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A Dança – ainda muito jovem em relação a outras profissões – têm avançado na busca pela produção de conhecimento e na incorporação desses resultados no processo de construção e aperfeiçoamento do corpo do bailarino.

O debate em torno dos pressupostos teóricos e filosóficos para o desenvolvimento relevante da prática e da pesquisa em Dança, tem sido encorajado a fim de definir sua identidade e entender a cultura da profissão.

Segundo Bolsanello, (2015), a história de amor entre o método Pilates e a Dança tem seu começo na década de 1930.

Em Nova York a bailarina e coreógrafa de Dança moderna Martha Graham, enviava seus alunos para o Estúdio de Joseph Pilates visando aperfeiçoar sua performance em cena.

Assim também fizeram vários outros grandes nomes da Dança na época confirmando a contribuição do Método Pilates no desempenho profissional de bailarinos e também como meio de prevenção e reabilitação.

A primeira geração de professores de Pilates, que trabalharam ou foram alunos de Joseph Pilates, eram profissionais da Dança, como Eve Gentry, Ron Fletcher, Carola Trier, Kathy Grant, Lolita San Miguel, Jay Grimes e Romana Kryzanowska.

Estudos Científicos do Método Pilates em Relação à DançaMétodo-Pilates-e-Dança

No Brasil a ampliação de conhecimento científico relacionado ao Método Pilates tem levado diferentes áreas a realizar estudos e pesquisas que estão sendo desenvolvidas por considerarem a importância de tal análise como recurso para legitimar e registrar o avanço desse processo.

Deste modo os estudos e pesquisas sobre os indicadores científicos são fatores fundamentais para o desabrochar de reflexões em torno das práticas da área da Dança e como consequência repercutir na melhoria das possibilidades de atuação do campo deste profissional.

São eleitos caminhos que nos orientem a conquistar nosso objetivo principal de analisar a produção científica relacionada a Dança e ao Método Pilates e seus resultados em relação ao desenvolvimento da performance do bailarino.

Conhecer profundamente a técnica e especializar-se nela, e aprender com seu corpo, com suas sensações, percepções e limites, esta é também uma forma de aprimoramento corporal, gestual e comportamental do ser humano.

A razão do Método Pilates exigir a presença da técnica. Conhecer e vivenciar de maneira mais adequada o corpo, com arte, com qualidade, de forma ética na busca de uma essência estética demanda a utilização correta da técnica.

O Método Pilates, devido a semelhança dos movimentos da dança, tornou-se popular nesta classe como também um complemento as aulas de dança a medida que descobriu-se que pode atuar como uma maneira de prevenção de lesões e forma de condicionamento físico do dançarino, segundo pode-se constatar em alguns dados bibliográficos coletados.

Segundo Santos et. al.  (2013), ao avaliar a influência da prática do Pilates na resposta corporal de uma população de bailarinas executando movimentos selecionados do Balé Clássico, concluiu que o Pilates, através da consciência corporal, promove a melhoria da técnica e o desenvolvimento de capacidades expressivas, assim o bailarino desenvolve um trabalho corporal cujo fim é a maximização de suas habilidades artísticas.

Existe uma grande conexão entre os princípios do Pilates e os elementos da dança clássica, mas poucos artigos se propuseram a avaliar biomecanicamente como esta interação ocorre nos corpos das bailarinas.

Amorin et. al. (2011), avaliaram a influência de um programa de treino Pilates na força muscular e treino de bailarinos estudantes e concluiu que o Método induz alterações positivas ao nível da força muscular e flexibilidade.

McMillan (1998), comprovou os benefícios do Método Pilates em relação a melhora da postura dinâmica em bailarinos, especialmente na parte superior do tronco.

Kish (1998), confirmou a relevância da técnica em relação a melhora postural através de um equilíbrio muscular, promovendo o fortalecimento e a flexibilidade.

Um desenvolvimento mais equilibrado dos flexores do quadril (íleo psoas) e dos músculos isquiotibiais com respeito ao estímulo dos fatores força e flexibilidade, como também o desenvolvimento dos músculos abdominais são fatores que contribuem para a prevenção de lesões em bailarinos.

Alteração do Método Pilates segundo os EldersMétodo-Pilates-e-Dança-3

O Método Pilates tem sofrido modificações durante os anos, muitos dos seus alunos, conhecidos como a “primeira geração de descendentes” começaram a abrir seus próprios estúdios na década de 60.

Alguns mantiveram-se fiéis aos ensinamentos de Joseph Pilates, como Romana Kryzanowska, enquanto outros modificaram os exercícios originais acrescentando outras técnicas e modificando o objetivo de alguns dos exercícios combinando os princípios que receberam do mestre com seus próprios conhecimentos, entre eles:  Carrolla Trier; Ron Fletcher; Kathy Stanford-Grant; Eve Gentry e Bruce King (PANELLI e DE MARCO, 2004).

