Junte-se a mais de 200.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O famoso método de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates, além de desenvolver o equilíbrio do corpo, traz muitos outros benefícios para a saúde. Com quase 100 anos de história, o Pilates está cada vez mais conquistando espaço em clínicas e academias. Isso porque, suas técnicas, além de ajudar a manter a forma e melhorar a qualidade de vida, também auxiliam no tratamento e prevenção de doenças. 

Para aprender mais sobre os benefícios do Pilates para a saúde, continue lendo!

Benefícios do Pilates para problemas de coluna e postura

Um dos principais benefícios do Pilates para a saúde é ajudar na correção da má postura. Uma boa postura é importante e influencia não somente na estética, mas em toda a estrutura do corpo.

O Pilates possui muitos exercícios que fortalecem os músculos das costas e a coluna. Além de ajudar a melhorar a postura, alivia as dores decorrentes de problemas na coluna.

Nesse caso o Pilates ajuda a fortalecer os músculos mais profundos que são responsáveis pelo alinhamento das vértebras e articulações da coluna.

Por isso, a prática do Pilates pode prevenir ou auxiliar no tratamento de doenças como: espondilólise e hérnia de disco.

Benefícios do Pilates para o tratamento e prevenção de lesões musculares

Ao fortalecer os músculos essenciais acaba influenciando no corpo todo. Ele age melhorando a resistência e a força dos músculos, evitando assim possíveis lesões musculares.

Esse método beneficia diversos públicos, como jovens, idosos, atletas e grávidas. Para os jovens, melhora o condicionamento físico e para as grávidas traz mais conforto. Além de aliviar as dores em pessoas idosas e atletas que praticam esportes.

Benefícios do Pilates para doenças mentais

E não podemos deixar de destacar os benefícios do Pilates para a mente. Isso porque a prática dos exercícios ajuda a prevenir doenças mentais e neurológicas, além de aliviar sintomas de doenças como Síndrome de Parkinson.

A saúde do corpo físico está diretamente ligada à mente e por isso, quando o Pilates trabalha postura, equilíbrio e musculatura, por exemplo, ajuda a prevenir e amenizar sintomas destas doenças.

Outras doenças que podem ter seus sintomas amenizados pela prática do Pilates são: efeitos colaterais de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Alzheimer, paralisia cerebral, entre outras.

Benefícios do Pilates para o tratamento e prevenção de endometriose

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) em outros órgãos como trompas, ovários, intestinos e bexiga. E isso causa muito desconforto à mulher.

Os sintomas da endometriose podem vir a ser bem comuns, sendo confundidos com infecção urinária entre outros. Por isso, é aconselhável procurar um laboratório completo e especializado para o diagnóstico definitivo da doença.

Em alguns casos, é preciso até cirurgia para a remoção do endométrio. No entanto, a prática do Pilates pode beneficiar mulheres com endometriose.

A prática do método libera endorfina, responsável pelo bem estar e alívios do estresse, um dos principais responsáveis por agravar sintomas da endometriose.

Além disso,  a prática dos exercícios reduz os níveis de estrogênio, o principal hormônio responsável pelo aumento do endométrio. Além de muitos outros benefícios como: relaxamento da musculatura pélvica, fortalecimento do sistema imunológico e alívio de dores musculares.

Benefícios do Pilates para doenças reumáticas

As doenças reumáticas ou reumatismo podem causar danos nas articulações,  ossos e músculos. Nesse caso, os benefícios do Pilates para o tratamento e prevenção de doenças reumáticas são muitos.

No entanto, a maioria ocorre porque a prática do método auxilia no ganho de força, massa muscular e flexibilidade das articulações. Os exercícios nutrem as articulações e ajudam a diminuir os incômodos e dores.

Entre as doenças reumáticas que podem ser prevenidas ou amenizadas com a prática do Pilates estão: artrite reumatóide, artrose, osteoporose, tendinite, bursite, lúpus,  fibromialgia , entre outras.

Benefícios do Pilates para o tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares

Como ajuda a fortalecer os músculos e melhora o condicionamento físico, certamente beneficiará na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Afinal, a prática constante do método ajuda a trabalhar o corpo todo, dando equilíbrio ao corpo e a mente. Como reduz o estresse e trabalha todo o corpo, ajuda a prevenir e tratar doenças do coração.

Conclusão

Não é segredo que o Pilates é um exercícios completo quando se trata de benefícios. Do corpo até a mente ele trabalha para melhorar a qualidade de vida em todos os âmbitos.

Por isso, o uso do Pilates no tratamento e prevenção de doenças é tão comum: ele é capaz de atingir o corpo por inteiro.

Com tanto benefícios o Pilates nos gera, que tal começar a praticar? Deixe seu comentário, conte como foi sua experiência.