Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Método Pilates é um treinamento simultâneo onde o corpo a mente e o sistema respiratório estão trabalhando juntos e dedica-se a explorar o potencial de mudança do corpo humano. (Rodrigues, 2009. Reyneke, 2009)

Cabe ressaltar que o Pilates é um programa de treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade.

Baseia-se na combinação de arte e ciência, que tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, sistema único de exercícios de alongamento e fortalecimento, que trabalha em sequências de movimentos controlados e precisos (APARÍCIO, 2005).

Linha do Tempo: Studio de PilatesMétodo-Pilates-10

No ano de 1923 Joseph criou o seu primeiro Studio de Pilates em Nova York.

Com a morte de Joseph no ano de 1967 sua esposa Clara passou a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna da década de 50.

No entanto, o método só tomou mais reconhecimento a partir dos anos de 1970 com a abertura do Stúdio de Ron Fletcher que também foi aluno de Joseph. Clara ficou tão fascinada com o trabalho de Ron que lhe deu permissão para difundir o nome e o trabalho de “Pilates”.

Junto com Carola Trier, Fletcher trouxe inúmeras inovações e avanços para o trabalho de “Pilates”.

Em 1991, foi criado o primeiro Studio brasileiro de Pilates. A grande responsável por tal empreendimento foi Alice Becker Denovaro.

Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Coreografia pelo Califórnia Institute of The Arts, Los Angeles, Alice trouxe da Califórnia o primeiro Reformer, tornando-se a pioneira do Método Pilates no Brasil.

Ela introduziu o Pilates na área clínica em Salvador, através do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas – HUPES da UFBA. Além disso, como professora de Pilates do Balé Teatro Castro Alves, Alice adquiriu papel fundamental na preparação dos profissionais dessa companhia.

A partir daí vários outros profissionais da dança que tiveram contato com o método através dos alunos de Joseph no exterior foram expandindo o método pelo Brasil, trazido para São Paulo por Ruth Rachou e mais tarde em 1994 por Maria Cristina Rossi Abrami.

Melhora da Qualidade de VidaMétodo-Pilates-9

Com o aumento das necessidades de melhoras de saúde e qualidade de vida faz crescer o número de adeptos aos exercícios em todas as faixas etárias e populações.

Atualmente, são comuns academias e centros que visam à promoção da saúde oferecendo diferentes programas de atividades físicas para as mais distintas populações. Nota-se que o Pilates está presente cada vez mais na vida da população (ARTAL e WISWELL, 1999).

Pesquisas recentes mostram que o Pilates está em plena expansão.

Segundo dados da Sporting Goods Manufacturers Association (Associação de Fabricantes de Produtos Esportivos), só nos Estados Unidos, o número de praticantes de Pilates aumentou 471% entre 2000 e 2008.

No Brasil não existem dados precisos sobre o número de praticantes do método Pilates e nem da quantidade de Estúdios, já que o mesmo pode estar vinculado em academias de ginásticas, clínicas de reabilitação ou somente o Estúdio.

Segundo a ACAD, Associação Brasileira de Academias existem 33.157 academias em todo o Brasil com cerca de 8 milhões de alunos, de acordo com o levantamento realizado em 2014. O Brasil é o segundo país em número de academias, perdendo apenas para os Estados Unidos, o maior do setor na América Latina.

O segmento de Academias de Ginástica e Condicionamento Físico passa por um período de alta contínua há anos (de 15 mil academias em 2010 para mais de 30 mil em 2014).

Isso acontece por vários motivos, mas principalmente devido a uma mudança de comportamento do brasileiro. Se antes a atividade física era quase que exclusividade de entusiastas da boa forma, hoje questões como qualidade de vida, saúde e bem-estar levam um público cada vez mais diversificado para as academias.

Pesquisa sobre Método PilatesMétodo-Pilates-8

Na perspectiva do aumento no número de adepto ao Pilates, no ano de 2013 buscou-se conhecer como encontrava-se o nível de conhecimento sobre o método entre as pessoas da cidade de Riachão do Jacuípe a fim de avaliar a viabilidade comercial da montagem de mais um estúdio, visto que há crescido o número de estúdio de Pilates na região.

