Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

*Este conteúdo é científico e pode ser utilizado para pesquisas*

Pilates é um treinamento completo de condicionamento físico que trabalha a harmonia entre corpo e mente através de exercícios que estimulam o fortalecimento global, postura e flexibilidade por meio de seis pilares principais durante a sua execução: concentração, controle, fluidez, precisão, respiração e centralização.

Mas você sabia que ele é também muito indicado para alunos portadores de necessidades especiais? Isso mesmo! Como sempre falamos aqui no Blog Pilates, o Método pode ser aplicado a inúmeros perfis. Desde o público infantil até a melhor idade se beneficiam com os resultados deste treinamento único.

Desta forma, o Pilates Kids na inclusão se torna um ótimo artifício de atividade física segura e de baixo impacto para as crianças com Síndrome de Down. Quer saber mais? Então continue lendo esta matéria e confira como trabalhar a modalidade!

O que é a Síndrome de Down?

A Síndrome de Down (SD) é o excesso de material genético proveniente do cromossomo 21. Seus portadores apresentam três cromossomos 21, ao invés de dois.  Suas principais características estão correlacionadas a:

  • Hipotonia muscular que se apresenta com a fraqueza muscular;
  • Hiperflexibilidade articular devido a frouxidão ligamentar;
  • Baixa estatura;
  • Macroglossia que é o crescimento anormal da língua, fazendo com que ela alcance um tamanho maior que a cavidade bucal. Isso reflete principalmente em dificuldades respiratórias e pode proporcionar também prejuízos na função de fonação, sucção e/ou deglutição;
  • Face achatada;
  • Deficiência mental;
  • Postura anteriorizada com antepulsão de ombro e semiflexão de tronco, pés planos;
  • Falta de atenção;
  • E estudos apontam que cerca de 50% das crianças com Síndrome de Down apresentam Escoliose.

Por se tratar de uma alteração na formação genética do bebê, a Síndrome de Down não tem cura. Entretanto, uma boa educação, estimulação de práticas saudáveis e dedicação desde cedo a suas limitações, fazem com que o portador desenvolva ao máximo seu potencial e se torne mais independente, principalmente nos afazeres diários.

 Pilates Kids na inclusão desde a infância

Sabemos que a atividade física desde a infância contribui positivamente para o desenvolvimento e crescimento saudável dos indivíduos, estes com deficiências ou não. 

Em especial, o Pilates Kids na inclusão de portadores de Síndrome de Down consegue por meio de treinamentos específicos, resultados benéficos relacionados à sua deficiência, e se praticados desde a infância, contribuem também para sua maior independência no futuro.

Além disso, o Pilates Kids na inclusão contribui para o desenvolvimento deste público nos aspectos motores, afetivos, sociais, cognitivos e sensoriais.

Por meio da prática do Pilates, a criança com SD pode apresentar diversos resultados positivos, como:

Diminuição na Hipotonia: deficiência presente em todo portador, mas que varia sua intensidade de indivíduo para indivíduo. Em geral, práticas de atividades físicas que aumentem o tônus muscular e força são importantes para estes portadores desde cedo.

Respiração: o Pilates também melhora a capacidade respiratória através da mecânica utilizada em sua prática. O portador desenvolverá a inspiração e expiração de forma profunda durante a execução dos movimentos, o que aumentam o volume de ar nos pulmões, melhoram a função dessa ventilação e a troca gasosa.

Postura: a prática do Pilates estimula correção postural e aumenta a consciência corporal e equilíbrio. Por meio de exercícios específicos para sua necessidade, o Pilates auxilia nesse alinhamento postural a fim de evitar compensações e o aparecimento de dores. Especificamente para a Escoliose, o Pilates contém inúmeros exercícios nos aparelhos e no solo que contribuem para a melhora dessa curvatura e fortalece os músculos estabilizadores.

Concentração: a falta de atenção é um fator presente com este público. Os exercícios dos Pilates exigem uma maior concentração para sua prática, o que estimula um maior controle e precisão para suas ações. Habilidades estas que tem reflexo até mesmo no seu dia a dia.

Onde encontro o Pilates Kids na inclusão?

