Hoje em dia, cresceu consideravelmente o número de pessoas que procuram o Pilates para lombalgia. Isso se deve ao fato de que muitos indivíduos vêm sofrendo com dores na coluna, seja ela por origem postural, esmagamento e até mesmo por traumas. Aí vem a grande pergunta: por que isso ocorre com tanta frequência?
Você saberia me informar de fato o porquê desse aumento acentuado? Como sabemos, estamos em um momento muito complicado em que o uso de computadores e smartphones teve um crescimento acima do normal, e isso é devido ao trabalho por home office, especialmente no período pós-pandemia.
Claro que esse não é o fator primordial para que pessoas tenham dores em sua coluna, isso também está relacionado a forma que ficamos sentados erroneamente ou no momento em que estamos em pé e jogamos peso excessivo em uma ou outra perna por tempo exagerado.
Outro fator de grande importância é a forma que carregamos e levamos objetos de um lado para o outro. Por isso, existem muitas maneiras para sofrermos uma lesão, seja ela de origem traumática ou postural.
Não existe uma faixa etária específica para se ter uma lombalgia, já que essa patologia pode ocorrer tanto em idosos quanto em indivíduos mais jovens como crianças e adolescentes.
É importante salientar que, quando a lombalgia não é tratada de forma certa, ela pode gerar outras complicações e até mesmo problemas mais sérios na coluna.
Afinal de contas, o Pilates para lombalgia pode ser uma grande saída no alívio dos desconfortos e no tratamento das dores. Para quem não sabe, essa metodologia trabalha não só na reabilitação mas também na parte mental, ou seja, irá proporcionar uma melhora do corpo e mente como um todo.
Continue a leitura para entender suas principais causas e a importância do Método Pilates no tratamento da lombalgia. Vamos lá?
Lombalgia
O que vem a ser a dor lombar e, de que fato, ela pode afetar o seu dia a dia? A dor lombar ou lombalgia nada mais é do uma inflamação na musculatura lombar que em alguns casos pode gerar desconfortos nas vértebras.
Normalmente as dores lombares vão afetar indivíduos de todas as faixas etárias, sejam elas jovens, adultos ou idosos. Como sabemos, esta patologia pode causar incômodos em cerca de 90% da população mundial.
Para se ter uma ideia, as dores lombares podem apresentar origens variadas tais como:
- Má postura;
- Esforço excessivo;
- Algias musculares na região lombar;
- Lesão por estresse ou sobrecarga.
Em muitos casos, a maioria das pessoas que sofrem com dores podem ser de origem inflamatória ou traumas. Além disso, as algias lombares apresentam dor local ou irradiada para as pernas, isso tudo irá depender do grau e do tipo da lesão, gerando formigamentos, dormências e até mesmo dificuldades de movimento na área afetada.
Tipos de Lombalgias
De certa forma, as dores são classificadas como Dores Agudas ou Dores Crônicas, sendo que cada uma delas vai gerar um certo grau de desconforto e dificuldade em realizar movimentos. Mas afinal, existe diferença entre Lombalgia Aguda e Lombalgia Crônica? Confira a seguir!
Lombalgia Aguda
É o tipo de dor caracterizada por uma duração menor, ou seja, esse tempo de desconforto vai durar em torno de 4 a 6 semanas. Muitas vezes as dores lombares agudas vão acontecer de forma repentina como um estiramento muscular que pode causar uma dor intensa no local.
Lombalgia Crônica
É caracterizada por um período maior de dor, ou seja, será mais intensa e com duração que vai de 3 meses a mais. Podemos dizer então que, neste caso, a maioria das pessoas podem apresentar uma dificuldade em desempenhar suas tarefas habituais.
Como se sabe, as causas das lombalgias são bem diversas e podemos destacar as seguintes:
- Má postura;
- Excesso de peso;
- Estresse excessivo;
- Tensões;
- Sedentarismo;
- Quedas e traumas;
- Praticar exercícios de forma inadequada;
- Não ter condicionamento físico adequado para realizar atividades físicas;
- Osteoporose;
- Obesidade;
- Uso excessivo de cigarros;
- Desgastes;
- Desvios posturais.
A importância do Pilates para Lombalgia
O primeiro ponto que temos que saber é o que devemos fazer para minimizar as dores e a importância da prática para se obter uma melhora no quadro álgico.
Você sabia que além dos medicamentos para diminuir a inflamação, é necessário a busca regular de exercícios físicos e um dos Métodos mais indicados para a lombalgia é o Pilates?
Essa metodologia de exercícios irá proporcionar um alívio das algias, favorecer o seu corpo para realizar os movimentos desejados de forma mais segura e fortalecer todas as cadeias musculares.
Como se sabe, o Pilates não visa só o trabalho do corpo e sim associa a parte mental, fazendo com que cada indivíduo tenha que pensar naquilo que precisa ser executado.
Dessa forma, o Pilates usa como princípio a respiração e o músculo do abdômen, sendo os responsáveis para que nossa coluna não sofra com possíveis lesões e até mesmo evitar as já existentes.
Além desses conjuntos, temos que estabilizar a região do glúteo para que possamos equilibrar todo o conjunto e assim trabalhar o corpo uniformemente.
Portanto, posso garantir a você que os benefícios do Pilates para lombalgia são inúmeros, como:
- Ganho de estabilidade da coluna;
- Melhora na realização dos movimentos;
- Melhora da postura;
- Aumento da força muscular;
- Aumento da flexibilidade;
- Melhora no condicionamento físico;
- Equilíbrio entre corpo e mente;
- Melhora o humor;
- Alivia o estresse;
- Melhora a autoestima;
- Melhora o bem-estar;
- Tonifica a musculatura;
- Aumenta a resistência física;
- Melhora a respiração;
- Melhora a qualidade do sono;
- Aumenta a disposição no dia a dia.
Conclusão
É fato que a nossa coluna precisa sempre de cuidados, pois recebe cargas além do normal. Por isso, trabalhar o corpo todo é fundamental para que nenhuma região fique sobrecarregada, especialmente a lombar. E como forma de combater os desconfortos, o Pilates para lombalgia é um grande aliado na redução dos incômodos, atuando de forma promissora na dor.
Dessa forma, a prática regular de exercícios físicos é importante para que nossa coluna e a mente sejam trabalhadas em conjunto, minimizando as possíveis algias e promovendo uma melhora significativa na qualidade de vida e no bem-estar.
Saiba como avaliar corretamente e realizar o tratamento para mobilidade da coluna com a especialista do Grupo VOLL, Gabriela Zaparoli através de um curso completo, com direito a certificado e acesso ilimitado por 2 anos.
Quer aprender mais sobre o tema? Então clique aqui e garanta a sua vaga hoje mesmo!