Romana Kryzanowska, segundo seus próprios depoimentos, fornecidos durante os cursos de certificação, afirma que dedicou sua vida ao ensinamento do Método Pilates da forma mais original possível honrando a integridade da técnica desenvolvida pelo criador Joseph Pilates.

A denominação “Clássico” existe atualmente para diferenciar instrutores que aplicam o Método na sua forma mais autêntica possível preservando os exercícios da forma como foram criados.

O princípio da Fluência é o maior diferencial de quem pratica o Método clássico.

Joseph Pilates, segundo Kryzanowska em depoimentos pessoais nos cursos de certificação em Pilates, reforçou a importância das transições ininterruptas dos movimentos e da sessão iniciar e seguir um fluxo sem parada de um exercício para outro com ritmo constante e precisão até o final da aula.

Ou seja, Pilates é movimento contínuo, como uma peça de dança coreografada tem um início e só para o movimento no fim da sessão.

Para atingir o princípio da Fluidez com maior eficiência é necessário que o aluno esteja concentrado no exercício à medida que evolui na prática, para que possa memorizar os exercícios e desta forma aumentar a sua eficiência e rapidez de execução no mesmo intervalo de tempo, estimulando muito mais o sistema cardiovascular, mas ainda são necessárias comprovações científicas sobre a sua influência no condicionamento físico.

Método Pilates introduzido no BrasilMétodo-Pilates-e-Dança-2

Introduzido no Brasil na última década, gradativamente este Método passou a ser desenvolvido e conhecido pelos brasileiros.

Porém como ocorre com todo novo método terapêutico ou de prevenção para a saúde, o desenvolvimento indiscriminado do Método Pilates, ocorreu tanto nas mãos de profissionais sérios e competentes, como por profissionais que, não passaram por um rigoroso treinamento nem por um prolongado curso de formação em centros especializados.

Assim a técnica tem perdido o importante “princípio da fluência, tornando-se um método de exercícios executados com exagerada lentidão e precisão, similar a métodos fisioterapêuticos tradicionais perdendo assim o estímulo aeróbico.

Muitos instrutores até sugerem que sejam feitas atividades aeróbicas para complementar a atividade do Pilates alegando que a técnica não desenvolve suficiente estímulo cardiovascular.

“O Método Pilates é um trabalho de condicionamento físico, especialmente para a musculatura de suporte e sustentação (músculos profundos: os abdominais, o assoalho pélvico etc. e os grandes dorsais” (DENOVARO, 2012:98).

Apesar do número de artigos, teses e dissertações sobre o Pilates ter crescido muito nos últimos anos, o Método Pilates Clássico é pouco estudado de forma científica a acadêmica desta forma necessitando ser publicadas pesquisas que comprovam a eficiência da técnica.

A primeira publicação científica no Brasil utilizando a abordagem clássica do Método que se tem notícia, foi publicada em 2004 (PANELLI), e a maioria dos estudos examinados são feitos com pessoas que aplicam o Método “modificado” ou “contemporâneo” como é também designado.

Concluindo…Método-Pilates-e-Dança-4

Atualmente alguns centros de estudo e ensino do Método Pilates Clássico no mundo, procuram preservar e divulgar a integridade da técnica na sua forma mais original com respeito ao seu criador, como também acreditando na sua eficiência.

Para os que adotam a metodologia considerada “modificada”, o principal argumento em favor das alterações na técnica original é que o Método Pilates foi criado há muitos anos e desta forma necessita ser atualizado, modificado ou modernizado.

Entretanto nota-se que não é explicitado nos artigos consultados a diferenciação entre a técnica “moderna” e a “clássica”, fato este que dificulta ainda mais manter a integridade dos exercícios originais.

Porém para quem estuda o Método original, a técnica é muito bem estruturada, a ordem de execução dos exercícios prova que um grupo muscular é estimulado em um movimento e no próximo é feita a compensação deste grupo de músculos de forma tão harmônica que podemos inferir que o Método Pilates Clássico não necessita de muitos retoques.

Mesmo com todas as evidências históricas do Método Pilates e sua relevância para o profissional de Dança, ainda hoje a sua identidade é motivo de discussões judiciais, o que acarretam ações infindáveis e danos  morais incalculáveis, ao invés da preocupação maior em torno da qualidade de aplicação da Técnica, este sim sendo um assunto de grande relevância e preocupação no momento.

 

Referências Bibliográficas
  • http://www.scielo.br/pdf/rbep/v5n1/2237-2660-rbep-5-01-00101.pdf
  • http://docplayer.com.br/14620789-A-producao-de-conhecimento-em-fisioterapia-analise-de-periodicos-nacionais-1996-a-2009.html
  • http://classicalpilatesbr.blogspot.com.br/2015/06/o-metodo-pilates-e-um-treino-vigoroso.html
  • blogpilates.com.br/pilates-condicionamento-fisico/


























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