Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O momento agora é propício para fazer um levantamento geral do seu Studio de Pilates para, então, traçar um planejamento de negócios.

Afinal, somente estipulando novas ações é possível aperfeiçoar a empresa, tornando o empreendimento referência na área.

Para ajudá-lo, separamos abaixo algumas dicas que irão facilitar esse processo.

Acompanhe os 10 passos e garanta a elaboração de um planejamento efetivo e simples, que vai gerar ótimos resultados para o seu Studio de Pilates. Veja só:

1) Realize uma Avaliação EmpresarialPlanejamento-de-Negócios

Antes de elaborar um planejamento de negócios, é fundamental realizar um balanço geral da empresa.

Analise tanto aspectos relacionados às finanças, como também à retenção e à fidelização de clientes.

Faça uma avaliação honesta e saiba de antemão como o negócio se saiu nesse ano que termina.

Verifique, por exemplo, se as metas foram cumpridas, como foi a performance dos colaboradores, se as estratégias definidas surtiram efeito e vários outros pontos que interferem no resultado geral da organização.

A partir desse levantamento, será possível saber se o studio está no caminho certo e quais devem ser as próximas ações.

2) Estude o Mercado e a ConcorrênciaPlanejamento-de-Negócios

Outro aspecto essencial é verificar como o mercado fechou o ano.

Nesse caso, analise os concorrentes e descubra quais deles conseguiram expandir o negócio e quais estão por um fio, quase indo à falência.

Depois, tente estabelecer quais são os fatores responsáveis pelo sucesso e fracasso de cada studio.

Não esqueça ainda de pesquisar sobre a situação geral do segmento — se durante o ano de 2017 houve um aumento da demanda, por exemplo.

Com tais informações, você conseguirá entender melhor o segmento de Pilates e a expectativa para o próximo ano.

Isso facilitará a elaboração de um planejamento de negócios compatível com sua realidade.

3) Identifique os pontos Fortes e Fracos do NegócioPlanejamento-de-Negócios

A identificação das suas limitações e também dos pontos diferenciados da sua empresa ajudará a traçar estratégias próprias que vão fortalecer sua marca.

Essas informações podem ser obtidas por meio da Análise SWOT — sigla que corresponde a Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Por meio dessa análise, é possível saber o quão competitiva sua empresa está e, claro, quais devem ser os pontos que precisam de mais atenção e investimento.

4) Defina as Metas de Planejamento de NegóciosPlanejamento-de-Negócios

A curto, médio e longo prazo: determinar as metas do seu studio é um dos itens principais durante o planejamento de negócios.

A dica fundamental aqui é estipular não só aspectos relacionados à rentabilidade do negócio.

Mas, adquirir novos equipamentos, conquistar novos clientes, mudar o espaço e fazer novas parcerias são apenas algumas das sugestões.

Entretanto, não esqueça de traçar objetivos alcançáveis, pois, metas surreais têm um efeito extremamente negativo.

Elas criam a falsa impressão de que o negócio não está bem e que os objetivos jamais serão conquistados. Portanto, seja realista no momento de defini-las.

5) Crie possíveis cenáriosPlanejamento-de-Negócios

Administrar um negócio quando a situação está favorável é fácil.

Os problemas surgem quando as finanças começam a ficar no vermelho e a verba parece não ser o suficiente.

Nesse caso, a empresa enfrenta uma série de obstáculos, tendo grande dificuldade para se reerguer-se.

Para não ser pego de surpresa, o ideal é elaborar possíveis cenários, criando uma solução para cada um deles. Não deixe a situação ficar complicada para então tentar solucioná-la.

Seja prevenido e tenha um plano sólido para todo tipo de situação, desde aquelas mais prováveis até as mais caóticas.

6) Estipule um OrçamentoPlanejamento-de-Negócios

Não há dúvidas que para aperfeiçoar o studio como um todo é preciso de investimento, certo?

Contudo, antes de fazer qualquer plano que envolva questões relacionadas à verba, você precisa conhecer bem o fluxo do caixa e determinar um orçamento realista.

Afinal, a saúde financeira da empresa precisa estar em um bom estado, para que não comprometa as demais áreas.

Portanto, o primeiro passo nesse quesito é determinar possíveis valores para 2018, tanto em relação às despesas quanto de receitas, além do capital de giro.

Aí, sim, será possível estipular o valor que será investido e em quais áreas.

7) Invista em Cursos de AprimoramentoPlanejamento-de-Negócios

Os profissionais de sucesso têm uma característica em comum: atualizam-se o tempo todo para conseguir manter-se competitivo no mercado e apresentar um serviço de qualidade.

Por isso, é fundamental buscar sempre por alternativas que ampliam o seu conhecimento na área, deixando-o a par da novas tendências desse universo.

Procure, portanto, por cursos de especialização, eventos específicos da área e palestras, que são capazes de aumentar sua experiência, tornando-o um expert no assunto.

Lembre-se que investir em si próprio é sempre uma das melhores estratégias.

8) Elabore um Plano de MarketingPlanejamento-de-Negócios

Não basta ter um espaço diferenciado e oferecer um serviço de excelência, mas não tornar o negócio conhecido no mercado.

Sabe aquela expressão popular que diz que “só é lembrado quem é visto”?

Pois bem, essa afirmativa faz pleno sentido também no mundo dos negócios.

Por isso, é fundamental criar ações de marketing, que são responsáveis pela divulgação da marca, trabalhando a imagem da empresa na região e elaborando campanhas que alavancam o negócio como um todo.

9) Avalie as Questões OperacionaisPlanejamento-de-Negócios

Para ter êxito no negócio, tenha cuidado redobrado com as questões operacionais, que nada mais são do que as partes práticas do negócio.

Quadro de colaboradores, instalações e aparelhos são apenas alguns dos itens que precisam de atenção para garantir a manutenção da empresa.

Fato é que uma boa estratégia operacional contribui para o desenvolvimento do negócio, proporcionando uma logística concreta e equilibrada, que facilitará a implementação do plano empresarial.

10) Estabeleça Métricas e IndicadoresPlanejamento-de-Negócios

Concorda que, para saber se o planejamento estipulado tem efeitos positivos, é necessário criar uma forma de avaliação?

Afinal, sem parâmetros ou métricas dificilmente você conseguirá mensurar o resultado do trabalho. É nesse contexto que determinar métricas e indicadores do serviço torna-se importante.

Com elas, é possível entender o que está funcionando no studio e o que precisa ser mudado.

De forma geral, as métricas e indicadores de desempenho ajudam a criar estratégias compatíveis e alinhadas com o modelo do seu negócio.

Concluindo…Planejamento-de-Negócios

Pode apostar: o planejamento de negócios é item indispensável para qualquer tipo de organização, sendo a ferramenta ideal para traçar um caminho de sucesso para o seu Studio de Pilates.

E para realizá-lo adequadamente, basta conhecer bem o seu empreendimento e, claro, ter paciência e ser comprometido.

Agora é sua vez! O que achou do conteúdo? Esclareceu suas dúvidas?

Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.