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Pilates: um aliado nos cuidados à saúde da mulher

Pilates: um aliado nos cuidados à saúde da mulher
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Não é novidade para quem trabalha com Pilates, que os praticantes do Método, majoritariamente são mulheres. Essa prática, caiu no gosto delas, desde quando Joseph atuava, principalmente das bailarinas. Motivo disso, é principalmente a preocupação com a saúde da mulher.

Há uma preocupação com as condições de saúde na sociedade mais recente na história mundial, e apesar dos homens praticarem atividades físicas inicialmente, as mulheres sempre tinham tarefas na rotina do lar, e constantes, quando gerava os filhos. E a ligação entre exercício e saúde da mulher, foi estudada após a mudança no estilo de vida para o sedentarismo consequência da urbanização e industrialização.

Saúde é o estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital, pode ser sinônimo de bem-estar.

Mudanças de vida das mulheres no Brasil

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Em dados recentes no IBGE, podemos observar as mudanças no panorama feminino no Brasil, onde as mulheres são maioria da população, passaram a viver mais, têm tido menos filhos, ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho e, atualmente, são responsáveis pelo sustento de 37,3% das famílias.

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada pelo IBGE em 2013, indicam que viviam no Brasil 103,5 milhões de mulheres, o equivalente a 51,4% da população.

Na década de 80, cada mulher tinha em média 4 filhos, e agora é de um a dois filhos, o que pode variar em função dos inúmeros processos sociais em que as mulheres estão inseridas como: urbanização; modernização da sociedade em seus aspectos culturais, econômicos e sociais; difusão de meios anticonceptivos; oscilações da renda familiar; mudanças dos padrões de consumo.

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As mulheres também estão esperando mais tempo antes de terem filhos. A maior diferença aparece no grupo das jovens adultas entre 25 e 29 anos. Nesta faixa etária, no ano 2000, 69,2% das mulheres tinham filhos e em 2010 esta proporção caiu para 60,1%.

Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2013 também mostram maior escolarização das mulheres. De um total de 173,1 milhões de pessoas com mais de 10 anos de idade, 9 milhões de mulheres possuem mais de 15 anos de instrução, contra 6,5 milhões de homens.

Vamos observar a mulher na atualidade:

  • Escolaridade elevada (conhecimentos sobre saúde adquiridos);
  • Escolha do melhor momento e condição para gerar filhos (gestações programadas e bem assistidas);
  • Reduzida a quantidade de filhos (mais tempo para se dedicar ao autocuidado);
  • Inserção no mercado de trabalho (condições mais sedentárias);
  • Ideais de beleza feminina (fisicamente mais magras seriam sinônimo de saúde e beleza).

 

A saúde da mulher

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As mulheres ganharam direitos importantes, se destacaram, e tem preocupações diferentes, onde são inseridas na luta contra o tempo, que envelhece todos nós.

A maturidade e o envelhecimento são considerados não apenas como processos individuais, mas também como parte do processo de vida do ser humano. As mudanças incluem perdas físicas, cognitivas e sociais que fazem emergir novas emoções e sentimentos com os quais o indivíduo terá de lidar nessa fase da vida. Entendemos que há também ganhos emocionais e cognitivos.

De toda forma, o que desejamos ressaltar é que o ser humano é único e singular e, portanto, sua vivência e sua história também são únicas e particulares, dentro do contexto amplo de sua história social.

Considerando o indivíduo que envelhece – em particular a mulher – numa época que se volta para valores efêmeros de consumo, produtividade e um padrão estético da juventude, quais seriam as suas possibilidades de continuidade e permanência nesse momento de perdas graduais e sucessivas?

O Método Pilates, com todos seus benefícios, combate o envelhecimento, constitui uma atividade que trabalha, músculos e neurônios. Como as mulheres ficaram mais exigentes com elas mesmas, analisam as atividades, e para escolher, elas vão eleger a que oferecer mais vantagens.

Benefícios do Pilates para a saúde da mulher: vantagem todos aspectos

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Acompanho através de avaliações periódicas, a evolução física das alunas que atendo há oito anos, podendo afirmar que o Pilates muda o corpo de forma surpreendente. Quando o objetivo da aluna, é estético, há busca pelo emagrecimento, enrijecimento e definição muscular e para trabalhar cada objetivo, é necessária uma programação de aulas que priorize a meta estabelecida.

Emagrecimento, exige séries mais longas da mesma musculatura, cargas menores e exigência contínua da utilização do Power House, recrutando a quebra das células de gordura que serão utilizadas como energia na musculatura, e a respiração fornecendo oxigênio constantemente, auxiliará na redução das dores musculares pós treino, mantendo a velocidade constante nos movimentos, suaves e harmoniosos, sem pausas entre os exercícios, trabalhando grandes grupos musculares e o mínimo de pausas possível.

Definição muscular e enrijecimento da musculatura são alcançados com cargas moderadas, séries entre 8 e 10 repetições, que possam ser mantidas durante toda a aula. O Método Pilates já promove essas mudanças, e é possível que esses objetivos caminhem juntos inclusive, pois o fortalecimento das fibras no sentido paralelo, é obtido pela contração excêntrica utilizada nos exercícios.

