Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Associar terapias é a melhor forma de beneficiar seu paciente. Há diversas opções e combinações possíveis. Agulhamento seco, técnicas manuais de liberação miofascial, eletroterapia e ventosaterapia são alguns exemplos que o fisioterapeuta pode utilizar para potencializar os resultados do seu aluno no Pilates.

Se você ainda não conhece a técnica, tenho certeza que já ouviu falar do nadador americano Michael Phelps que, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, apareceu marcado nas costas com círculos arroxeados – e chamou atenção do mundo todo. phelps - ventosaterapia

No início foi visto como algo agressivo e até assustador, mas depois foi explicado que eram ventosas utilizadas para recuperação muscular de um atleta de altíssimo nível.

Nesta matéria, vamos falar sobre o recurso da ventosaterapia, muito pedida pelos pacientes – aquele relaxamento muscular extremamente necessário na nossa rotina. Boa leitura!

O que é ventosaterapia?

A ventosaterapia é uma técnica da medicina alternativa e tradicional chinesa milenar que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico no local de dor ou tensão do paciente, com o intuito de analgesia e relaxamento

Ela cria um vácuo que suga o tecido subcutâneo e a pele para dentro do copo, aumentando a circulação sanguínea e oxigenação local, promovendo também cicatrização dos tecidos e redução de inflamações já instaladas, assim como atua na prevenção do aparecimento de lesões, principalmente musculares.

A aplicação consiste em forma individual, através da avaliação do fisioterapeuta e das queixas do paciente. O método não é comprovado cientificamente, mas os relatos pós-sessão são sempre positivos, com alívio dos sintomas de forma imediata.

Costumo não ultrapassar de 20 a 30 minutos o tempo total do atendimento, pois entendo que a pele é um tecido sensível e não queremos causar nenhuma lesão nela – como o surgimento de bolhas. 

Cada pessoa vai reagir de uma forma diferente: algumas ficam marcadas por dias, em outras logo o hematoma desaparece. 

A cor arroxeada que permanece também é variável de indivíduo para indivíduo – vai depender do grau de tensão local, da quantidade de sucção que foi necessária ser usada e o tempo de aplicação.

As contraindicações da ventosaterapia

As contraindicações são relativamente poucas: flebite, fraturas, lesões abertas de pele e varizes. As ventosas podem ser aplicadas em gestantes, porém deve haver restrição quanto aplicar na região abdominal. Pode ser considerado um procedimento seguro de ser realizado, pois não é invasivo.

Costumo pedir aos meus pacientes que tenham cuidado com a exposição solar nos dias em que o hematoma permanecer e para manter a hidratação da pele com cremes e também com a ingestão de água. 

Em relação ao banho no dia, peço que a água não seja extremamente quente, mas que não há problema em deixá-la escorrer pelo local da aplicação, porque também irá ajudar no relaxamento.

Para aqueles alunos que necessitam de uma liberação miofascial mais profunda, sempre indico a ventosaterapia deslizante. Consiste na aplicação de apenas um copo de acrílico com a utilização de creme hidratante ou óleo corporal no local. É feita a sucção e o fisioterapeuta desliza a ventosa pela pele. 

Apesar de ser um procedimento de certa forma doloroso, é extremamente relaxante. A marca que permanece é diferente da ventosa estática: ela fica semelhante a um processo alérgico – pequenos pontinhos avermelhados e espalhados, nos locais em que foi passado o copinho de acrílico (ou vidro – dependendo da preferência do profissional).

Quais são os cuidados durante a sessão?

É papel do fisioterapeuta indicar qual das duas maneiras – estática ou deslizante – é melhor para o seu paciente. Mas ressalto aqui a importância de uma boa explicação do pós-procedimento. 

Lembre-se que permanecem marcas no local, então o aluno tem que estar ciente dos cuidados e que não tenha problema em expô-las (sempre pergunto se o paciente tem algum evento próximo e que os arroxeados iriam atrapalhar caso aparecesse).

Sabendo de tudo o que foi exposto até aqui, você já conseguiu pensar em algum paciente seu que teria indicação de ventosaterapia

Pense naquele que vive uma rotina conturbada, sempre em tensão e precisa de um relaxamento, possui uma dor específica e necessita de uma liberação local ou também para quem é muito ansioso. Em todos esses casos, a ventosaterapia é indicada. 

O paciente atleta, que sempre precisa de uma recuperação muscular pós-partida, é indicado da mesma maneira. No Pilates trabalhamos sim o relaxamento através dos alongamentos e mobilidade, mas podemos associar o estímulo da ventosa como um potencializador de resultados.

E então, fazer a sessão antes ou após a aula? Vai depender da sua intenção: se o paciente já chegar extremamente tensionado/dolorido, acho interessante aplicar as ventosas antes, para que depois ele consiga executar os movimentos de forma mais precisa durante a aula. 

Mas se o intuito for de relaxamento, sugiro depois. 

O aluno fará a aula com exercícios que exijam força e estabilidade, então irá tensionar – mesmo que de forma correta, e será extremamente prazeroso a ele um relaxamento depois.

Personalize sua sessão: tenha um diferencial ao realizar o atendimento.

Aromaterapia, luzes relaxantes e música ambiente são dicas que podem fazer aquele momento ser ainda melhor. Lembre-se de aquecer o ambiente e proporcionar conforto ao seu cliente. Costumo usar toalhas brancas na maca e uma mantinha para cobrir.

Você pode oferecer um plano combinado de Pilates + ventosaterapia, em que o aluno tem suas aulas na frequência semanal escolhida e uma ou duas sessões da terapia pós-aula. 

O benefício aqui é em dobro, seu paciente tem todos as vantagens dos dois Métodos associados e você tem o lucro garantido dessa combinação.

Conclusão

A demanda diária exige muito do nosso corpo e mente. O estresse e ansiedade são distúrbios cada vez mais presentes na rotina de todos e por isso devemos oferecer sempre saídas aos nossos alunos, para que isso não interfira no seu tratamento. 

Então pense fora da caixa!

A ventosaterapia é um método simples, de baixo custo, com diversas opções de cursos sem riscos, que não exigem muito tempo na sua agenda e proporciona inúmeros benefícios ao seu paciente. 


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.