilates com a bola têm como objetivos principais:

  • Alinhar o corpo;
  • Isolar e treinar profundamente os músculos posturais;
  • Fortalecer o corpo de maneira segura e eficaz.

Com a bola também se trabalha com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz.

O acessório permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes “roubem” o direcionamento da força.

A bola é leve, portátil, durável e barata quando comparada a outros acessórios ou equipamentos, sendo uma superfície móvel de apoio.

Posicionar o corpo em uma bola e ainda contra a gravidade requer equilíbrio, força e concentração. Ao mesmo tempo que está fortalecendo o corpo, os exercícios de Pilates com a bola aumentam a propriocepção – a consciência de como o corpo se movimenta dentro de um determinado espaço. Ela também ajuda a concentrar a atenção, percepção e interpretação de estímulos e sensações do mundo à nossa volta.

Pode ser aplicada às mais diversas situações e objetivos como:

O acessório auxilia na recuperação de habilidades motoras, melhora a percepção sensorial e intensifica o desempenho atlético. A velocidade e a diminuição da superfície de apoio fazem com que os exercícios sejam mais desafiadores, principalmente para atletas que necessitam aprimorar movimentos.

Para a população gestante, a bola é muito utilizada, proporcionando mobilidade e fortalecimento da cintura lombopélvica e auxiliando no trabalho de parto. Os idosos também se beneficiam do Pilates com bola pois o acessório é um estímulo motivador e auxilia no equilíbrio, força e a manutenção das habilidades para realizar as atividades da vida diária e tarefas ocupacionais.

A bola suíça é muito utilizada para o trabalho de correção postural, pois, por meio da ação isométrica e isotônica, a bola irá oferecer benefícios significativos aos padrões posturais, fortalecendo os músculos paravertebrais, faixa abdominal, glúteos e ainda alongamento das cadeias musculares.

5 exercícios de Pilates com a bola suíça

1. Roll Down

Roll-down

Posição inicial: Sente-se com apoio do sacro na bola, com membros inferiores flexionados e os membros superiores estendidos com 90º de ombro.
Execução: Enrole a coluna em “C” deitando na bola e suba com crescimento da coluna.

2. Breast Stroke

Breast-Stroke

Posição inicial: Deite em decúbito ventral na bola, mantenha os membros superiores estendidos e apoiados no solo.

Execução: Realize flexão de ombros e extensão da coluna e, em seguida, mantenha a extensão, levando os membros superiores para trás.

3. Bend & Stretch

Bend-&-Stretch Vantagens de trabalhar exercícios de Pilates com a bola (+5 exercícios passo a passo)

Posição inicial: Em decúbito dorsal, mantenha os cotovelos apoiados no solo, joelhos flexionados e bola entre os tornozelos.

Execução: Estenda os joelhos pressionando a bola e volte à posição inicial.

Dica: O mesmo movimento pode ser realizado com as costas apoiadas no solo e os membros superiores estendidos ao lado do corpo.

4. Abdominal na bola

Abdominal-na-bola

Posição inicial: Em posição de prancha na bola, mantenha os membros superiores estendidos e a cintura escapular alinhada com a pélvica.

Execução: Flexione os joelhos até mantê-los em alinhamento com o quadril e retorne à posição inicial.

5. Arabesque

Arabesque - Vantagens de trabalhar exercícios de Pilates com a bola (+5 exercícios passo a passo)

Posição inicial: Em posição de prancha na bola, mantenha os membros superiores estendidos e a cintura escapular alinhada com a pélvica.

Execução: Flexione os joelhos mantendo o alinhamento com o quadril e em seguida realizar a extensão de joelho e quadril unilateral e voltar à posição inicial.

Conclusão

Um programa de exercícios de Pilates com a bola pode ser muito motivador e trazer inúmeros benefícios para o praticante, além de ser um material barato, de fácil transporte e que pode ser usado em qualquer lugar.

É importante lembrar que a orientação de um instrutor qualificado para a utilização do acessório é imprescindível para que o praticante não sofra lesões ou acidentes durante a prática.

 

Referências

CAMARÃO, Teresa. Pilates com bola no Brasil: corpo definido e bem-estar. Gulf Professional Publishing, 2005.

CRAIG, Colleen. Treinamento de força com bola: uma abordagem do pilates para otimizar força e equilíbrio. In: Treinamento de força com bola: uma abordagem do Pilates para otimizar força e equilíbrio. 2007

CRAIG, Colleen. Treinamento de Força com Bola. 2007.

DE MEDEIROS, Fabiana Durante. A EFICÁCIA DO MÉTODO DE PILATES® COM BOLA NO TRATAMENTO DE MULHERES PORTADORAS DE LOMBALGIA.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.