Portanto, mantendo os princípios, conseguimos em uma aula, utilizar energia da gordura corporal e ganhar força, forma e elasticidade na musculatura. Quando observamos perda de peso e ganho de massa muscular: a reavaliação das pregas cutâneas está menor e a circunferência está maior; Manutenção do peso corporal, leve perda ou ganho, que deve ser estudado caso a caso.

Desequilíbrios musculares também podem ser facilmente resolvidos com exercícios específicos no Pilates. A melhora da postura das alunas é um aspecto muito elogiado, pois, ao melhorar o alinhamento corporal, aparentemente, parecemos mais magras, confiantes e isso eleva a auto estima. Postura correta e natural, circunferências menores ou maiores, músculos saudáveis, definidos, fortes e elásticos, o que mais podemos querer para nossas alunas? 

Os aspectos funcionais

Nossas articulações, foram criadas para funcionar como dobradiças eficientes, permitir que diversos movimentos sejam executados na rotina. Quando surgem os desafios patológicos e/ou funções da vida diária são dificultadas pelo nosso corpo, leva a escolha criativa de fazer as mesmas coisas, de forma diferente. Doenças e o envelhecimento, são responsáveis pela maioria das limitações que são impostas ao nosso corpo.

Trabalhando os músculos no Pilates, temos um grande salto na retomada de funções perdidas por algum motivo. É possível reconhecer a evolução e nossas alunas relatam como realizar a atividade trouxe benefícios externos, ganhos desacreditados.

Isso por que, melhorando os músculos, as articulações ganham amplitude e diminui as limitações, transferindo a aprendizagem adquirida no Studio, para as atividades da vida diária.

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Aspectos sociais

Ao participar das aulas de Pilates, nossas alunas tem a oportunidade de conhecer pessoas novas, conviver, trocar experiências, sair do ambiente doméstico ou laboral, dedicar uma hora para cuidar de si. A interação com o instrutor (a) estreitada pelo decorrer das aulas, estimula o sentimento de confiança, no trabalho que está realizando.

É impossível fugir da convivência das pessoas, por isso vivemos em sociedade, e estar entre outras pessoas, alegra, nos faz observar, escolher onde somos melhor recebidos. Somos seres naturalmente sociáveis, buscamos o melhor para nós: sempre!

Aspectos neurológicos

Princípios do Método como Controle, Precisão, Concentração e Fluidez, exigem que o cérebro converta seus esforços para a execução correta e segura de cada exercício, e essa exigência é uma “hipertrofia” para os neurônios. O caminho das sinapses é acelerado quando reconhecemos que a tarefa foi executada corretamente e precisa ser treinada então.

Coordenar Power House e respiração já é uma tarefa de alta complexidade para alguns adeptos, mas quanto maior a exigência, melhor nosso cérebro ficará! O estimulo neurológico é o trabalho mental exigido nas aulas.

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 Aspectos emocionais

Consideremos as perdas vivenciadas no processo de envelhecimento, as transformações sofridas nesse percurso, a impossibilidade de realização da mulher de meia-idade, mediante a maternidade (perene referência cultural para sua identificação) e, também, a concepção de que o corpo é o mediador entre a mente e o mundo, meio pelo qual se reconhece e se identifica o sujeito.

Manter-se no corpo jovem e saudável, mantem as mulheres com alto nível de valorização pessoal. Entre os conflitos da mente, onde há mulheres que combatem fortemente o envelhecimento, o Pilates pisa no freio de certas perdas e proporciona um ambiente que há um profissional preocupado e dedicado, gerando a sensação de que está recebendo cuidados especiais, o que pode ser um elemento motivador.

Mostrar o quanto é possível evoluir dentro do Método, quantas mudanças foram alcançadas, como é possível ser saudável mantendo as funções desempenhadas ao longo de anos, como o cérebro pode aprender coisas novas, quantas dores são reduzidas e tantos outros benefícios para serem observados.

Concluindo…

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Ficou claro o quanto o Pilates é um aliado importante da saúde da mulher? Como visto ele pode cuidar de diversos aspectos necessários para um bom envelhecimento, vida saudável, além de benefícios para a mente.

O Método Pilates é o queridinho das mulheres, cuida do corpo e da mente, uma combinação perfeita para melhorar e manter a saúde da mulher!

Written by Luciana Casemiro Ramos

Luciana Casemiro Ramos

Licenciatura Plena em Educação Física - Unesp Bauru - 2007
Bacharelado em Fisioterapia - Fib - Bauru - 2010
Cursos de Pilates Solo e Aparelhos desde 2008
Curso de Pilates aplicado as Patologias da Coluna Vertebral - Metacorpus - 2011
Proprietária de 2 Studios e Coordenadora da Terceira Unidade
Instrutora Voll desde 2015
Pós Graduanda em Fisiologia do Exercicio, emagrecimento e nutrição esportiva

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