O Pilates Kids na inclusão deve ser atuado por profissionais do movimento de Fisioterapia, Terapia Ocupacional ou Educação Física, capacitados no segmento. Estes aplicam essa metodologia de forma personalizada nos estúdios convencionais, com exercícios de MAT Pilates, nos aparelhos ou até mesmo em pequenos grupos.

O Pilates Kids também é uma ótima atividade extracurricular para se desenvolver nas Escolas. Neste perfil, a prática é desenvolvida em grandes grupos. Aplica-se principalmente exercícios ou combinações lúdicas e de cooperação. Estas atividades contribuem para o bom desenvolvimento e ritmo das aulas.

Realizar a inclusão não deve ser confundido com super proteção. O indivíduo com Síndrome de Down deve ser incluído em todas as atividades e brincadeiras propostas, mesmo que necessite da ajuda do Instrutor ou colegas, mas precisa aos poucos ganhar autonomia diante dos desafios.

O Pilates na infância desenvolve com essas crianças a socialização, o respeito entre os indivíduos e suas diferenças. 

O convívio com outras pessoas é muito importante para estes portadores, afinal, ambos aprendem princípios e valores para a vida através da atividade física.

Exercícios de Pilates Kids para alunos com Síndrome de Down

O Pilates Kids na inclusão proporciona um leque vasto de exercícios que contribuem para um melhor desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas na infância. 

Para elaborar um treinamento específico é necessária uma avaliação minuciosa, caso a caso. Porém, consigo recomendar aqui alguns exemplos de exercícios para cadeia cruzada anterior e posterior, bem como alguns alongamentos que contribuem na fase de crescimento infantil.

1. The Saw

the-saw-pilates-para-criancas

Sentado em cima dos ísquios, afastar as pernas ao máximo, pés flex, braços afastados e estendidos na linha dos ombros com coluna ereta. 

Realizar a rotação de tronco e inclinação na direção de uma das pernas, levando a mão na direção do pé.

2. The Side Bend

Na lateral, mantenha um dos braços com apoio da mão no solo, alinhado com o ombro, e outro braço estendido contra o corpo. Quadril elevado na lateral, com o apoio do pé ao solo, posicionando uma prancha lateral. 

Com o braço no quadril vire a cabeça e aproxime o queixo ao ombro, abaixando o quadril levemente ao chão. Segue a execução elevando o braço estendido para a linha do ouvido, subindo também o quadril, com olhar à frente.

3. The Spine Twist

The-Spine-Twist-pilates-kids

Sentado sobre os ísquios, pernas unidas, braços estendidos em abdução de ombros, alinhados ao tronco. 

Realizar a rotação de tronco e cabeça ao máximo possível de forma alternada.

 4. The One Leg Stretch

Em decúbito dorsal, manter tronco e membros bem apoiados ao solo. 

Ao realizar uma leve flexão de tronco, pressionar um dos joelhos contra o peito. Continuar a execução de forma alternada.

Conclusão

Por meio do Pilates Kids na inclusão espera-se que essas crianças tenham condições de descobrirem suas potencialidades corporais e cognitivas, a fim de se tornarem participativos em uma sociedade.

A prática de atividades físicas com o público infantil é primordial para seu desenvolvimento, e com portadores da Síndrome de Down são cruciais para sua independência no futuro.

Familiares e seguidores encaminhem este texto para seus amigos. É Instrutor de Pilates? Faça parte deste Universo você também. Conheça agora meu Curso Online de Pilates Kids e transforme seu atendimento!

 

 

Referências Bibliográficas:

REIS FF, MOTA JS, VITOR WM, COLAÇO GC, MIRALHA K. A importância da atividade física para portadores da Síndrome de Down. Revista Digital Buenos Aires, 2014. Acesso em 03/11/2020. Disponível em: <https://efdesportes.com/>.

ANDRADE VG, SOUSA FJF. A importância da Educação física para crianças portadoras da Síndrome de Down. UNIFACVEST. 2018. Acesso em 03/11/2020. Disponível em: <https://unifacvest.edu.br/>.

Pilates & Miller. A obra completa de Joseph Pilates. Return to Life Contrology na Your Health. Phorte editora. 2010.