A cidade de Riachão do Jacuípe encontrava-se com um número de seis academias e três estúdios de Pilates, o que nos mostra que o método vem sendo difundido na cidade, apesar das academias estarem há mais tempo. A média de praticantes de academias na cidade no período da pesquisa era de 800 pessoas.

A finalidade do estudo foi demostrar como encontra a percepção da população de Riachão do Jacuípe a respeito do método Pilates.

Tratou-se de uma pesquisa de campo que tem uma abordagem quantitativa.

Foram entrevistadas 100 pessoas residentes no município de Riachão do Jacuípe com a faixa etária de 20 a 60 anos a fim de verificar o nível de conhecimento dos moradores em relação ao Método Pilates.

O questionário apresentou um total de 6 questões, 3 questões subjetivas e 3 objetivas referentes ao método Pilates que foram indagadas pelas pesquisadoras durante dois sábados a pessoas de diferentes graus de escolaridade na feira livre e comércios da cidade de Riachão do Jacuípe abordando os comerciantes, feirantes e clientes.

O referido município está situado no Estado da Bahia, possui extensão territorial de 1.199,20 km² encontra-se há 190 km de Salvador, apresenta uma população segundo o censo de 2010 de 32.507 habitantes.

Em relação à quantidade de pessoas que já ouviram falar no Pilates 78% dos entrevistados responderam que sim, 20% responderam que nunca ouviram e 2% não quiseram responder. Desses, boa parte tinha o segundo grau completo.

Tabela 1
Método-Pilates-1
Tabela 2

Das 78 pessoas que já ouviu falar do Pilates 14% já praticaram o Método, enquanto 86% nunca o fizeram.Método-Pilates-2
Tabela 3

Das 67 pessoas que nunca fizeram Pilates 64 % tem vontade de fazer e 36 % não tem vontade de fazer.Método-Pilates-3

O presente trabalho também fez algumas perguntas abertas a população.

Aos que nunca fizeram o Pilates: por que nunca o fez?

Aos que fizeram e parou: por que parou?

As respostas estão apresentadas nas tabelas.

Método-Pilates-4

Das 67 pessoas que nunca fizeram o Pilates 26 não responderam o porquê nunca fizeram por não conhecer o método.

11 pessoas disseram que nunca fizeram por falta de tempo, 17 entrevistados responderam que era por falta de interesse e 13 falaram que era por questões financeiras.

Método-Pilates-5

Das 11 pessoas que fizeram o Pilates, 6 pararam de fazer e dessas, 4 responderam que o motivo foi falta de tempo, 1 por questão financeira e 1 pessoa porque relaxou.

Método-Pilates-6

Das 78 pessoas que já ouviram falar no Pilates:

  • 16 acreditam que o Método é um tipo de exercício físico
  • 28 pessoas acreditam que o Pilates é bom/ótimo para a saúde
  • 12 entrevistados responderam que o Pilates é uma técnica de massagem e de relaxamento
  • 7 responderam outras alternativas
  • 15 não souberam responder

Concluindo…Método-Pilates-7

Observa-se com esses resultados que a população da cidade de Riachão do Jacuípe conhece muito pouco ainda sobre o método Pilates, tanto na prática quanto em conhecimento teórico.

Dentre muitas opções podemos destacar uma nova forma de exercitar-se, que promete trazer benefícios diversos para o corpo humano: o Método Pilates.

Apesar da considerável aceitação, ainda existe uma carência de estudos em referência aos seus benefícios sobre a saúde, no entanto, algumas considerações relevantes já podem ser evidenciadas, demonstrando efeitos positivos.

Diante dos dados obtidos considerou-se a viabilidade da implantação de mais um estúdio de Pilates na cidade de Riachão do Jacuípe.

Da mesma forma que cabe um trabalho de divulgação e orientação às pessoas de várias faixas etárias e graus de escolaridade sobre os benefícios do método para que assim possa aumentar ainda mais o número de adeptos.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.