Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Como se sabe, as dores de coluna são muito frequentes em nosso dia a dia. Isso pode ocorrer por conta de uma postura ruim, ou até mesmo por um peso mal distribuído. Os exercícios de Pilates nas cervicalgias ajudam a amenizar essas dores de uma maneira segura e correta. 

Existem diversas patologias relacionadas à coluna, sendo que a mais comum é a dor na cervical. Você sofre com queixas ou conhece pessoas que tenham dores nessa região? Caso responda sim às perguntas anteriores, continue a leitura que vou te dar algumas dicas e orientações para minimizar os desconfortos.

Antes de te passar o passo a passo sobre os movimentos de Pilates nas cervicalgias, vamos saber um pouco sobre o que como surgem as dores nas cervicais? Boa leitura!

O que são cervicalgias?

As dores cervicais são caracterizadas por uma rigidez nas algias na região posterior do pescoço e podem ser erradicadas para os ombros, acometendo os músculos trapézio, supra espinhoso, rombóide e escaleno.

Todos esses músculos são de extrema importância, além de serem responsáveis pela mobilidade do pescoço e também pelo suporte de peso. Dessa forma, a prática do Pilates nas cervicalgias se faz importante, já que muitas vezes essa carga pode ser exagerada e assim ocorrer um acúmulo de tensão na região.

Essa dor pode ser leve, moderada e até mais grave, podendo gerar uma desordem muscular e levar a um comprometimento de alguma vértebra ou raiz nervosa.

Isso é constante e pode acarretar uma limitação do movimento, prejudicando até a execução de suas tarefas diárias.

Causas da cervicalgia

  • Acidente de trânsito ou queda – pode ser resultado do estiramento dos ligamentos e músculos;
  • Degeneração do disco;
  • Hérnia de disco cervical;
  • Disfunções da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM);
  • Estresse emocional;
  • Tumor;
  • Infecções;
  • Inflamações;
  • Trauma ou Compressão Contínua;
  • Intermitente da raiz nervosa.

Como as dores podem ser aliviadas com exercícios de Pilates nas cervicais?

Todo e qualquer exercício de Pilates nas cervicais tem que ser bem elaborado e orientado ao aluno, pois desta forma ele realizará o movimento de maneira correta e coerente.

Como se sabe, o Power House tem que ser bem ativado para que, desta forma, consigamos dar o devido suporte e tonificação dos músculos da nossa coluna e assim promover um movimento com mais qualidade e flexibilidade dos movimentos.

Vale ressaltar que temos que identificar a limitação do movimento do aluno, para que ele realize os exercícios adequados. 

Dessa forma, antes do início das sessões é interessante fazer alguns alongamentos para dar relaxamento na musculatura que está sendo trabalhada.

Para aliviar os músculos, é necessário que trabalhemos tanto no solo, quanto nos aparelhos e com usos de acessórios. Assim promovemos um certo grau de alívio ao paciente e até mesmo a liberação das musculaturas.

7 exercícios de Pilates para as cervicais

1. Spine StretchSpine stretch

Objetivos: Trabalhar a segmentação da coluna em uma base de apoio reduzida, mantendo o Power House ativado enquanto a região extensora da coluna é alongada, e alongar a cadeia posterior dos membros inferiores e flexores dorsais do tornozelo.

2. The Saw The saw - Pilates nas cervicalgias

Objetivos: Auxiliar no ganho de flexibilidade da musculatura dos isquiotibiais e adutores dos quadris, manter o crescimento axial, onde os músculos paravertebrais entram em ação e são bastante requisitados nessa posição.

Trabalhar os músculos profundos, oblíquos internos e externos, e auxiliar na estabilização da pelve e na manutenção do apoio sobre os dois ísquios, solicitando a ativação do quadrado lombar.

3. The Hundred The hundred - Pilates nas cervicalgias

Objetivos: Trabalhar a coordenação motora de membros superiores e melhorar a capacidade respiratória.

4. Fortalecimento de grande dorsalFortalecimento de grande dorsal-Pilates nas cervicalgias (1)

Objetivos: Fortalecer os abdutores e extensores horizontais do ombro, rotadores superiores e adutores das escápulas.

5. Fortalecimento para manguito rotadorFortalecimento para manguito rotado

Objetivos: Fortalecimento do ombro para prevenção de lesões na região.

6. Estabilização EscapularEstabilização escapular

Objetivos: Fortalecimento adutores do ombro e rotadores inferiores da escápula.

7. Mobilização e estabilização escapular7.Mobilização e estabilização escapular

Objetivos: Fortalecer os estabilizadores da cintura escapular e mobilizar a coluna torácica.

Conclusão

Visto que muitas pessoas sofrem com dores na coluna é necessário que a busca incessante por melhorar tanto a algia quanto o movimento seja de extrema importância para o dia a dia. 

Saliento que a prática regular do Pilates nas cervicalgias é fundamental e assim irá promover uma qualidade na execução do exercício e manterá o fortalecimento.

O Método é um grande aliado para todos que sofrem com dores cervicais, seja ela por trauma ou muscular. Não deixe que a sua dor se agrave, vamos já começar a tratar e beneficiar os nossos músculos.

E você já atende clientes com dores na cervical, ou pior, que já se agradaram para uma escoliose? 

Para te ajudar com essa questão, o Grupo VOLL oferece gratuitamente, o e-book sobre Pilates para escoliose. Com ele, você vai aprimorar seus conhecimentos a respeito de um dos temas mais importantes e que sempre tem procura em Studios de Pilates.

Ficou interessado? Clique aqui e tenha acesso exclusivo!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.