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Bungee Workout – Um Salto para os Estúdios de Pilates

Bungee Workout – Um Salto para os Estúdios de Pilates
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Imagine saltar, dançar, eliminar calorias, ganhar forca e resistência simplesmente preso por um elástico? Imaginou? Você ainda vai ouvir falar sobre o Bungee Workout!

Essa é a mais nova tendência da área fitness e adaptada a recursos em estúdios de Pilates.

O que é o Bungee?

Esse esporte se originou em rituais ancestrais, com pessoas que saltavam de lugares altos com apenas um elástico preso. O bungee original desenvolvido em academias foi criado por Joe S. em Bangkok, na Tailândia.

No Brasil foi desenvolvida como metodologia de treinamento para estúdios de Pilates.

“As pessoas amam. É uma nova experiência, um treino de verdade. Elas adoram sentir a dor muscular e suar muito durante a aula. Mas, mais do que tudo, elas sentem que vêm para brincar e não para fazer um exercício chato”, conta Joey S.

No Bungee Workout temos um acessório chamado Cadeirinha que é onde fixamos a região da cintura e das pernas e nos permite diversos movimentos de saltos coreografados, abrangendo um grande número de exercícios de contrações concêntricas e excêntricas em saltos assistidos e resistidos.

Existem tamanhos correspondentes dos elásticos de acordo com o peso corporal do cliente, podendo ser fixado em posições distintas, como parede ou fixação no teto. Isso ainda nos proporciona uma opção de exercícios.

O acessório diminui o impacto nas articulações, podendo ser um opção para alunos que tem problemas nos membros inferiores e buscam o emagrecimento.

Podendo ser usado por todas as pessoas, até para reabilitação, existem algumas restrições. Elas são:

  • Gestantes – Pela posição fixada da Cadeirinha
  • Clientes com Dores Crônicas
  • Artrite
  • Labirintite
  • Processos Inflamatórios em Nível Agudo
  • Condições Pós-Operatórios

Sempre aconselhável usar o nosso bom senso como profissional da área e analisar se nosso cliente está apto para tal atividade, se ela encaixa no objetivo dele, se ele gosta da atividade.

Benefícios do Bungee Workout

Essa modalidade pode ser incluída em aulas de Pilates e Pilates Suspenso ou até mesmo Artes Circenses. Pode ser praticado ao ar livre e aulas em academias com diversos elásticos também, por crianças, adultos e grupos especiais.

Os benefícios são muito mais do que apenas uma atividade inovadora, o Bungee pode ser utilizado em treinamentos de alta intensidade favorecendo o emagrecimento e ganho do condicionamento cardiorrespiratório, podendo melhorar o desempenho de atletas profissionais e amadores. Isso porque a habilidade do salto vertical é muito importante em esportes.

O uso do Bungee também permite uma gama de exercícios que desenvolvem a resistência física, flexibilidade, força, agilidade, equilíbrio.

Sendo utilizado em treinos de alta intensidade obtemos a melhora dos níveis de pressão arterial, níveis de colesterol, manutenção da massa magra e conseqüentemente a melhora da nossa saúde cardiovascular. É uma aposta muito grande para quem quer emagrecer, mas isso vai depender do tipo de treino e intensidade.

Quanto à perda calórica, tudo depende de como cada pessoa realiza o treino. “Eu tenho um cliente na Espanha que usou um relógio inteligente durante uma aula de Bungee e notou que correu 7 km.”, relembra Joey S.

Fui pioneira na atividade na cidade de Rio das Ostras – RJ, onde também iniciei com as aulas de Pilates Suspenso e Funcional. Agora estou desenvolvendo esse projeto no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. Mesmo sendo uma cidade grande, observei que existem poucos locais com o método ainda.

Concluindo…

Se você gosta de novos desafios, essa é uma excelente ferramenta para manutenção de qualidade de vida e saúde, além de ser um poderoso ícone de chamariz para seu espaço.

Caso você deseja apenas empreender na área, busque sempre métodos inovadores e atividades que chamem a atenção de novos clientes e parceiros. O Bungee não e uma moda, ele veio para ficar!

Procure sempre um estúdio ou profissional que tenha o curso de formação e seja atento ao tipo de treinamento dele. Mostre as suas dificuldades e com certeza você ira superar os seus medos.

Esse é o meu desafio para você, leitor. Experimente diversas formas de treinamentos, há atividades para todos os gostos. Salte, relaxe, sorria e seja feliz, afinal esse é sempre o nosso maior objetivo.

Se você já vivenciou uma experiência com o Bungee, já praticou alguma aula, deixe nos seus comentários abaixo. Conta pra gente!

Written by Daniella Ramos

Daniella Ramos

Prof Daniella Silva Ramos
Educadora Fisica
- Pós-graduada em Biomecânica e Fisiologia do Exercício pela Unesa
- Proprietária do Studio Daniella Ramos Pilates & Saúde
- Formação no Método Pilates pelo Instituto Santa Monica - Uruguai
- Formação Pilates Institute - Mat e aparelhos
- Formação em Mat Clássico, Contemporanêo e Terapêutico Alves Pilates
- Formação em Neopilates e Neobungee
- Formação Core 360 - Treinamento Funcional Fase 1 e 2
- Formação em Acroyoga - Método Acrobrasil

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